O Que é Ética Cristã?

Ética cristã é um grupo de princípios morais fundamentado na Palavra de Deus. Esses princípios instruem o homem sobre como ele deve viver sua vida neste mundo de uma forma que agrade ao Senhor. A ética cristã regulamenta o relacionamento do homem com o próximo e com sigo mesmo.

Os fundamentos da ética cristã podem ser vistos do começo ao fim das Escrituras. A Bíblia revela explicitamente o padrão moral de Deus. Um exemplo desse padrão pode ser encontrado de forma sintetizada nos 10 mandamentos no Antigo Testamento, e no sermão da montanha no Novo Testamento (Êxodo 20:2-17; Mateus 5-7).

O que é ética?

Ética é definida como sendo um conjunto de valores morais que estabelecem as diretrizes que regulamentam a vida da humanidade em sociedade. A ética está presente em todas as decisões que o homem toma nas diferentes áreas de sua vida. A palavra “ética” tem origem no termo grego eqikh, que basicamente significa “costume” ou “hábitos”.

Cada escolha ou decisão do homem, é influenciada por aquilo que ele crê ser certo ou errado. Então ao tomar determinada decisão, o homem age em conformidade com a ética em que acredita, ou contra ela. Até aquelas pessoas que nem mesmo entendem a composição de seus princípios éticos, são influenciadas por tais princípios.

  • Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical.Conheça aqui! (Vagas Limitadas)

Tipos de éticas

A literatura classifica e organiza os diferentes tipos de éticas com base no princípio orientador de cada um. Basicamente três categorias são apontadas como principais, das quais outras subcategorias são derivadas. São elas:

1. Éticas humanísticas: as éticas humanísticas partem do princípio de que o homem é o centro de todas as coisas. Existem várias formas de ética humanística. Há aquelas que objetivam a experiência, ou seja, o correto é a ação e o errado é a inércia, como no existencialismo. Desde que o homem esteja agindo, qualquer experiência pode se tornar válida e justificável.

Há também aquelas éticas humanísticas que elegem como o padrão moral aceitável aquele que se concentra no bem maior para a sociedade. Isso significa que aquilo que for bom para a maioria das pessoas, então deve ser tido como correto. O utilitarismo é um exemplo desse tipo de ética.

Há ainda aquelas éticas que priorizam o prazer individual. Elas são fortemente marcadas por uma tendência egoísta. Tudo é válido desde que o prazer, a satisfação e a felicidade particular sejam alcançados. O hedonismo, e seus derivados, individualismo e materialismo, são exemplos dessa forma de ética.

2. Éticas naturalísticas: são éticas que se fundamentam nas leis da natureza. A ética naturalística diz que aquilo que é natural é correto e bom.

3. Éticas religiosas: são éticas alicerçadas naquilo que cada religião acredita ser moralmente correto segundo a visão que possuem acerca do que é bom, favorável e agradável diante de uma divindade.

A ética cristã é classificada dentro dessa categoria de alternativa ética, mas obviamente ela não é a única. Existem muitas éticas religiosas não-cristãs que pregam seus padrões éticos de acordo com a crença em seus deuses.

Para os cristãos, qualquer forma de ética que não esteja fundamentada nas Escrituras é falha, inapropriada e deve ser rejeitada.

Os princípios da ética cristã

Os princípios da ética cristã são extraídos das Escrituras Sagradas. A Bíblia é a infalível e inerrante Palavra de Deus, ou seja, o próprio Deus se revelou nas Escrituras. Por isso ela é totalmente inspira e possui autoridade plena para exortar, corrigir, ensinar e guiar o homem num modo de vida de acordo com a vontade do Senhor. Saiba mais sobre o que é a Bíblia.

A ética cristã e a existência de Deus e sua revelação à humanidade

Em primeiro lugar, a ética cristã se fundamenta na realidade da existência de um único Deus. Esse único e verdadeiro Deus subsiste nas pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ele é santo e imutável, criador de todas as coisas. Ele criou o homem como um ser moralmente responsável, e lhe revelou o padrão moral que o agrada. Saiba mais sobre o que é a Trindade.

Essa revelação de Deus à humanidade ocorre de diversas formas. Ele se revela através das obras da criação. Tudo o que foi criado por Ele aponta para os seus atributos divinos. O próprio homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Isso significa que apesar do pecado ter deformado essa imagem, em sua consciência o homem ainda carrega os reflexos do padrão moral exigido pelo Criador.

Mas é através das Escrituras que Deus se revelou de forma especial à humanidade. Tudo isto torna o homem indesculpável. Ele jamais poderá argumentar que quebrou o padrão ético exigido por Deus devido à ignorância ou desconhecimento.

A ética cristã e o estado caído do homem

Em segundo lugar, a ética cristã reconhece que o homem falhou em obedecer a Deus. Ele quebrou sua lei moral, assumindo uma posição de total rebelião contra o Criador. Dessa forma, o homem não se encontra mais num estado moralmente neutro. Sua natureza é caída e inclinada ao mal.

Todas as suas decisões naturais são influenciadas pelo pecado. Por isto ele não pode, naturalmente, desejar, amar e cumprir aquilo é espiritualmente bom diante de Deus. Ao contrário, sua ética natural sempre está fundamentada em propósitos egoístas que contrariam a vontade de Deus.

A ética cristã e a obra da redenção

Em terceiro lugar, a ética cristã se baseia no fato de que Deus providenciou uma solução para o problema do pecado. Ele enviou seu próprio Filho ao mundo para resgatar o homem morto em seus delitos e pecados.

Então o Espírito Santo aplica a obra da redenção no homem. Através da regeneração, o homem é feito nova criatura. Ele é ressuscitado de seu estado de morte espiritual para uma vida de comunhão e paz com Deus. Então mediante a fé no unigênito Filho de Deus, o homem é habilitado a viver uma vida que agrada ao Senhor. Tudo isso indica que é impossível o homem natural adotar a ética cristã. Somente aqueles que foram regenerados é que são capacitados pelo Espírito Santo a cumprir os princípios morais que agradam a Deus.

Receber Estudos da Bíblia

A aplicação da ética cristã

É verdade que a Bíblia não é um tipo de lista exaustiva que se refere diretamente e explicitamente a todas as situações de nosso cotidiano. Porém, de modo geral, ela fornece de forma clara e suficiente tudo o que precisamos saber para viver nossa vida diante de Deus e do próximo. Então a ética cristã expõe os padrões absolutos das Escrituras e os aplicam as mais diversas situações de nossas vidas.

O padrão ético não-cristão do mundo, seja qual for a alternativa ética adotada, sempre será falho e pecaminoso. Às vezes diante de uma atrocidade alguém pode dizer que faltou a ética. No entanto, isto nunca será verdade.

Todas as decisões que o homem toma se enquadram numa forma ética. Foi dessa forma que até mesmo os eventos mais tenebrosos de nossa História foram justificados por quem os cometeu. Foi assim com o nazismo e os demais casos de genocídio. As grandes guerras também foram fundamentadas em alguma alternativa ética.

Atos como a defesa do aborto, eutanásia e ideologias que procuram deturpar a instituição familiar, também seguem princípios de formas éticas não-cristãs, sejam elas humanísticas ou naturalísticas. Essas formas éticas facilmente introduzem seus valores egoístas, individualistas, materialistas e relativistas na sociedade.

Por isto os verdadeiros cristãos rejeitam todas essas alternativas éticas, e enxergam na ética cristã o conjunto dos valores morais exigidos por Deus aos homens, independentemente de sua cultura ou época. Esses valores são imutáveis e absolutos.

Mas deve ficar claro que é a ética cristã não é algo que concede ao homem uma forma de salvação ou justificação própria.  A ética cristã é aplicada na vida do cristão como uma forma de gratidão. Ele foi salvo pela graça mediante a fé em Jesus Cristo, e agora deseja viver sua vida com uma conduta que agrada a Deus (Colossenses 3:1-6).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

4 Comentários

  1. Parabéns irmão por estes comentários bíblicos achei maravilhoso e edificantes ; bem simples e compreensivos Bênção pura Que Deus te abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar