Por Que o Diabo Anda ao Derredor Como Leão Que Ruge?

Quando a Bíblia diz que o diabo anda ao derredor como leão que ruge buscando a quem possa tragar, isso significa que Satanás é um perigo adversário contra quem o crente não pode vacilar. Assim como o leão que fica a espreita de sua presa, o diabo também fica a espreita das pessoas procurando uma ocasião para atacar.

Mas as Escrituras ensinam que a realidade das forças das trevas não deve ser motivo de pavor para o povo de Deus. Com relação a Satanás, o crente deve ser vigilante, não temeroso. O diabo anda ao derredor, bramando como um leão, mas o crente verdadeiro possui a proteção adequada para resisti-lo: a armadura de Deus (Efésios 6:11-18).

O diabo anda ao derredor, como leão que ruge

É o apóstolo Pedro quem adverte: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda ao derredor, bramando como um leão, procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5:8). Perceba que antes de falar sobre a periculosidade da ação do diabo, o apóstolo diz que os crentes devem ser sóbrios e vigilantes.

Seu objetivo é mostrar aos fieis que eles enfrentam dois tipos de ameaças: a ameaça interna e a ameaça externa. Por isso ele recomenda a sobriedade, isto é, o autocontrole para que os crentes possam combater suas próprias disposições internas que são contrárias à vontade do Senhor.

No que diz respeito às ameaças externas, o apóstolo recomenda a vigilância. O crente deve estar atendo contra os ataques das forças do mal. Em seguida, ele explica que quem está por trás desses ataques é o diabo; um inimigo perigoso que acompanha os crentes de perto. Como um leão que ruge, ele busca uma oportunidade para atacar.

Pedro escreveu essas palavras sob a inspiração do Espírito Santo. Contudo, em sua própria vida pessoal, Pedro sabia muito bem da importância desse conselho. Ele mesmo escutou do próprio Senhor Jesus sobre como Satanás queria tragá-lo: “Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortaleça teus irmãos (Lucas 22:31,32).

A figura do leão buscando sua caça é muito apropriada para descrever a ação do inimigo das nossas almas. Inclusive, essa é uma linguagem comum no Antigo Testamento ao descrever a oposição contra o povo de Deus (cf. Salmo 22:13; Ezequiel 22:25).

A palavra diabo traduz um termo grego que significa “difamador”, “caluniador” ou “aquele que acusa com falsidade”. Então Satanás é um perito nesse tipo de coisa. Ele dedica sua existência a fazer oposição ao povo de Deus. Ele busca perseguir os crentes, maldizê-los, transformar a verdade em mentira e instigar o pecado lançando toda sorte de tentações.

Receber Estudos da Bíblia

Buscando a quem possa tragar

Engajado em seu propósito maligno, o diabo não descansa; ao contrário, ele está sempre ativo andando inquietamente pelo mundo, de um lado para o outro, procurando a quem possa tragar.

Ele está constantemente buscando uma oportunidade de acusar os crentes e minar sua fé. Ele é perigoso e ruge como um leão. Como diz John MacArthur, o diabo semeia discórdia; ele acusa Deus para os homens; acusa os homens para Deus; e acusa os homens para outros homens. Ele faz tudo o que pode para tirar o crente da comunhão com Cristo e arrancá-lo do serviço cristão.

Então como o crente pode suportar os ataques do diabo? O mesmo apóstolo explica: “Resisti-lhe, permanecendo firmes na fé, conscientes de que os irmãos que tendes em todo o mundo estão atravessando os mesmos sofrimentos” (1 Pedro 5:9).

Esse versículo revela que o segredo de resistir aos ataques do diabo é permanecer firme na fé. Isto está de acordo com o que escreve Tiago: Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós (Tiago 4:7). Resistir significa “colocar-se contra algo com firmeza”, e os cristãos resistem ao diabo estando firmes na fé; isto é, vivendo de acordo com a Palavra de Deus, obedientes e submissos a sua vontade.

Quando estamos completamente rendidos ao propósito e à orientação do Senhor, temos acesso à armadura espiritual que Deus coloca ao nosso dispor. Sim, o diabo anda ao derredor como leão que ruge buscando alguém para devorar. Mas através de uma vida de oração, podemos vestir a armadura de Deus e estar protegidos contra qualquer ataque do inimigo.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar