Lição 2: A Provisão de Deus em Tempos Difíceis

A Provisão de Deus em Tempos Difíceis é o tema da lição 2 das Lições Bíblicas CPAD do 4º trimestre de 2016 para a Escola Bíblica Dominical. Nesta lição veremos que Deus não abandona o Seu povo em tempos de difíceis.

Texto Áureo: 1 João 2:17

Leitura Bíblica em Classe: Êxodo 16:1-15

Introdução – Lição 2: A Provisão de Deus em Tempos Difíceis

Lições Bíblicas 4º Trimestre de 2016Escola Bíblica Dominical

Após a Queda do homem, o mundo se tornou caótico. O pecado tornou tudo aquilo que era perfeito em algo completamente desordenado, depravado e caído. Nós, como Igreja de Cristo, ainda vivemos nesse mundo, e não estamos imunes aos problemas que derivam do pecado do homem e das ações malignas.

Receber Estudos da Bíblia

Embora muitas pessoas preguem que por sermos o povo de Deus teremos tudo o que desejarmos, a verdade bíblica é completamente diferente. Neste estudo bíblico, veremos que a Palavra de Deus não nos garante bens e prosperidade nessa terra, mas nos ensina que podemos suportar tempos difíceis confiando na provisão de Deus.

I- A Provisão Divina em um Mundo Caótico – Lição 2: A Provisão de Deus em Tempos Difíceis

Passar por crises e dificuldades não são coisas que somente nós, cristãos do século 21, passamos. Grandes homens de Deus ao longo da História passaram por momentos terríveis. Na própria Bíblia podemos encontrar vários exemplos da provisão de Deus em tempos difíceis.

No livro do Êxodo, temos o exemplo de como Deus cuidou do povo de Israel durante quarenta anos em pleno deserto (Êx 16). Também na história do Profeta Elias, aprendemos muito sobre o cuidado providencial de Deus para com os Seus.

É claro que não devemos esperar que Deus envie maná do céu como fez com o povo de Israel, nem mesmo corvos ou anjos para nos alimentar como aconteceu com Elias. Isso não significa que duvidamos do poder de Deus, nem mesmo que Ele mudou, mas que tais coisas aconteceram para que se cumprissem alguns propósitos específicos do Senhor, além de que, apesar de Deus ser imutável, Ele age de maneira diferente ao longo da História.

Creio que seja importante compreender esse princípio, pois às vezes vemos pessoas esperando um grande “evento sobrenatural” sem ao menos perceberem que já estão provando da providência de Deus em coisas que elas “julgam” simples e comuns.

Talvez o melhor exemplo acerca da providência de Deus em tempos difíceis esteja numa pequena frase de Jesus:Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33).

Apesar de muitas pessoas interpretarem esse texto de maneira completamente equivocada, vendo nele a “chave” para vitórias e conquistas, uma exposição simples do capítulo 6 do Evangelho de Mateus nos revela que o ensino de Jesus nesse texto é outro.

Durante o texto do capítulo 6, Jesus repreende o comportamento soberbo e orgulhoso, reprova a hipocrisia, e ensina a maneira correta de orarmos ao Pai. A partir do versículo 19, Jesus alerta para o perigo da ganância, e ensina que devemos lançar nossas ansiedades em Deus, pois Ele cuida de nós assim como cuida dos pássaros do céu e dos lírios do campo.

Finalmente no versículo 33, Ele apenas conclui a mensagem que estava ensinando. A expressão “todas essas coisas vos serão acrescentadas“, se refere à preocupação acerca do que comeremos, beberemos ou vestiremos, destacada no versículo 31.

Logo, Jesus não está ensinando que se buscarmos o reino de Deus ficaremos ricos nessa terra, mas que a provisão de Deus garante o essencial para nossa sobrevivência (comida, bebida e vestuário).

II- Um Mundo Caótico – Lição 2: A Provisão de Deus em Tempos Difíceis

Apesar de o mundo buscar a qualquer custo uma condição de “estabilidade”, a verdade é que sempre haverá crises. O desejo pelo prazer domina as ações do homem, o afastando cada vez mais dos princípios da Palavra de Deus.

Nos últimos tempos, a economia mundial caminhou rumo ao conceito da união de mercados. É a famosa globalização, que aproxima e que une as nações, tornando cada vez mais compacto o mundo como um todo.

Se por um lado vários benefícios podem ser citados em decorrência da globalização, por outro, terríveis efeitos colaterais dessa união podem ser sentidos. Talvez o pior deles seja o fato de que quando temos várias peças juntas, se uma cai as outras provavelmente também cairão.

Sabemos que o mundo globalizado não será a solução para os problemas da humanidade, nem mesmo poderá levar o homem ao um tipo de mundo perfeito sob as bases do materialismo que ele tanto busca. O grande problema é que enquanto os homens procuram se aproximar cada vez mais uns dos outros, eles falham em se aproximarem de Deus.

III- Características do Mundo Atual – Lição 2: A Provisão de Deus em Tempos Difíceis

A depravação da nossa sociedade está cada vez mais acentuada. O homem se acha o centro do mundo, a ética e a moral são discutidas sob a ótica do relativismo, e cada vez mais se ignora os mandamentos do Senhor.

Algumas pessoas ainda esperam uma melhora nesse mundo, mas o que podemos perceber é uma piora acentuada a cada dia que se passa. Na verdade, a própria Palavra de Deus não nos anima nesse sentido, ao contrário, ela nos alerta para a verdade de que as coisas ficaram cada vez piores nessa terra. No sermão escatológico de Jesus aprendemos exatamente sobre isso (Mt 24; Mc 13; Lc 21).

Conclusão – Lição 2: A Provisão de Deus em Tempos Difíceis

O Apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo, declarou que “nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos“. Ele mesmo continua dizendo que “haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela” (2Tm 3:1-5).

Nossa sociedade reflete cada detalhe da descrição do Apóstolo, de modo que sabemos que o pecado do homem e a ação maligna nesse mundo resultarão em crises após crises. Mas por mais que sejamos afligidos, por maiores que sejam as tribulações e as provações, sabemos que a provisão de Deus em tempos difíceis acompanhará o Seu povo.

Escola Dominical – Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016: O Deus de Toda Provisão – Esperança e Sabedoria Divina Para a Igreja em Meio às Crises EBD CPAD | Lição 2: A Provisão de Deus em Tempos Difíceis.

Tag
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close