Um Cristão Pode Ser Possuído Por Demônios?

Um cristão não pode ser possuído por demônios. Apesar de a Bíblia dizer que é possível que pessoas sejam possuídas por demônios, muitas passagens bíblicas não deixam dúvidas de que um verdadeiro crente não fica endemoninhado.

A possessão demoníaca ocorre quando um espírito imundo entra numa pessoa e controla em certo grau o seu corpo e sua vontade. Essa simples definição já esclarece o principal motivo pelo qual um cristão não pode ficar endemoninhado. Um demônio jamais poderá se empossar de um crente verdadeiro e habitar nele, pois isso seria uma contradição tremenda com a doutrina da obra do Espírito Santo na vida do redimido.

Como a Bíblia diz que um crente não fica endemoninhado?

Todo o principio bíblico que revela o plano de redenção da parte de Deus indica que aqueles que são verdadeiramente salvos não podem ficar possuídos por demônios. Algumas passagens são muito claras nesse sentido.

O apóstolo João escreve: “Filhinhos, vocês são de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo” (1 João 4:4). O mesmo apóstolo ainda escreve que todo aquele que é nascido de Deu não é escravo do pecado. Isso porque o próprio Filho de Deus protege os salvos, e não permite que o maligno toque neles (1 João 5:18).

O apóstolo Paulo também escreve que o mal não tem domínio sobre aqueles que estão debaixo da graça (Romanos 6:14). Além disso, a Palavra de Deus diz que os crentes verdadeiros são templos do Espírito Santo; são moradas de Deus (1 Coríntios 3:16). Quando um pecador é regenerado pelo poder do Espírito de Deus e convertido a Cristo, o próprio Cristo habita nele através da pessoa do Espírito Santo. Paulo escreve: “Já não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20).

A habitação do Espírito Santo na vida do crente é a garantia das bênçãos da redenção; é o selo garantidor de que a obra transformadora que ressuscita o pecador de sua morte espiritual e lhe dá vida plena em Deus, é irreversível (Efésios 4:30). Portanto, uma vez que o Espírito Santo habita no crente os demônios não podem possuí-lo.

O cristão sofre ataques de demônios

Mas isso não significa que os crentes verdadeiros não sofrem ataques malignos durante suas vidas. Na verdade constantemente os cristãos são atacados pelas forças das trevas. A Bíblia deixa claro que há uma batalha espiritual travada e que o crente deve resistir às ações malignas pelo poder de Deus (Efésios 6:10-20).

Então Satanás e seus demônios podem tentar oprimir o crente e buscar influenciar seus pensamentos com estratégias que visam fazê-lo desagradar a Deus. Mas a Bíblia aconselha os fieis a se sujeitar a Deus e resistir ao diabo, e ele fugirá (Tiago 4:7). A Bíblia promete que a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guarda o coração e a mente do crente em Cristo Jesus (Filipenses 4:7).

Receber Estudos da Bíblia

E os casos de “crentes” possuídos por demônios?

Algumas pessoas argumentam que já presenciaram na prática certos crentes ficando possuídos por demônios. Quanto a isso, o que devemos ter em mente é que são as Escrituras que constituem doutrina, e não as experiências pessoais. E as Escrituras não registram nenhum caso de uma pessoa fiel a Deus sendo possuída por demônios.

Então como explicar esses casos? Em casos assim, obviamente a pessoa possuída por demônios não era genuinamente salva em Jesus Cristo. Aqui devemos se lembrar de que na Igreja visível há dois tipos de pessoas: há os crentes verdadeiros; e há os crentes nominais. Esses últimos não possuem a fé genuína e salvadora em Jesus Cristo, mas apenas uma fé falsa e vazia amparada numa mera confissão histórica. Esses dois tipos de crentes, no entanto, muitas vezes podem até ser parecidos. A Parábola do Trigo e do Joio é muito esclarecedora nesse sentido (Mateus 13:24-30; 36-43).

Além do mais, quando um demônio é expulso de uma pessoa que estava possuída, mas essa pessoa não se converte verdadeiramente a Cristo, sua situação só tende a piorar. Jesus explica essa verdade comparando a vida de um homem a uma casa vazia. Então Ele diz que não apenas aquele demônio que havia sido expulso volta, como também traz consigo outros sete espíritos malignos piores do que ele. Como resultado disso, o último estado da pessoa possuída fica ainda pior do que o primeiro (Mateus 12:43-45).

Mas como foi dito, a boa notícia é a que a vida do redimido não é como uma casa vazia; na verdade ela é habitada pelo Espírito Santo de Deus. O apóstolo Pedro diz que o crente é propriedade exclusiva de Deus (1 Pedro 2:9). Portanto, um verdadeiro cristão não pode ser possuído por demônios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close