O Que é Querubim? O Que Significam os Querubins na Bíblia?

Querubim é um ser celestial criado por Deus e que pertence à ordem dos anjos. A Bíblia indica que os querubins constituem uma classe específica de anjos dotados de significativo poder e grande autoridade. Os querubins são mencionados com certo destaque em algumas passagens bíblicas.

Os querubins aparecem pela primeira vez na Bíblia após a Queda do Homem. Depois de pecarem contra Deus, Adão e Eva foram proibidos pelo Senhor de se aproximarem da árvore da vida. Então Deus colocou querubins para guardarem o local (Gênesis 3:24).

Depois os querubins são mencionados novamente na época do êxodo de Israel. Quando Deus deu a Moisés as instruções sobre como deveria ser a adoração entre os israelitas, Ele indicou que duas imagens de querubins feitas de ouro deveriam ser colocadas na tampa da Arca da Aliança.

Os querubins deveriam ser representados de uma forma que estivessem de frente um para o outro com suas asas cobrindo o propiciatório (Êxodo 25:18-20; 37:7-10). Imagens de querubins também foram bordadas nas cortinas do Tabernáculo. Em seguida eles continuam sendo mencionados na Bíblia Sagrada sempre relacionados à glória, poder e santidade de Deus (cf. 2 Crônicas 3:7-14).

Quantos querubins existem?

Não é possível saber quantos querubins existem. É certo que existem pelo menos quatro deles conforme a visão de Ezequiel (Ezequiel 1:5-13). Se as criaturas vistas por João também forem querubins, então de forma significativa mais uma vez eles apareceram num grupo de quatro indivíduos (Apocalipse 4:6-9).

Alguns comentaristas adotam uma interpretação muito antiga e tradicional de um texto do livro de Ezequiel para afirmarem que Satanás originalmente pertencia a essa classe de anjos (Ezequiel 28:13-15). No entanto essa informação não está clara no texto. O profeta utiliza uma linguagem profética misturada com elementos poéticos para se referir ao rei de Tiro como um querubim ungido, e é difícil saber se existe alguma dupla referência que aponte para Satanás nessa profecia. Saiba mais sobre a origem do Diabo.

Qual é a função de um querubim?

Considerando todas as passagens bíblicas que tratam dos querubins, é possível dizer que eles são seres protetores. Como já foi dito, alguns deles foram designados por Deus a guardar a entrada do paraíso. A forma com que os querubins foram representados na Arca da Aliança também confirma isto. Eles guardavam e observavam o propiciatório (Êxodo 25:18).

A Bíblia também diz que os querubins constituem a carruagem em que Deus desce a terra (cf. 2 Samuel 22:11; Salmos 18:10; 22:11). Tudo isso indica a categoria elevada que os querubins ocupam. Sua função principal certamente é revelar a majestade e a glória do Senhor. Nesse sentido, eles defendem a santidade de Deus que é ofendida pelo pecado.

Receber Estudos da Bíblia

Como são os querubins?

Como todos os anjos, os querubins são seres espirituais incorpóreos, dotados de pessoalidade. Isso significa que os querubins possuem inteligência e responsabilidade moral. Mas os querubins são representados na Bíblia em várias formas. No geral, a representação bíblica dos querubins mistura semelhanças da forma humana com características animais.

O profeta Ezequiel é quem fornece maiores detalhes nesse sentido. Ele identificou os querubins como os animais que contemplados junto ao rio Quebar. O profeta descreve a aparência desses seres da seguinte maneira (Ezequiel 1:5-13):

  • Tinham forma de homem.
  • Tinham pés como de bezerro que reluziam como bronze polido.
  • Possuíam quatro rostos, sendo: um rosto humano, um rosto de leão no lado direito, rosto de boi no lado esquerdo e rosto de águia.
  • Tinham quatro asas com as quais cobriam seus corpos e encostavam uns nos outros. Debaixo das asas os querubins tinham mãos semelhantes às mãos humanas.
  • Os querubins resplandeciam. O profeta diz que eles eram como tochas, e pareciam carvão acesso.

No livro do Apocalipse o apóstolo João relata ter presenciado quatro seres semelhantes àqueles que foram vistos por Ezequiel. Por isto muitos comentaristas identificam as criaturas mencionadas por João como sendo querubins, embora existam diferenças naturais nas descrições feitas por Ezequiel e João acerca da aparência dos seres celestiais.

Os estudiosos não entram num acordo sobre como as representações dos querubins devem ser interpretadas. Alguns acreditam que essas representações de querubins devem ser entendidas de forma literal com relação ao aspecto deles. Outros defendem que tais representações são simbólicas e servem simplesmente para demonstrar o grande poder e autoridade que Deus depositou sobre essas criaturas. Essa última posição parece ser a mais coerente biblicamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close