Quem Eram os Filhos de Corá (Coraítas)?

Os filhos de Corá eram uma família levita do clã dos coatitas. Os filhos de Corá também são chamados na Bíblia de coraítas. Os coraítas descendiam de Corá, um levita da casa de Coate através de Isar (Êxodo 6:24; Números 26:58; 1 Crônicas 6:22-38; 9:19-32; 26:1-19).

Corá ficou conhecido na Bíblia por ter sido engolido pela terra quando se opôs a liderança e o sacerdócio de Moisés e Arão, respectivamente (Números 16). Alguns estudiosos defendem que os filhos de Corá não descendiam do rebelde Corá, mas de outra pessoa da mesma família que também tinha o mesmo nome.

Mas apesar de Corá ter sido tragado com todos os seus bens e sua casa, a Bíblia faz questão de informar que os filhos de Corá não morreram com ele (Números 26:10,11). Isso parece indicar que os filhos de Corá não acompanharam o seu pai em sua rebelião.

O texto bíblico até menciona os nomes dos filhos de Corá: Assir, Elcana e Abiasafe (Êxodo 6:24). Portanto, é completamente possível que os coraítas que aparecem no tempo da monarquia em Israel sejam mesmo descendentes dos filhos do Corá que foi morto pelo juízo de Deus. Saiba mais sobre a história de Corá.

Se este for o caso, então a história dos filhos de Corá é um exemplo claro e prático do que Deus falou através do profeta Ezequiel: “O indivíduo que pecar, este morrerá! O filho não levará a culpa do pai, tampouco o pai será culpado pelo pecado do filho. Assim, a justiça do justo lhe será creditada, e a malignidade do ímpio lhe será devidamente cobrada com a vida” (Ezequiel 18:20).

Receber Estudos da Bíblia

O que os filhos de Corá faziam?

Os filhos de Corá eram levitas. Portanto eles se ocupavam de todas as atividades que eram de responsabilidade dessa tribo. Basicamente eles serviam como auxiliares dos sacerdotes e desempenhavam várias funções no Tabernáculo e posteriormente no Templo em Jerusalém.

O livro de Crônicas diz que os filhos de Corá eram porteiros no Tabernáculo e no Templo (1 Crônicas 9:17; 26:1). Os coraítas também estavam entre os cantores levitas que foram constituídos pelo rei Davi para “dirigir o canto na Casa do Senhor, depois que a Arca teve repouso” (1 Crônicas 6:31).

Eles ministravam diante do Tabernáculo com cânticos, e continuaram seu ministério em Jerusalém quando o rei Salomão edificou o Templo (1 Crônicas 6:31-48; 15:17; 2 Crônicas 20:19; 29:13). Mais tarde, já durante o reinado do rei Josafá, os filhos de Corá também foram contados entre os levitas que louvaram a Deus em alta voz numa batalha que Israel não precisou lutar (2 Crônicas 20:19).

A Bíblia também fala de alguns coraítas de Benjamim que se juntaram a Davi em Ziclaque. Esses coraítas eram guerreiros habilidosos que ficaram ao lado de Davi enquanto ele sofria perseguição por parte do rei Saul (1 Crônicas 12:6). Entre os coraítas mais ilustres citados nas genealogias bíblicas estavam o profeta Samuel e Hemã, o cantor (1 Crônicas 6:22,28,33).

Os filhos de Corá foram autores de Salmos

O título de alguns salmos atribui sua autoria aos filhos de Corá. São eles: Salmos 42-49, 84, 85, 87, 88. O Salmo 43 não traz em seu cabeçalho a identificação dos filhos de Corá. Mas como originalmente os Salmo 42 e 43 formavam um único salmo, então ele também é considerado de autoria dos filhos de Corá.

Apesar de o cabeçalho de cada um desses salmos indicar a autoria dos filhos de Corá, em nenhum lugar é especificado exatamente quais os descendentes de Corá foram os responsáveis por compor esses salmos. Imagina-se que tenha sido os coraítas que se ocuparam na adoração do culto a Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close