Últimos Posts
Casa / Livros da Bíblia / O Livro de Gênesis

O Livro de Gênesis

O livro de Gênesis é o primeiro livro da Bíblia, servindo de forma perfeita como introdução a todo conteúdo. A palavra “Gênesis” significa “a origem” ou “fonte”, e é a tradução grega do hebraico “Bereshith“, que é a primeira palavra do livro e significa “no princípio”.

Quem escreveu o Livro de Gênesis?

Em nenhum lugar do livro o autor é mencionado, porém tanto os estudiosos, os pais da Igreja Primitiva e a própria Bíblia em diversos textos afirmam que Moisés é o autor não só de Gênesis, mas de todo o Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio).

Ainda assim, existe alguma discussão em relação à autoria do livro e o período em que foi escrito, alguns acreditam ter sido escrito após a era de Moisés em algum momento no período do exílio, e outros acreditam ser antes mesmo de Moisés.

Priorizando o que a própria Bíblia testifica o mais certo é que realmente tenha sido Moisés o autor do livro de Gênesis, e que, inspirado por Deus, tenha reunido tanto registros escritos quanto orais para que pudesse organizar todo o conteúdo disponível, além de possíveis revelações divinas, já que todos os acontecimentos relatados no livro de Gênesis são anteriores a época em que ele viveu. Uma grande prova desta possibilidade é o fato de ser encontrado várias vezes em Gênesis a expressão “estas são as gerações de” que também pode ser traduzido como “estas são as histórias por”.

Qual a data que foi escrito o Livro de Gênesis?

Quanto à data em que o Livro de Gênesis foi escrito, muito provavelmente tenha sido por volta de 1450 a 1400 a.C.

Resumo e Organização do Livro de Gênesis:

Gênesis é organizado em 2 seções principais, sendo a primeira entre os capítulos 1:1 a 11:26, e a segunda do capítulo 11:27 até o fim.

A primeira seção seria uma introdução geral, começando em Adão e chegando a Abrão. É dentro desta seção que temos: Criação do Mundo, A Queda do Homem com a desobediência de Adão e Eva dando início ao pecado na humanidade, Caim e Abel, O Grande Dilúvio, e a Torre de Babel.

A segunda seção registra o inicio do povo hebreu e a introdução do propósito divino de redenção da humanidade. Os personagens principais desta segunda parte do livro são: Abraão, Isaque, Jacó e José.

Receber Estudos da Bíblia

Outra divisão que também pode ser feita seria em 3 partes, sendo a primeira entre os capítulos 1:1 a 2:25 que relatam a criação; a segunda divisão entre os capítulos 3:1 a 11:32 que relatam a degeneração; e a terceira entre os capítulos 12:1 a 50:26 que traz a ideia da regeneração. Outras organizações também podem ser utilizadas sem problema algum, como por exemplo, uma introdução (1:1 – 2:3) e o restante do livro dividido em 10 seções, iniciando cada uma nos capítulos que trazem as genealogias.

Propósito do Livro de Gênesis:

O propósito principal de Gênesis é revelar a criação do universo como obra realizada por Deus, a origem da humanidade e do pecado, o começo da nação de Israel e, sobre tudo, o início da história da redenção, apresentando um conceito totalmente monoteísta, ou seja, um único Deus, Soberano e Criador de todas as coisas.

Curiosidades sobre o Livro de Gênesis:

  • Existe uma dúvida se foi Gênesis ou Jó o primeiro livro da Bíblia a ser escrito;
  • O período de tempo descrito em Gênesis abrange um intervalo de acontecimentos maior do que todo o restante da Bíblia;
  • Cinquenta vezes entre os capítulos 1 e 2, Deus é a apresentado como Criador de algo;
  • Em Gênesis encontramos a origem das 12 tribos de Israel;
  • O concerto de Deus com Abraão é fundamental para toda a Bíblia;
  • Gênesis revela como os hebreus foram para o Egito, o que ocasionou um dos eventos mais importantes da história da humanidade: O Êxodo.

Sobre Daniel Conegero

Daniel Conegero
Daniel Conegero é o líder do Projeto Estilo Adoração. Começou a pregar a Palavra de Deus com apenas 3 anos de idade. Aos nove anos começou a compor e liderar o louvor na igreja. É professor de Teologia e também da Escola Bíblica Dominical na igreja em que congrega. É formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Além disso, verifique

Epístola de Paulo a Filemom

Epístola de Paulo a Filemom

A Epístola a Filemom é a mais curta de todas as cartas escritas pelo Apóstolo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *