Lição 1: A Epístola aos Romanos

A Epístola aos Romanos é o tema da lição 1 das Lições Bíblicas CPAD do 2º trimestre de 2016 para a Escola Bíblica Dominical. Nesta lição faremos uma análise introdutória da Epístola de Paulo aos Romanos.

Texto Áureo:

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
(Romanos 1:16)

Leitura Bíblica em Classe:

Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.
O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras,
Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,
Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor,
Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome,
Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo.
A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé.
Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós,
Pedindo sempre em minhas orações que nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco.
Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais confortados;
Isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, assim vossa como minha.
Não quero, porém, irmãos, que ignoreis que muitas vezes propus ir ter convosco (mas até agora tenho sido impedido) para também ter entre vós algum fruto, como também entre os demais gentios.
Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.
E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma.
Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.
(Romanos 1:1-17)

Introdução

A Epístola aos Romanos é um estudo essencial e necessário para o crescimento espiritual de todos cristãos que almejam um maior entendimento das Escrituras. Sem dúvida o tema central dessa carta é a justificação pela graça mediante a fé, sendo este um princípio básico que deve ser compreendido por qualquer cristão genuíno.

Nesse texto faremos uma introdução geral sobre a Epístola, discutindo alguns temas como: autoria, local, data, destinatários, conteúdo e propósito.

  • Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical.Conheça aqui! (Vagas Limitadas)

Autor, Local, Data e Destinatários

  • Autor: embora exista alguma discussão em relação à autoria dessa epístola, é amplamente aceito que foi o apóstolo Paulo o autor da Carta aos Romanos.
  • Local: praticamente não há dúvida quanto à origem geográfica dessa epístola. A melhor interpretação sobre esse ponto defende que Paulo de Tarso escreveu essa carta durante o tempo em que ficou temporariamente na cidade de Corinto, enquanto estava arrecadando junto às igrejas gentílicas as ofertas que seriam levadas para os judeus cristãos pobres de Jerusalém.
  • Data: a data mais provável fica em torno de 57 e 59 d.C., já que esse período corresponde à data aproximada da visita do Apóstolo a Jerusalém. Alguns sugerem uma data mais recuada, 55 d.C., mas essa possibilidade é menos provável.
  • Destinatários: o versículo 7 do capítulo 1 deixa claro que a epístola foi escrita aos cristãos em Roma. A discussão fica por conta da tentativa em se determinar quem seriam esses cristãos. É certo de que a igreja em Roma era formada por judeus e gentios, porém alguns estudiosos defendem que a maioria era formada por judeus, enquanto outros defendem que a maioria era formada por gentios. Sobre isso, o mais importante é que a epístola foi escrita, tanto para os judeus e gentios da época, quanto para todos os cristãos de todas as épocas.

Forma Literária, Conteúdo e Propósito

O Apóstolo Paulo escreveu na Epístola aos Romanos uma declaração organizada e detalhada de sua , abrangendo os temas centrais das Escrituras. Na Carta aos Romanos, Paulo trata da pecaminosidade do homem, da finalidade da lei, do perdão do pecado através de Cristo, do lugar de gentios e judeus nos propósitos de Deus, dos deveres da cidadania cristã, dentre outros. De fato são muitos os temas abordados pelo Apóstolo, porém há um tema que está presente em toda a epístola, e que podemos definir como sendo o tema principal: a justificação pela graça mediante a fé.

Na Epístola aos Romanos, podemos notar um forte uso de diatribes, uma característica literária muito utilizada por filósofos na Grécia antiga, onde é construída uma dissertação crítica acerca de alguma obra.

Os estudiosos também debatem sobre o propósito da Epístola aos Romanos. Na verdade podemos notar múltiplos propósitos nessa epístola. Facilmente podemos perceber que o Apóstolo se apresenta aos irmãos romanos, e dá uma amostra de sua mensagem antes de chegar a Roma. Também é possível notar uma forte motivação teológica, no intuito de corrigir erros dos antinomianos. Não podemos negar também que parece claro o desejo do Apóstolo em conseguir apoio da igreja em Roma para uma próxima empreitada missionária. Assim, a melhor posição é reconhecer que, de fato, Romanos possui mais do que um único propósito.

Valor Espiritual

O valor espiritual da Epístola aos Romanos é indiscutível. De todas as epístolas que o Apóstolo escreveu, a Epístola aos Romanos é a que contém a maior exposição da parte de Paulo sobre o Evangelho, sendo reconhecida por muitos estudiosos como a epístola com maior conteúdo doutrinário e complexidade teológica, entre todas as outras. A Epístola aos Romanos é um dos livros bíblicos mais citados quando o assunto é soteriologia.

Grandes nomes da história da Igreja como, João Crisóstomo, Agostinho, Lutero, Calvino, Wesley, Spurgeon e outros, ressaltavam repetidas vezes a importância da Epístola aos Romanos em suas vidas e ministérios.

Receber Estudos da Bíblia

Conclusão

Como já dissemos, a Epístola aos Romanos nos proporciona uma visão geral e direta dos temas centrais da Bíblia. Quando lemos essa epístola, podemos entender o estado de depravação total em que a humanidade se encontra após a Queda, e que, apenas pela graça de Deus, é que somos justificados pelos méritos de Cristo. A Epístola aos Romanos é uma leitura obrigatória para todos os cristãos genuínos.

Apoio Teológico

A Carta de Paulo aos Romanos

O Que é Soteriologia?

Escola Dominical – Lições Bíblicas 2º Trimestre 2016: Maravilhosa Graça – O Evangelho de Jesus Cristo Revelado na Carta aos Romanos EBD CPAD.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Um Comentário