O Que Significa “Fugir da Aparência do Mal”?

Fugir da aparência do mal significa andar conforme a vontade do Senhor revelada em Sua Palavra. Significa zelar pelo bom testemunho e privar-se de qualquer coisa moralmente má que transgride os mandamentos de Deus.

Escrevendo aos crentes de Tessalônica, o apóstolo Paulo adverte: “Abstende-vos de toda aparência do mal” (1 Tessalonicenses 5:22). Nessa frase o apóstolo emprega o termo grego apechomai que significa literalmente “guardar-se ou refrear-se de algo”.

Então o significado de fugir da aparência do mal implica na ordenança de “evitar, recusar, não aceitar o mal”. O sentido da frase tem mais a ver com a ideia de “privar-se” ou “impedir-se” do que com a ideia de “distancia”, no sentido de “manter-se longe” – embora aquele que se abstêm do mal obviamente procura se manter distante dele no sentido prático e experiencial.

Paulo também não deixa qualquer dúvida acerca do que os crentes devem abster-se, a saber, “de toda aparência do mal”. A palavra “aparência” traduz o grego eidos – um termo muito usado na literatura greco-romana – que significa “forma”, “aparência externa” ou “tipo”. Isso quer dizer que basicamente a recomendação do apóstolo é a de que os crentes devem privar-se de todo tipo de mal. É interessante perceber a ênfase no “todo”, isto é, quando o assunto é o mal, não há qualquer exceção. Toda espécie de mal deve ser rejeitada!

Como diz Matthew Henry, devemos abster-nos de pecar, e de tudo o que tenha aparência de pecado, que conduza ou se aproxime ao pecado. O que não se refreia das aparências do pecado, o que não elimina as ocasiões de pecar, e não evita as tentações nem a aproximação ao pecado, não se manterá por muito tempo sem pecar.

Receber Estudos da Bíblia

Como fugir da aparência do mal?

Enquanto só existe um bem que deve ser retido pelos crentes (1 Tessalonicenses 5:21), o mal pode se apresentar de muitas e diferentes formas. A expressão “toda a aparência do mal” revela exatamente isso. Contudo, seja qual for a forma apresentada, o mal sempre será mal. Não se deixe enganar!

Mas como podemos evitar tudo isso? O mesmo apóstolo Paulo responde: “Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês sejam conservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama é fiel, e fará isso” (1 Tessalonicenses 5:23,24).

Então podemos fugir de toda aparência do mal mediante a santificação, a orientação da Palavra de Deus e o zelo pela comunhão com Ele. Ao comentar essa passagem, Warren Wiersbe diz que sem dúvida os santos não podem ter nada em sua vida que possa ser mal interpretado ou criticado pelos outros. Se nos entregamos a Deus, ele é fiel em edificar-nos em santidade. A oração, o amor fraternal e a atenção à Palavra do Senhor santificam-nos e mantêm-nos prontos para o retorno de Cristo.

Sim, é possível fugir de toda aparência do mal

A recomendação para o crente se abster, fugir da aparência do mal não é uma visão utópica, não é algo impossível. Muito pelo contrário! Embora o pecado ainda seja uma possibilidade real, ele não é mais o padrão da vida do cristão genuíno, mas somente um acidente de percurso.

Portanto, a santificação deve ser uma marca distintiva em nossa vida. Através da santificação nossas imperfeições vão sendo corrigidas progressivamente até que a perfeição final seja alcançada na segunda vinda de Cristo quando receberemos um corpo glorioso não mais sujeito ao pecado. Além disso, essa é uma promessa certa e verdadeira, pois ela não repousa em nossa própria capacidade, mas na fidelidade do Deus que nos chamou e que completará a Sua obra em nós (Filipenses 1:6; 2:13).

Assim, o Espírito Santo que habita no crente é quem o orienta e o guia no caminho da justiça, fazendo com que ele não ande mais nos caminhos tortuosos do pecado servindo de instrumento para o mal. O crente que foge de toda aparência do mal não vive mais desordenadamente segundo as obras da carne, mas manifesta as virtudes do fruto do Espírito. Para ele, fugir da aparência do mal não é algo penoso, mas é um deleite por saber que está agindo conforme a vontade do Senhor.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico