Eu Vim Para Que Tenham Vida e Vida em Abundância

Ter uma vida em abundância é desfrutar de comunhão com Deus através da obra redentora de Cristo. É ter sido salvo pela graça mediante a fé. Jesus disse: “O ladrão vem somente para roubar, matar, e para destruir; Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância” (João 10:10).

Atualmente é comum encontrar pessoas que distorcem esse texto com o objetivo de proclamar um falso evangelho. Ao fazer isso, esses falsos mestres tentam tirar o foco da graça de Deus e colocá-lo sob as realizações pessoais. Vamos entender o que realmente significa a vida em abundância prometida pelo Senhor Jesus.

Eu vim para que tenham vida

O contexto da passagem em que Jesus promete vida abundante àqueles que são seus, facilmente revela o seu significado. Trata-se da alegoria do Bom Pastor. Nessa alegoria o próprio Jesus se apresenta como sendo o Pastor, e retrata seu povo como sendo suas ovelhas.

Dessa forma, Ele é o Pastor que cuida de suas ovelhas. Essas ovelhas o conhecem e não seguem a estranhos. Ele também contrasta sua posição como o legítimo Pastor, e a posição dos ladrões e salteadores.

No presente contexto, esses ladrões são uma figura utilizada para representar os falsos mestres. Eles são enganadores e não têm escrúpulos. Buscam apenas destruir as pessoas. Essa representação feita por Jesus tinha como alvo os líderes religiosos e espirituais de seus dias. Esses escribas e fariseus procuravam matar e destruir as pessoas que eles tinham roubado (cf. Mateus 23:15).

Por isto Jesus diz: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir”. Mas em seguida, o próprio Jesus traz a boa notícia: “Eu vim para que tenham vida”. Trazer vida é exatamente o oposto de trazer destruição e morte. Assim também, como o Bom Pastor é o exato oposto do ladrão que tenta assaltar o aprisco.

E vida em abundância

Só o fato de Jesus trazer vida em lugar daqueles que trazem morte já é um grande contraste. Porém, Ele próprio avança ainda mais em sua promessa. Ele veio para que suas ovelhas tenham vida, e vida em abundância. Isso mostra que a vida concedida por Jesus Cristo é de uma medida transbordante.

Em João 10:7, Jesus usa outra metáfora. Ele muda da figura do pastor para a figura da porta. Ele diz: “Eu sou a porta das ovelhas”. Essa mudança foi perfeitamente apropriada, pois explica claramente por que nele suas ovelhas encontram vida. Ele é a porta, isto é, Ele é aquele por meio do qual suas ovelhas recebem a vida eterna. Essa verdade fica ainda mais nítida no versículo 9: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem”.

Receber Estudos da Bíblia

Jesus prometeu vida abundante financeiramente?

Obviamente não! Isso está muito claro no texto. A vida em abundancia da qual Jesus fala é muito mais preciosa do que todas as riquezas deste mundo. Seu propósito realmente é enriquecer aqueles que lhe pertencem, concedendo-lhes bênçãos infinitas e perpétuas. Porém, essas bênçãos não são terrenas.

Quando Jesus promete uma vida abundante ao seu povo, Ele está prometendo uma vida em que há graça em abundância, amor em abundância, alegria, paz e segurança em abundância. Mais uma vez é importante ressaltar que essas virtudes não devem ser entendidas em seu aspecto humano. Isso significa que não é a abundância de qualquer amor, qualquer graça, qualquer paz, qualquer alegria e qualquer segurança (Jeremias 33:6; João 1:16; Romanos 5:17-20; 2 Coríntios 8:2; Efésios 1:7,8). Essas virtudes tem sua origem no próprio Deus. Elas revelam a certeza e a garantia de nossa salvação.

O que é a vida em abundância?

A vida em abundância da qual a Bíblia fala está diretamente ligada à suficiência de Cristo na salvação de seu povo. Sua obra é perfeita e indispensável para que suas ovelhas tenham a vida eterna. Entenda o que significa ter paz com Deus.

É claro que Deus pode conceder bênçãos materiais ao seu povo, se assim Ele quiser. Mas jamais podemos dizer que esse é o propósito do Evangelho. Jamais podemos dizer que é esse tipo de vida abundante que a Bíblia Sagrada ensina. Anunciar que Cristo garante prosperidade material aos seus seguidores é fazer papel de ladrão e salteador, pois é o mesmo que enganar e destruir as pessoas que são levadas por esse falso ensino.

Com relação a esta vida terrena, Cristo nos garantiu somente o necessário para nossa sobrevivência (Mateus 6:30-33). Mas em compensação, Ele nos garantiu uma vida abundante que é impossível de ser calculada nos padrões deste mundo.

Já hoje desfrutamos dessa vida abundante, mas a presença do Espírito Santo em nós, como selo garantidor da nossa herança, testifica que essa vida abundante alcançará sua plenitude quando estivermos ao lado de Deus para todo sempre no novo céu e nova terra. Por isso a vida abundante da qual Jesus falou é inalienável!

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Etiquetas

2 Comentários

  1. Fiuei muito feliz ao ler uma mensagem na qual explana o espiritual.
    O Evangelho Eterno é esse, q entendamos o verdadeiro motivo pelo qual Cristo padeceu.
    Vemos q muitos buscam um evangelho de ladrões e saltedores nos quais pregam somente o material, a prosperidade terrena.
    A palavra de Deus é clara qdo diz p buscarmos primeiro o reino dos céus q as outras coisas nos serão acrescentadas.
    Primeiro é necessário enriquecer o espiritual, pois o espiritual é quem conduz o material.
    O matrial perece, mas o espiritual tão somente nos enriquece.
    Glórias a Jesus q com graça abundante nos tem preparado a Vida Eterna.
    Que seu sacrifício seja valorizado p que cada vez mais, vidas sejam alcançadas e libertas das garras do mercenário.

  2. Gostei muito! Só uma coisa, talvez não concordem comigo Mas tudo bem. Quando Cristo nos chama para ter vida e vida em abundância isso inclua sim a vida financeira. Cristo não nos chamou para uma vida miserável nem uma vida medíocre, Ele é o dono do ouro e da prata (Ageu 2:8)
    E nós por meio do sacrifício de Cristo herdamos tudo o que é dEle por direito de filhos (Romanos 8:17).
    Mas eu entendi o que vocês quiserem dizer e do porquê de ter sido posto dessa maneira, mas era apenas um adendo que eu precisava ressaltar que o espírito santo estava me incomodando muito kk sem julgamentos, okay? O texto foi muito bom e me ajudou muito no exato momento que estava precisando. É isto. Obrigada pela atenção, fiquem com Deus, amados. ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar