O Crescimento do Reino de Deus

O crescimento do reino de Deus foi anunciado por Jesus Cristo de forma muito clara durante seu ministério. As parábolas de Jesus, por exemplo, falam explicitamente sobre essa verdade gloriosa, sendo que algumas delas tratam especificamente sobre o desenvolvimento e crescimento do reino de Deus através da propagação do Evangelho.

Duas das parábolas de Jesus que falam sobre o crescimento do reino de Deus são: (1) A Parábola do Grão de Mostarda; (2) A Parábola do Fermento.

  • Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical.Conheça aqui! (Vagas Limitadas)

O impressionante crescimento do reino de Deus

Na Parábola do Grão de Mostarda o Senhor Jesus fala especialmente sobre o impressionante crescimento do reino de Deus. Ele compara esse crescimento à semente de mostarda. A semente de mostarda é realmente muito pequena. Os estudiosos dizem que essa semente era uma das menores, se não a menor semente conhecida pelos povos antigos.

Os habitantes da Palestina tinham grande contato com essa semente. Então os ouvintes de Jesus estavam completamente habituados ao processo de crescimento que Jesus se referiu em sua parábola. Jesus diz que essa semente é a menor de toda a terra. Essa declaração não deve ser entendida como expressando uma verdade absoluta sobre o assunto, mas simplesmente uma verdade proverbial que tem por objetivo contrastar a pequenez da semente com o tamanho do arbusto que nasce dela.

Esse exemplo se encaixa perfeitamente num paralelo do crescimento do reino de Deus. Quando usou esse exemplo, o reino de Deus anunciado por Cristo parecia ser insignificante. Naquele contexto Jesus era um homem conhecido por ser filho de um carpinteiro. Ele era seguido por um pequeno grupo formado majoritariamente por simples galileus. Seu ministério itinerante era amparado principalmente por mulheres. Como seria possível que a mensagem anunciada por Ele fosse propagada em todas as partes do mundo?

Além disso, tão logo o Império Romano começou a perseguir os seguidores de Cristo. Então como esse reino de Deus que começou de forma tão modesta poderia resistir ao maior império do mundo? Aos olhos humanos o crescimento do reino de Deus não fazia qualquer sentido. Mas a semente germinou e um grande arbusto cresceu; Roma caiu, mas o crescimento do reino de Deus continua avançando.

Receber Estudos da Bíblia

A ação invisível do reino de Deus

Em certos sentidos a ação e o crescimento do reino de Deus pode até parecer invisível. Mas isso não significa que ele não esteja agindo e avançando neste mundo. Jesus falou exatamente sobre esse aspecto na Parábola do Fermento. Essa parábola trata do crescimento interior do reino de Deus.

Na mistura de uma massa muitas vezes uma pequena quantidade de fermento é imperceptível. Mas o fermento está ali, penetrando, agindo e impactando a massa inteira. Assim também ocorre com o reino de Deus. Ainda que alguns julguem a sua ação como sendo insignificante, o crescimento interior do reino de Deus continua.

Esse crescimento pode ser invisível aos olhos de muitos, mas ele culmina em resultados visíveis e grandiosos, como o grande arbusto que tem origem na pequena e insignificante semente da mostarda. Seja em sua forma visível, seja em sua forma invisível, o crescimento do reino de Deus continuará até alcançar toda sua plenitude no glorioso dia da vinda de Jesus Cristo.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico