A História de Ló

A história de Ló está registrada no livro de Gênesis. Ele é conhecido, sobretudo, por ter sido sobrinho de Abraão e pelo episódio envolvendo a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra. Neste estudo bíblico, conheceremos um pouco mais sobre quem foi Ló na Bíblia.

A história de Ló: Quem foi Ló na Bíblia?

Ló foi filho de Harã, irmão mais novo de Abraão, e, portanto, sobrinho do patriarca. Seu nome vem do hebraico lôt, e o significado é incerto, mas muitos intérpretes consideram que possa ser “coberta”.

Ló partiu de Ur dos Caldeus juntamente com Terá, Abraão e Sara rumo a Harã na Mesopotâmia. Depois, Ló seguiu com Abraão e Sara de Harã para Canaã (Gn 11:31; 12:4,5). Ló também desceu ao Egito com Abraão no tempo em que houve fome na terra, e depois voltou juntamente com o patriarca para Canaã (Gn 11:21; 12:4,5; 13:1).

Em um determinado momento, os rebanhos de Ló e Abraão aumentaram muito, de modo que a região em que estavam não comportava os dois habitando juntos ali, o que acabou ocasionando disputas entre os pastores de Ló e de Abraão.

Então Abraão e Ló se separaram, tendo Abraão generosamente deixado Ló escolher primeiro a terra que desejaria ocupar. Ló escolheu as planícies verdes do Jordão, em direção ao Mar Morto, perto de Sodoma.

Ló em Sodoma

Após se separar de Abraão, Ló partiu em direção a Sodoma. Já estando em Sodoma, Ló constatou que o povo de Sodoma era extremamente iníquo (Gn 13:5-13). Ló ficava profundamente afligido todos os dias por conta da maldade explicita presente naquela cidade (2Pe 2:8).

Ainda enquanto estava em Sodoma, houve uma batalha em que um grupo de reis da Mesopotâmia derrotou os reis de Sodoma e Gomorra. Na ocasião, todos os bens de Sodoma e de Gomorra foram tomados, inclusive os de Ló, que também foi levado preso por aqueles reis.

Quando Abraão foi avisado do que havia ocorrido, preparou uma tropa de homens que, em uma batalha noturna, conseguiu derrotar o exército inimigo. Desta forma, Ló, sua casa e seus bens foram recuperados (Gn 14:15,16). É neste episódio que Abraão se encontrou com Melquisedeque.

Receber Estudos da Bíblia

Ló e a destruição de Sodoma

Quando Deus resolveu destruir as cidades de Sodoma e Gomorra, Ló e sua família foram resgatados por dois anjos enviados pelo Senhor. Esse livramento está diretamente ligado ao fato de Deus ter se lembrado de Abraão (Gn 19:29).

O modo com que os homens de Sodoma receberam os anjos do Senhor mostra a depravação que trouxe o juízo divino sobre aquela cidade. Também vale ressaltar a tentativa de Ló de pacificar a situação, oferecendo suas próprias filhas aqueles homens. Tal atitude demonstrou a fraqueza de Ló, e os efeitos nocivos daquela cidade sobre ele (Gn 19:4-9).

Como os homens de Sodoma não recuaram querendo tomar para si os anjos que estavam na casa de Ló, estes foram feridos de cegueira, e Ló recebeu a ordem para tirar toda sua família da cidade que seria destruída.

Eles também foram advertidos a não olharem para trás ao fugirem, porém a mulher de Ló desobedeceu esta ordem e foi transformada em uma estátua de sal (Gn 19:26; Lc 17:28-32).

Após sair de Sodoma, Ló e as suas duas filhas habitaram em uma caverna numa região montanhosa. Ali, Ló foi embriagado por suas filhas que conseguiram engravidar dele, e seus filhos, Moabe e Amom, se tornaram os ancestrais dos moabitas e amonitas (Gn 19:30-38; cf. Dt 2:9,19; Sl 83:8).

Ló na Bíblia

Além das referências no livro de Gênesis, Ló é citado muito raramente na Bíblia. No Antigo Testamento seu nome aparece apenas em duas menções aos seus descendentes, na expressão “filhos de Ló” (Dt 2:9,19; Sl 83:8).

No Novo Testamento, Ló é mencionado por Jesus no Evangelho de Lucas em uma passagem com ênfase escatológica, onde o Senhor relembra a destruição de Sodoma e Gomorra e o livramento de Ló (Lc 17:28-32). O apóstolo Pedro também citou Ló em sua segunda epístola, em mais uma menção ao episódio da destruição de Sodoma e Gomorra (2Pe 2:7ss).

1 comentário em “A História de Ló”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close