Últimos Posts
Casa / Perguntas e Respostas Bíblicas / O Que Significa / O Que é Hipocrisia? O Que Significa Ser Hipócrita?

O Que é Hipocrisia? O Que Significa Ser Hipócrita?

Hipocrisia significa “falsidade”, “fingimento”, “dissimulação”. Logo, o hipócrita é o individuo que finge ser aquilo que não é, ou seja, ele simula a bondade e as qualidades que de fato ele não tem. Neste texto veremos qual o significado de hipocrisia e o que é um hipócrita, tendo como base os textos bíblicos onde tal conceito é aplicado.

Etimologia e significados de hipocrisia e hipócrita

As palavras hipocrisia e hipócrita derivam do vocábulo grego hypokrites, que de forma primaria significa um “ator”, ou seja, o termo hipócrita era aplicado a um ator no palco de um teatro no contexto da dramaturgia grega.

Assim, o mesmo termo traduzido também como hipocrisia começou a ser aplicado metaforicamente àquela pessoa que finge ser o que na realidade não é, ou seja, ela atua na vida real como se estivesse em um papel no teatro. Portanto, mesmo na literatura grega secular o hipócrita pode significar uma pessoa fingida, que pratica o engano, colocando a hipocrisia como um comportamento indesejável.

Hipocrisia e hipócrita no Antigo Testamento

No Antigo Testamento esse conceito de “fingimento” e “falsidade” da forma com que é aplicado aos termos hipocrisia e hipócrita não existia exatamente. O que acontece é que a raiz hebraica hnp foi traduzida algumas vezes em nosso idioma como hipocrisia, porém na Septuaginta (versão grega do Antigo Testamento) os termos gregos anomos, “criminoso”, um paralelo a poneros, “perverso” e asebes, “ímpio”, foram utilizados ao invés de hypokrites.

No entanto, uma tradução do livro de Jó posteriormente incluída na Septuaginta traduziu o termo hebraico hanep do verbo hanap, que significa “corromper”, como hypokrites (Jó 34:30; 36:13).

O termo hanep no livro de Jó é aplicado para se referir a alguém radicalmente contrário a Deus, alguém que não se lembra d’Ele, ou seja, ao ímpio. Isso é bem interessante pois parece indicar que os judeus que falavam grego já aplicavam o termo hypokrisis além do seu conceito metafórico onde uma pessoa finge o que não é.

Hipocrisia e hipócrita no Novo Testamento

A última observação que fizemos no tópico acima é bastante útil para entendermos a forma com que o conceito de hipocrisia e hipócrita é aplicado no Novo Testamento. O termo “hipócrita” aparece traduzido em 18 ocorrências nos discursos de Jesus, enquanto “hipocrisia” parece outras duas vezes.

Em tais passagens as palavras do Senhor geralmente se referem, de alguma forma, aos fariseus e escribas (Mt 7:5; 23:28; Lc 12:1,56; 13:15; etc). Entretanto, quando analisamos algumas passagens paralelas podemos perceber que Jesus acusou aqueles religiosos de algo bem mais profundo do que um simples fingimento. Às vezes, em tais passagens paralelas encontramos expressões como “sua maldade” e “sua astúcia” como equivalente a expressão “sua hipocrisia” (Mc 12:15; cf. Mt 22:18; Lc 20:23).

Receber Estudos da Bíblia

Apenas em Lucas 20:20 o verbo grego hypokrino é aplicado com o significado original de “fingimento” ou “atuação em um papel”. Na ocasião, os escribas e os sacerdotes enviaram espias que fingiam sinceridade com o intuito de prender a Jesus.

Além dos Evangelhos, o termo hypokrisis aparece pelo menos três vezes. A primeira é quando o apóstolo Paulo advertiu o apóstolo Pedro por sua “dissimulação” ao primeiramente sentar-se a mesa com os irmãos gentios em Antioquia e depois censurá-los diante do grupo de irmãos que vieram da parte de Tiago, fazendo com que até mesmo Barnabé fosse influenciado por tal dissimulação.

O mesmo apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo revelou que “o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras […]” (1Tm 4:1,2).

O apóstolo Pedro também advertiu que o cristão verdadeiro precisa se despojar de toda a hipocrisia (1Pe 2:1). Ainda no Novo Testamento, pelo menos seis vezes ocorre o termo grego anupokritos que é traduzido como “sem hipocrisia” (Tg 3:17) “não fingindo” (Rm 12:9) e “sincero” (2Co 6:6; 1Tm 1:5; 2Tm 1:5; 1Pe 1:22).

Sobre Daniel Conegero

Daniel Conegero
Daniel Conegero é o líder do Projeto Estilo Adoração. Começou a pregar a Palavra de Deus com apenas 3 anos de idade. Aos nove anos começou a compor e liderar o louvor na igreja. É professor de Teologia e também da Escola Bíblica Dominical na igreja em que congrega. É formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Além disso, verifique

O que Significa Maranata

O Que Significa Maranata?

Maranata é uma expressão aramaica que pode significar tanto “vem, Senhor” ou “Senhor nosso, venha” ...

Um comentário

  1. Ronaldo souza reis

    a paz do senhor meu irmão,graças a Deus por esses maravilhosos ensinos biblicos. muito abençoados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *