O Que Significa Aleluia?

Aleluia significa “adorem ao Senhor”. Esta é uma das expressões mais conhecidas no mundo inteiro, e muito utilizada pelos cristãos, principalmente nos cultos. As pessoas pronunciam a palavra “Aleluia” o tempo todo, além de ela também ser bastante utilizada em músicas. Porém, muitos não conhecem a origem e o significado da palavra Aleluia.

O que significa Aleluia

O que significa Aleluia na Bíblia?

Aleluia é uma transliteração do termo grego “Allelouia“, porém esse termo grego também é uma transliteração do termo hebraico “Halleluyah” muito utilizado na liturgia hebraica. Esse termo hebraico significa “Louvem a Yah”. Perceba que sua composição é formada por duas palavras: “Hallelu“, que significa “louvem”; e “Yah“, que é uma variação do nome próprio de Deus utilizado no Antigo Testamento. Yah significa “Senhor”, e é uma abreviação de Yahweh, transliterado no português como “Jeová”.

Sendo assim, o significado da palavra “Aleluia” enfatiza o poder, a benignidade e sabedoria de Deus relacionado às suas obras. Por isto ela pode ser traduzidas como “adorem a Deus”, “louvem ao Senhor” ou “louvado seja o Senhor”.

A palavra Aleluia no Antigo Testamento

No Antigo Testamento, o termo Aleluia pode ser encontrado originalmente em alguns Salmos, onde ocorre 24 vezes. Com exceção do Salmo 135:5, a palavra Aleluia sempre aparece no início, como título, ou no fim dos salmos. Isso indica que essa palavra havia se tornado uma conclamação padrão de louvor na adoração dos judeus no Templo. Esse é o caso do Salmo 150:6 na Septuaginta, onde lemos: “Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor”.

Da mesma forma, no Salmo 106:48 a expressão original hebraica já aparece traduzida como “louvai ao Senhor”:

Bendito seja o Senhor Deus de Israel, de eternidade em eternidade, e todo o povo diga: Amém. Louvai ao Senhor (Salmos 106:48).

Muitos dos salmos em que aparece essa palavra, posteriormente tornaram-se parte fundamental na adoração das Sinagogas. Eles também passaram a ser entoados nas principais festas judaicas, como na celebração da Páscoa, no Pentecostes, Tabernáculos e Dedicação.

A palavra Aleluia no Novo Testamento

No Novo Testamento, a palavra Aleluia aparece quatro vezes apenas no livro do Apocalipse escrito pelo apóstolo João. As quatro ocorrências são registradas num único capítulo, o capítulo 19 (versículos 1,3,4 e 6) e translitera o grego allelouia (αλληλουια).

E, depois destas coisas ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus (Apocalipse 19:1ss).

Receber Estudos da Bíblia

É correto dizer “Aleluias”?

É comum ouvir muitas pessoas pronunciando a palavra aleluia no plural, dizendo então “Aleluias”. No entanto, essa expressão não está correta. Aleluias, no plural, pode transmitir a ideia de pluralidade no significado original do termo termo Aleluia, ficando então algo como “louvem aos senhores”.

É verdade também que muita gente usa essa expressão no plural acreditando que assim está intensificando o louvor ao Senhor, porém fica claro que esse entendimento é equivocado, e a expressão correta é apenas “Aleluia”.

Tag

3 comentários em “O Que Significa Aleluia?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close