O Que é o Pentateuco? Quem Escreveu o Pentateuco?

Pentateuco é o como é chamado o conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia. Estes cinco livros também são chamados de “a Lei” ou “Torá”. Os livros que compõe o Pentateuco são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

A palavra Pentateuco vem do grego pentateuchos, que significa “livro de cinco volumes”. Esses cinco primeiros livros do Antigo Testamento possuem uma importância muito grande. Eles fornecem a base de todo o restante do conteúdo bíblico.

Quem escreveu o Pentateuco?

É amplamente aceito que Moisés foi quem escreveu o Pentateuco. Na verdade a própria Bíblia indica que Moisés escreveu a Lei. No Antigo Testamento existem várias referências a escritos que são designados como “Livro de Moisés”, “Livro da Lei de Deus” etc. (Josué 1:8; 8:34; 2 Reis 14:6; 22:8; 2 Crônicas 17:9; 25:4; Neemias 8:1,18; 9:3; 13:1).

É verdade que muitas dessas referências não falam especificamente do Pentateuco, e sim de escritos pós-exílicos. Mas de qualquer forma, esses escritos certamente continham partes do Pentateuco.

O Novo Testamento também se refere em diversas ocasiões ao Pentateuco (cf. Mateus 12:5; Marcos 12:26; Lucas 16:16; João 7:19; Gálatas 3:10). O evangelista Lucas escreve que Jesus ensinou as Escrituras “começando por Moisés” (Lucas 24:27). Certa feita o próprio Jesus atribuiu a autoria do Pentateuco a Moisés (João 5:46).

Até mesmo dentro dos textos do Pentateuco existem indicações do importante papel exercito por Moisés como redator (cf. Êxodo 24:3-7; Deuteronômio 31:24-26). Assim, as tradições judaica e cristã aceitam e defendem a autoria mosaica do Pentateuco. Saiba quem foi Moisés.

Também é verdade que nos últimos tempos vários estudiosos começaram a contestar a autoria de Moisés. De forma geral, eles alegam que o Pentateuco é uma combinação de diversos outros escritos produzidos no primeiro milênio antes de Cristo. Mas essas críticas não se sustentam diante das evidências que apontam para a autoria de Moisés. Também é importante entender que quando se diz que Moisés é o autor do Pentateuco, se está afirmando que, em sua maior parte, esses cinco livros unificados foram redigidos originalmente no tempo de Moisés.

Isso significa que ele teve uma contribuição fundamental em sua composição. Mas também é preciso admitir que Moisés utilizou fontes literárias anteriores ao seu tempo (cf. Gênesis 5:1; Números 21:14). Isso explica algumas mudanças de estilo literário que podem ser notadas nos cinco livros.

Sob a capacitação e supervisão divina, posteriormente outras pessoas fizeram atualizações gramaticais e alguns adendos ao texto do Pentateuco. Além disso, também não podemos esquecer que o Pentateuco foi inspirado pelo próprio Espírito de Deus, o que faz d’Ele o seu grande Autor.

Receber Estudos da Bíblia

A mensagem do Pentateuco

O Pentateuco é uma mistura de História e Lei. Ele é uma estrutura unificada. Isso significa que ao mesmo tempo em que o Pentateuco é uma combinação de cinco livros individuais, ele também é uma narrativa uniforme e contínua. A interligação entre os cinco livros do Pentateuco é perfeita.

O Pentateuco narra desde a criação do mundo e termina com o registro acerca da morte de Moisés. O livro de Gênesis cria o pano de fundo perfeito para a introdução do livro de Êxodo. Ele apresenta o período patriarcal e destaca especialmente a aliança de Deus com Abraão. Isso explica a origem do povo hebreu, e por que esse povo aparece no restante do Antigo Testamento como o povo da aliança que desfruta do favor especial de Deus.

O livro de Êxodo registra o grande livramento dos descendentes de Abraão da terra do Egito. Nesse período o livro mostra a liderança de Moisés, o registro da Lei de Deus e instituição do culto no Tabernáculo.

O livro de Levítico traz uma regulamentação detalhada acerca da adoração em Israel. Ele trata minuciosamente sobre as questões sacerdotais e os elementos de culto. O livro de Números mostra os israelitas como um grande exército liderado pelo Senhor através da pessoa de Moisés, partindo em direção a conquista de Cannã.

Finalmente, o livro de Deuteronômio fala sobre como a nação de Israel devia guardar a Lei de Deus e permanecer fiel a Aliança do Sinai. O livro termina mostrando a sucessão de Moisés por Josué.

O grande tema do Pentateuco é a história das alianças de Deus com Israel. Essa nação sacerdotal recebeu a responsabilidade de levar à salvação aos demais povos. Desse modo, o Pentateuco aponta para Cristo, pois nele são cumpridas plenamente as alianças e a Lei. Através de sua obra redentora, Ele trouxe a Nova Aliança ao seu povo, fazendo da Igreja uma nação de reis e sacerdotes (2 Pedro 2:9).

Tag

1 comentário em “O Que é o Pentateuco? Quem Escreveu o Pentateuco?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close