O Que Significa “Em Paz me Deito e Logo Pego no Sono”?

A frase: “Em paz me deito e logo pego no sono” fala sobre a confiança em Deus em qualquer situação. A presença protetora do Senhor garante que seus filhos possam descansar com tranquilidade, independentemente das circunstâncias. Por isso a sequência do texto diz: “Porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro” (Salmo 4:8).

Essa declaração faz parte da oração de Davi registrada no Salmo 4. Embora não se saiba exatamente em qual ocasião de sua vida ele escreveu essas palavras, obviamente ele estava atravessando um momento de angústia e aflição. Alguns comentaristas sugerem que talvez o pano de fundo fosse a rebelião de Absalão. Seja como for, é certo que ao dizer: “Em paz me deito e logo pego no sono” o salmista Davi estava testificando que nem mesmo a pior as tempestades poderia abalar sua confiança do Senhor e ameaçar a segurança que o crente encontra na presença de Deus.

Em paz me deito e logo pego no sono

A expressão: “Em paz me deito” transmite o sentido de total bem estar. A palavra “paz” traduz o hebraico shalom que possui um significado muito mais profundo do que a simples ideia de falta de conflito. O termo hebraico transmite o sentido de plenitude de vida; um estado de total bem estar e contentamento físico, emocional e espiritual.

Já o complemento: “logo pego no sono” aponta para o resultado esperado de quando se há verdadeira paz. A palavra “logo” traduz um termo que significa “junto” ou “igualmente”, e nesse verso o salmista dá a entender que ao se deitar em paz, imediatamente ou simultaneamente ele pega no sono. Obviamente isso retrata a ideia de plena segurança e tranquilidade.

Mas Davi escreveu essas palavras num momento de crise. Se o pano de fundo tiver sido mesmo a rebelião de Absalão, então ele estava enfrentando oposição dentro do seu próprio reino, e o líder da conspiração era seu próprio filho. O cenário era propício a fazer qualquer um perder o sono. Mas o salmista enfaticamente declara: “Em paz me deito e logo pego no sono”.

Receber Estudos da Bíblia

Tu me fazes repousar seguro

Qual o motivo de o salmista poder dizer: “Em paz me deito e logo pego no sono”? Ele próprio responde: “Porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro”. A palavra “seguro” nessa frase traduz um termo que deriva de uma raiz que significa “confiar”. Por isso alguns intérpretes entendem que o sentido pretendido pelo salmista é dizer que o Senhor o fazia repousar “sem medo”.

Isso explica o motivo pelo qual o salmista podia ter paz e tranquilidade mesmo na crise. Ele não tinha uma visão distorcida da realidade. Ele não era daquele tipo de pessoa que não enxerga o problema porque avalia mal a situação ou prefere adotar o negacionismo. Muito pelo contrário! Ele sabia que a situação estava muito complicada, mas também sabia que a segurança da presença de Deus era suficiente para lhe prover paz de verdade.

Aqui nos lembramos do que escreveu o salmista anônimo no Salmo 91. Por pior que sejam as adversidades, Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do onipotente descansará (Salmo 91:1).

Então apesar da situação desfavorável, Davi desfrutava de um bem estar que somente aquele que é protegido pelo poder de Deus é que pode desfrutar. Ele não vivia inquieto e atormentado, pois sabia que a proteção de Deus era mais do que suficiente para lhe guardar.

A proteção do poder de Deus

Quem consegue dormir em paz em tempos de conflito? A resposta está na frase: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro”. Aquele que confia no Senhor consegue dormir em paz, ainda que não possa contar com qualquer apoio humano. Ele se sente mais seguro do que se tivesse ao seu lado todos os exércitos da terra.

Por esse motivo o mesmo salmista Davi também escreve no Salmo 3: “Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou” (Salmo 3:5). Todos os cristãos devem aprender com Davi nesse ponto. Precisamos ter a plena certeza de que o socorro, a segurança e a paz que precisamos encontramos unicamente em Deus. Sob Sua poderosa mão podemos descansar tranquilos; podemos nos deitar em paz e logo pegar no sono, pois Aquele que não dorme é quem nos faz repousar seguros (cf. Salmo 121:4).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Botão Voltar ao topo
Fechar