Jesus é Superior a Josué: O Meio de Entrar no Repouso de Deus

O escritor de Hebreus escreve sobre como Jesus é Superior a Josué no capítulo 4 de sua epístola. Ele faz uma comparação entre o repouso que povo de Israel alcançou sobre a liderança de Josué, e o repouso providenciado por Cristo. Jesus é o verdadeiro meio de entrar no repouso de Deus.

Jesus é superior a Josué

Josué foi a pessoa usada por Deus para liderar a entrada do povo de Israel na Terra Prometida. Ele foi o sucessor de Moisés, o grande legislador hebreu que liderou a libertação dos israelitas da terra do Egito. Saiba quem foi Josué.

Enquanto Moisés ainda era vivo, Josué lhe serviu como assistente pessoal. Nessa mesma época ele comandou tropas israelitas que lutaram contra saqueadores no deserto. Ele também auxiliava Moisés quando este ia perante o Senhor. Por isso ele acompanhou Moisés ao monte Sinai, quando ele recebeu a Lei (cf. Êxodo 24:13; 32:17; 33:11; Números 21:28).

Depois, Josué foi um dos homens que foram espiar a Terra Prometida. Diante da incredulidade dos demais, apenas Josué e Calebe demonstraram confiança na promessa de Deus. Dessa forma Deus permitiu que eles entrassem em Canaã.

Josué possuía muitas qualidades. Ele era um grande estrategista e líder, um homem corajoso e fiel ao Senhor. Josué ouvia atentamente as ordens divinas e nunca questionava nenhuma delas. Apesar de ter recebido a difícil responsabilidade de suceder Moisés, Josué obteve o respeito do povo.

Contudo, Josué não pode ser comparado a Cristo. Na verdade, em certo aspecto ele foi simplesmente uma figura de Cristo. Seu importante ministério apenas apontava para o ministério superior de Cristo. Ele conduziu Israel à conquista da Canaã terrena. Mas sua obra foi imperfeita, incompleta e temporária. Jesus é superior a Josué. Sua obra é perfeita, completa e eterna. Ele conduz plenamente o seu povo a entrar na Terra Prometida, não a Canaã terrena, mas a Cannã celestial. Josué era a sombra, mas Cristo é a realidade.

A promessa acerca do repouso de Deus

Depois de terem saído do Egito, os descendentes de Abraão peregrinaram durante 40 anos no deserto do Sinai. Moisés conduziu esse povo até as fronteiras de Canaã. Por causa de sua desobediência, a primeira geração que saiu do Egito não pôde entrar na Terra Prometida.

O escritor de Hebreus ressalta que nem a bênção da libertação do Egito, e nem mesmo o privilégio de ouvir a voz do Senhor, fizeram com que aquela geração entrasse no repouso de Deus. Eles eram rebeldes, desobedientes e incrédulos (Hebreus 3:16-19).

Em Hebreus 4:1 lemos sobre a necessidade de um temor reverente diante do juízo divino e da promessa acerca do repouso de Deus. Nesse ponto o escritor de Hebreus fala sobre como a mensagem de Deus é anunciada aos crentes, assim como também foi anunciada aos judeus que saíram do Egito (Hebreus 4:3).

É verdade que em comparação a geração do êxodo, os crentes do Novo Testamento receberam a mensagem de forma mais clara por intermédio do Senhor. No entanto, o grande problema dos israelitas que não foram introduzidos no repouso de Deus foi a incredulidade. Eles foram evangelizados, mas não receberam a mensagem com fé. Simplesmente ter conhecimento da mensagem de Deus não é suficiente se essa mensagem não for recebida mediante a fé salvadora.

  • Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical.Conheça aqui! (Vagas Limitadas)

O meio de entrar no repouso de Deus

O escritor de Hebreus recorre ao Salmo 95:11 para exortar que os incrédulos não podem entrar no repouso de Deus. Porém, ele explica que aqueles que creem verdadeiramente na mensagem de Deus podem entrar em seu descanso espiritual (Hebreus 4:3).

A oportunidade de entrar no repouso de Deus não foi encerrada. A oportunidade continua aberta! Deus alertou e ofereceu seu repouso ao seu povo nos tempos de Moisés e Josué, e esse mesmo alerta e convite se estendeu através de Davi. Agora, tanto a advertência quanto a oferta de entrar no repouso de Deus alcançam uma nova geração que deve responder positivamente à voz do Senhor.

O escritor de Hebreus diz que o tempo para essa resposta favorável de fé deve ser o “hoje” (Hebreus 4:6,7; cf. 3:13). A urgência em obedecer e receber com fé o Evangelho de Cristo é imediata. Esse é o único meio de entrar no repouso de Deus.

Receber Estudos da Bíblia

Um repouso superior

O escritor de Hebreus diz que o verdadeiro repouso de Deus não veio por intermédio de Josué ou mesmo de Moisés. O meio de entrar no repouso de Deus veio por meio de Jesus Cristo. Ele é superior a Josué e a Moisés.

Moisés conduziu o povo pelo deserto, e Josué levou esse povo à Terra Prometida. Mas esse repouso terreno era apenas a sombra da realidade do repouso celestial. O fato de Davi falar sobre o repouso de Deus no Salmo 95 deixa evidente que o verdadeiro repouso oferecido por Deus é celestial. Conheça a história de Davi.

No tempo de Davi Israel já havia conquistado a Terra Prometida, isto é, já havia entrado na terra de seu descanso. Mas esse descanso terreno foi imperfeito e temporário. Para manter a paz na Terra Prometida, foi necessário muito trabalho e muitas batalhas. Frequentemente os israelitas eram atacados por inimigos em Cannã.

Mas o verdadeiro repouso celestial é caracterizado por genuína paz e pelo cumprimento pleno da promessa celestial. O repouso de Deus não é conquistado com base em nossos próprios méritos, esforços e batalhas. Esse repouso superior é garantido pelos méritos de Cristo. Ele conquistou a vitória definitiva por nós, e estabeleceu a paz eterna da qual podemos desfrutar.

A terra de Canaã conquistada sob a liderança de Josué não foi o cumprimento final da promessa do repouso de Deus. A promessa de Deus aponta para o verdadeiro descanso, o descanso celestial. Esse descanso já existe desde a fundação do mundo, esperando por aqueles que creem (Hebreus 4:3).

Já hoje os cristãos verdadeiros participam do repouso de Deus ao desfrutarem da paz divina, da certeza da salvação, da confiança em seu poder e da convicção do cumprimento das promessas acerca da bem-aventurança eterna. Mas esse repouso alcançará sua plenitude no lar celestial, onde os redimidos poderão descansar para sempre de seus sofrimentos, fadigas e tentações (Apocalipse 14:13).

A responsabilidade daqueles que ouvem acerca do repouso de Deus

O escritor de Hebreus finaliza sua exposição do Salmo 95:7-11 falando da responsabilidade que recai sobre aqueles que ouvem a Palavra que anuncia o meio para entrar no repouso de Deus. Ele diz que a Palavra do Senhor revelou a infidelidade e incredulidade daqueles que ficaram pelo caminho.

Essa Palavra é poderosa! Ela é viva e eficaz! A Palavra de Deus é consolo e alimento para o que creem, mas também é instrumento de juízo contra os incrédulos. Por isso ela é mais cortante do uma espada de dois gumes. Ela penetra no profundo do íntimo humano, onde ninguém mais pode alcançar.

Hoje essa palavra adverte sobre o engano do pecado e sobre os perigos da incredulidade. Ela também anuncia a superioridade de Cristo sobre tudo e sobre todos. Jesus é superior a Josué, Moisés, Arão e a qualquer outro. Por isso essa Palavra proclama que o único meio de entrar no repouso de Deus é através d’Ele. Mas haverá o dia em que essa mesma Palavra julgará os incrédulos e desobedientes.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

6 Comentários