O Que é Cenáculo e o Que Significa?

A curiosidade sobre o que significa cenáculo está diretamente ligada a algumas passagens bíblicas que fazem referência a esse lugar, sobretudo o episódio da Última Ceia, onde nos Evangelhos de Marcos (14:15) e Lucas (22:12) a palavra cenáculo aparece em algumas traduções, além do texto no livro de Atos dos Apóstolos onde narra a reunião dos discípulos no cenáculo. Vamos neste texto entender o que é o cenáculo e o qual o significado dessa palavra.

O que é cenáculo e qual o significado dessa palavra?

Cenáculo é a palavra utilizada para se referir a sala onde eram feitas as refeições ou a um quarto no primeiro andar de uma casa onde era utilizado como aposento de hóspedes desde tempos imemoriais.

A palavra cenáculo não aparece originalmente na Bíblia. Na verdade essa palavra vem do latim cenaculum, e é utilizada nos textos bíblicos para traduzir algumas palavras hebraicas e gregas. Basicamente, a palavra cenáculo significa algo como “sala de refeições”, ou, de modo mais genérico, “quarto no andar superior de uma casa”. Essa palavra é derivada do termo latino cena, que significa “jantar” ou “ceia”. A seguir, veremos alguns termos em que a palavra cenáculo é utilizada como tradução.

Cenáculo no Antigo Testamento

No Antigo Testamento, a palavra cenáculo geralmente traduz o termo hebraico aliyya, que significa “aposento superior”. Em algumas traduções bíblicas, ao invés de “cenáculo”, as palavras “quarto” ou “aposento” aparecem em português para traduzir esse termo.

Algumas ocorrências dessa palavra são:

Receber Estudos da Bíblia
  • O rei Eglom estava em seu cenáculo com as portas abertas quanto Eúde entrou para matá-lo (Jz 3:20);
  • O Profeta Elias ficou hospedado em um quarto superior para hóspedes em Sarepta (1Rs 17:19);
  • O Profeta Eliseu também ficou em um aposento superior construído pela mulher sunamita (2Rs 4:10,11);
  • Acazias, rei de Israel, acidentalmente caiu de seu aposento superior que possuía grades nas janelas. Ele ficou gravemente ferido e acabou falecendo (2Rs 1:2).
  • Acaz havia construído um cenáculo e sobre seu terraço edificou um altar que foi destruído por Josias (2Rs 23:12);
  • O rei Jeoaquim construiu um palácio com aposentos espaçosos e não pagou aos trabalhadores (Jr 22:13,14);
  • O Templo de Salomão era cercado por aposentos, e tinha pelo menos três andares (1Cr 28:11).

Cenáculo no Novo Testamento:

Nos Evangelhos, cenáculo traduz a palavra grega anogeon, que se refere ao local que foi providenciado para que Jesus celebrasse a Páscoa acompanhado de seus discípulos. Esse local foi onde Cristo realizou a Última Ceia, às vésperas de sua crucificação. Tratava-se de um quarto no primeiro andar mobiliado, onde havia leitos baixos em que os participantes se reclinavam para cear conforme o estilo greco-romano (Mc 14:15; Lc 22:12). Muitos acreditam que o cenáculo mobiliado utilizado nesse episódio era originalmente uma sinagoga, que acabou se tornando um ponto de encontro entre os primeiros cristãos.

Na atualidade, existe um lugar em Jerusalém onde lhe atribuem a condição de ser o local original do cenáculo onde a Última Ceia foi realizada. Esse local, no Monte Sião, onde posteriormente foi construído um templo, ainda preserva algumas paredes originais, porém, após a invasão turca em Jerusalém, o local foi transformado em uma mesquita.

Já no livro de Atos dos Apóstolos (1:13), cenáculo traduz a palavra grega huperoon e indica o lugar onde os discípulos se reuniram após a ascensão de Cristo ao céu:

E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago.
(Atos 1:13)

No mesmo local foi onde ocorreu a escolha de Matias para ocupar o lugar de Judas Iscariotes (At 1:26) e onde o Espírito Santo foi derramado sobre eles no dia de Pentecostes (At 2).

Ainda no livro de Atos, a palavra também aparece para se referir ao “quarto alto” onde Dorcas foi ressuscitada (At 9:39), e ao aposento, localizado no terceiro andar, onde Paulo pregava quando um Jovem, por nome de Eutico, caiu de uma janela (At 20:8,9).

Tag
Artigos relacionados

1 comentário em “O Que é Cenáculo e o Que Significa?”

  1. Muito edificante e esclarecedor a forma pedagógica como foi tratado o significado da palavra “cenáculo” . Antes de ter esse conhecimento, entendia que o cenáculo, só existia um, o de Jerusá.lem, onde foi realizada a última ceia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close