O Mundo Espiritual Existe? Como é o Mundo Espiritual?

Sem dúvida o mundo espiritual existe. A realidade do mundo espiritual é claramente afirmada na Bíblia. Apesar de não haver nos textos bíblicos detalhes exaustivos sobre como é o mundo espiritual, não há como negar sua plena existência. A Bíblia expressa a beleza do mundo espiritual em várias referências que enfatizam, principalmente, a natureza dos anjos de Deus. Mas por outro lado a Bíblia também fala da existência de anjos maus que atuam no mundo espiritual.

Praticamente todas as religiões seguidas pelos homens reconhecem a existência de um mundo espiritual. Por esse motivo há inúmeros registros culturais de diferentes povos que fala em supostos deuses, semi-deuses, espíritos etc. Mas somente a Bíblia é a única fonte confiável acerca do mundo espiritual.

Qual é a origem do mundo espiritual?

Curiosamente a Bíblia não fornece muitas informações sobre a origem do mundo espiritual. Os textos bíblicos se concentram muito mais nas informações acerca da criação do mundo material. Então tudo o que sabemos é que o mundo espiritual foi criado por Deus, mas não é possível saber especificamente qual foi o momento exato em que isso aconteceu.

Algumas pessoas se baseiam numa referência do livro de Jó para afirmarem que o mundo espiritual foi criado antes do mundo material (Jó 38:7). Mas essa é uma afirmação que não faz uma interpretação correta do texto à luz de toda doutrina bíblica. Não há uma única referência bíblica que afirma que alguma obra criadora de Deus precedeu à criação dos céus e da terra registrada em Gênesis 1.

Outros estudiosos sugerem que talvez o mundo espiritual tenha sido criado como parte da obra criadora de Deus no primeiro dia. Essa é uma posição mais equilibrada, ainda que careça de base bíblica suficiente.

Na verdade nem é possível afirmar que a criação do mundo espiritual foi completada num só momento. Da mesma forma como a criação do mundo material se deu em estágios dentro dos dias da criação, pode ser que o mesmo tenha ocorrido no que diz respeito ao mundo espiritual.

Seja como for, a melhor posição é apenas afirmar que o mundo espiritual foi criado por Deus em algum momento antes do sétimo dia, a ponto de seres espirituais terem tido a possibilidade de contemplar alguns dos atos criadores de Deus (Gênesis 2:1; Êxodo 20:11; Jó 38:7; Neemias 9:6).

Como é o mundo espiritual?

É muito difícil responder como é o mundo espiritual porque a Bíblia não fala muito sobre esse aspecto. Além disso, nossos olhos não possuem a capacidade de enxergar o mundo espiritual invisível. Tudo o que sabemos é que o mundo espiritual existe e acontece ao nosso redor. Há muitas referências bíblicas que dizem que há anjos em nosso redor, mas não temos a habilidade de vê-los a menos que ocorra uma interferência direta de Deus nesse sentido.

A Bíblia fala de uma ocasião em que isso aconteceu. Certa vez o profeta Eliseu foi cercado por um grande exército sírio em Dotã durante a noite. Pela manhã, o servo do profeta se levantou e viu que a cidade estava cercada. O servo do profeta ficou desesperado, pois pensava que não havia nada mais a ser feito. Mas o profeta Eliseu orou a Deus para que os olhos do seu servo fossem abertos. Então quando Deus lhe abriu os olhos, aquele moço conseguiu enxergar que havia ao redor deles muitos cavalos e carros de fogo (2 Reis 6:17).

Na história do rico e Lázaro, Jesus fala de um aspecto importante do mundo espiritual no sentido de indicar o estado intermediário dos mortos. A Bíblia diz que um dia haverá a ressurreição corpórea de todas as pessoas, boas ou ruins. Mas enquanto isso não ocorre, as pessoas que já morreram vivem num estado de existência desencarnada. Os justos, quando morrem, são conduzidos pelos anjos a um lugar de contentamento na presença de Deus, enquanto os ímpios são destinados a num lugar de dor e tormento (Lucas 16:19-31).

  • Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical. Conheça aqui! (Vagas Limitadas)

Os anjos e o mundo espiritual

As passagens bíblicas que falam sobre a natureza dos anjos são lembretes frequentes acerca da beleza do mundo espiritual. Os anjos são seres espirituais criados por Deus (cf. Salmos 148:2-5; Colossenses 1:16). Eles possuem juízo moral, grande inteligência e não estão sujeitos à morte ou a necessidade de reprodução.

Isso significa que apesar de o número de anjos ser muito grande, esse número é fixo e limitado. Deus criou a classe angelical já completa e definida. Apesar de serem incorpóreos e invisíveis, em ocasiões extraordinárias eles podem assumir formas corporais.

A Bíblia também fala da existência de anjos bons e anjos maus. Todos os anjos foram criados por Deus num estado de pureza. Mas parte da classe angelical não guardou seu estado original e caiu em desobediência e rebelião diante de Deus (João 8:44; 2 Pedro 2:4; Judas 6). Saiba mais sobre os anjos caídos.

Outra questão importante sobre esses seres que habitam o mundo espiritual é que os anjos vivem de forma organizada. A expressão bíblia “principados e potestades“, aplicada tanto aos anjos de Deus como aos anjos caídos, é um exemplo disso (Efésios 3:10; 6:12).

De fato a Bíblia revela que há uma hierarquia dos anjos e indica a existência de diferentes tipos de seres espirituais. A Bíblia fala de Querubins (Gênesis 3:24; Salmos 18:10; Ezequiel 10:1-22 – talvez os seres viventes citados em Ezequiel 1:5-14 e Apocalipse 4:6-8 pertençam à essa classe); Serafins (Isaías 6:2-7); e Arcanjo (1 Tessalonicenses 4:16; Apocalipse 12:7).

No mundo espiritual, dois anjos são citados nominalmente na Bíblia. São eles: Gabriel e o Arcanjo Miguel, que é o líder do exército de Deus (Daniel 10:13; Judas 9; Apocalipse 12:7,8).

Receber Estudos da Bíblia

O mundo espiritual e o mundo material

Há uma relação muito estreita entre o mundo espiritual invisível e o mundo material visível. Os anjos, por exemplo, desempenham diversas funções no mundo espiritual que muitas vezes impactam a vida no mundo material. Aqui podemos citar a atividade servil e protetora dos anjos de Deus dispensada aos crentes (Salmo 91:11,12; Hebreus 1:14). Outro ponto interessante é que já agora os anjos se juntam aos remidos em adoração diante de Deus (Hebreus 12:22,23). Saiba mais sobre a função dos anjos.

Mas também é verdade que a ação de Satanás e os demônios no mundo espiritual influenciam a vida das pessoas na terra. Eles agem de forma estratégica e dissimulada no intuito de afastar mais e mais os homens de Deus. Satanás e os demônios fazem oposição constante ao povo de Deus. Por esse motivo há muitas referências bíblias que instruem o cristão a não negligenciar a existência do mundo espiritual e a estar atento contra as investidas malignas. Inclusive, a Bíblia afirma claramente que os crentes enfrentam uma constante batalha espiritual (Efésios 6).

2 comentários em “O Mundo Espiritual Existe? Como é o Mundo Espiritual?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close