O Que Significa Neófito na Bíblia?

O significado de “neófito” indica uma pessoa iniciante na Fé Cristã, ou seja, um recém-convertido ao Cristianismo. A palavra “neófito” vem do grego neophutos que, por sua vez, deriva de um verbo que transmite o sentido de “produzir”, “brotar”, “germinar”. Então, com base nesse significado, um neófito é como uma “muda plantada” que começa a brotar e dar ramos.

Inclusive, é com esse sentido que a Septuaginta (tradução grega da Bíblia hebraica) usa essa palavra para indicar uma planta nova em sua tradução do hebraico de algumas passagens do Antigo Testamento (Jó 14:9; cf. Salmos 128:3; 144:12; Isaías 5:7).

Já no Novo Testamento, a palavra “neófito” aparece apenas uma única vez. Isso ocorre no texto que trata a respeito das qualificações do obreiro para o ministério de liderança cristã. Nesse texto, o apóstolo Paulo explica que a pessoa que deseja o episcopado, isto é, exercer a liderança na igreja local, deseja uma excelente obra.

Porém, Paulo diz que essa pessoa precisa se enquadrar em algumas condições para que possa exercer tal ofício. E uma dessas condições pontuadas pelo apóstolo, é justamente que o bispo não pode ser neófito. De acordo com Paulo, o neófito não pode presidir a congregação “para não suceder que se ensoberbeça e caia na condenação do diabo” (1 Timóteo 3:6).

Receber Estudos da Bíblia

Por que o neófito não pode pastorear a igreja?

O neófito não pode liderar uma congregação local porque, obviamente, ele ainda não amadureceu na vida cristã. O recém convertido, ainda que tenha outras qualidades exigidas para o ministério, como por exemplo, ser uma pessoa irrepreensível, fiel à sua esposa, que tenha domínio próprio, que não seja ganancioso, entre outras qualificações, ele ainda está impedido de servir como bispo.

Várias passagens do Novo Testamento trazem metáforas agrícolas para falar da obra de Deus e de seu povo. Em outra parte, o próprio apóstolo Paulo, por exemplo, fala dos crentes como “plantas” e da Igreja como a “lavoura de Deus” (1 Coríntios 3:6-9). Então o neófito, como um recém-plantado, claramente não possui a maturidade necessária para ser bispo da igreja.

Além disso, Paulo ainda diz que eleger um neófito para a liderança da igreja, é algo muito perigoso e que pode trazer consequências gravíssimas. Nesse sentido, o apóstolo Paulo observa que o neófito pode ser cegado pela soberba e, consequentemente, venha a cair na condenação do diabo. Isso não quer dizer que Satanás irá pronunciar uma sentença de condenação sobre o neófito, mas que o neófito se torna alvo da mesma condenação pronunciada sobre o diabo.

Essa é uma das passagens bíblicas mais específicas a respeito do motivo que precipitou Satanás à queda: o orgulho. No entanto, Paulo não aprofunda essa questão, apenas usa o exemplo de Satanás como um alerta do perigo de ser dominado pela arrogância. Então, para que isso seja evitado no meio da Igreja, um neófito jamais deve ser escolhido para o episcopado.

De fato, no Novo Testamento não há nenhum registro de um recém-convertido sendo colocado como líder de uma comunidade cristã. Até mesmo os apóstolos de Jesus, antes liderarem a Igreja, tiveram um período de intenso aprendizado como discípulos durante o ministério terreno do Senhor.

O próprio apóstolo Paulo, antes de sair em sua primeira viagem missionária, primeiro teve uma preparação de pelo menos dez anos. Portanto, um neófito deve passar pelo período de aprendizado e aperfeiçoamento, para que ele possa se tornar maduro antes exercer a liderança na Igreja.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico