Estudo e Resumo do Livro de Êxodo

Êxodo é o segundo livro do Antigo Testamento, e seu tema principal é a história de Israel após a morte de José narrada no último capítulo do livro de Gênesis, passando pela libertação dos hebreus do Egito até a construção do Tabernáculo.

O que significa a palavra Êxodo?

A palavra Êxodo deriva da palavra grega “exodos” e significa saída ou partida. O livro recebeu esse nome na Septuaginta, que é a tradução grega do Antigo Testamento. O título original em hebraico era apenas o início da primeira frase do livro: “Estes, pois, são os nomes dos filhos de…”.

A palavra Êxodo serviu perfeitamente ao tema principal do livro, já que na primeira metade do livro é descrito a saída dos hebreus do Egito e na segunda metade descreve a formação das leis, instituições e o modelo de adoração em Israel.

Quem foi o autor do Livro de Êxodo?

É amplamente aceito que o autor do livro de Êxodo é Moisés. Essa conclusão fica clara ao analisarmos os detalhes do livro, o que confirma que o autor é uma testemunha ocular dos fatos, dado ao aprofundamento de detalhes descritos, o que significa que não poderia ser qualquer pessoa já que o autor se mostra extremamente culto e talentoso.

Alguns críticos contestam a autoria do livro de Êxodo por Moisés, e não apenas deste livro, mas de todo o Pentateuco, afirmando que o livro de Êxodo foi uma obra conjunta de vários autores finalizada em um período posterior a Moisés.

Todavia, os argumentos contra a autoria de Moisés não são convincentes e não existe qualquer fato que possa colocar em dúvida essa interpretação. Além disto, dentro do livro também existem textos que caracterizam a autoria de Moisés, e depois, o próprio Jesus e também seus discípulos afirmaram que a lei foi escrita por Moisés. Conheça a história de Moisés na Bíblia.

Qual a data que foi escrito o Livro de Êxodo?

Existe muita discussão não apenas referente a data em que o livro foi escrito, mas também sobre o próprio acontecimento do Êxodo em si. A possibilidade mais aceita entre os estudiosos fica entre 1445 a.C. a 1400 a.C.

Essas datas são baseadas nos textos bíblicos de 1 Reis 6:1 e Juízes 11:26 respectivamente. Existe outra possibilidade defendida com base em suposições de datas dos períodos dos governantes egípcios, e sobre uma data arqueológica do século 13 a.C. que aponta a destruição de cidades cananéias durante a conquista de Canaã, porém a única importância desta discussão é servir de esclarecimento cronológico histórico.

Receber Estudos da Bíblia

Propósito do Livro de Êxodo

O livro de Êxodo é uma continuação natural do livro de Gênesis, ou seja, sem o conteúdo de Gênesis fica bem difícil compreender os acontecimentos do livro de Êxodo. O propósito principal do livro é um registro de um dos acontecimentos mais importantes da História: a libertação do povo de Israel do Egito por intermédio dos atos redentores de Deus.

O livro  de Êxodo mostra Deus como líder do povo de Israel, e seu servo Moisés servindo como intermediário para tais acontecimentos. Para o povo de Israel, essa revelação escrita do concerto de Deus para com eles é de suma importância, pois relata o interesse pessoal de Deus para com aquele povo. Êxodo permite a consciência destes fatos gerando fé nas gerações posteriores dos hebreus.

O Livro de Êxodo e o Novo Testamento

A partir destes eventos ocorreu uma alto-revelação progressiva de Deus, culminando finalmente no Novo Testamento e na redenção por Jesus Cristo na cruz. Desta forma, é possível traçar uma paralelo entre os acontecimentos do Êxodo que foi a marca da Antigo Aliança (Páscoa, travessia do Mar Vermelho, a Lei,) com o novo concerto pela vida, morte e ressurreição de Jesus e a manifestação do Espírito Santo no Pentecoste.

Curiosidades sobre o Livro de Êxodo

O livro de Êxodo narra importantes acontecimentos que são essenciais para o entendimento de toda Escritura, dos quais podemos destacar os três principais:

  • Israel nascendo como nação.
  • A instituição dos Dez Mandamentos que é o fundamento da ética e moralidade bíblica.
  • Em nenhum outro livro do Antigo Testamento a graça redentora de Deus fica mais evidente.
Tag

3 comentários em “Estudo e Resumo do Livro de Êxodo”

  1. A Paz do Senhor
    Muito bom esse relato sobre o livro de Êxodo, deu para aprender e tirar algumas dúvidas

    Deus abençoe a todos

    Abraços em Cristo Jesus
    Pr. Cornélio Nascimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close