O Que Significa Maranata?

Maranata é uma expressão aramaica que pode significar tanto “vem, Senhor” ou “Senhor nosso, venha” como “nosso Senhor veio”. A palavra maranata aparece em 1 Coríntios 16:22. Neste estudo bíblico entenderemos um pouco melhor o que significa maranata.

As possíveis traduções da palavra maranata

Primeiramente precisamos saber que a palavra maranata da forma como aparece na carta do apóstolo Paulo aos coríntios é uma transliteração do aramaico, isso porque a epístola foi escrita originalmente em grego.

Essa expressão no aramaico pode ser marana tha ou maran atha. A primeira possibilidade significa “vem, nosso Senhor”, ou seja, é traduzida no imperativo. Já a segunda possibilidade significa “nosso Senhor já veio”, isto é, sendo traduzida como perfeito do indicativo.

Qual o significado de maranata em 1 Coríntios 16:22?

Na passagem em questão o apóstolo Paulo escreveu: “Se alguém não ama o Senhor, seja anátema. Maranata“. Perceba que a palavra maranata parece ter sido utilizada sem qualquer explicação, ou seja, quase como uma expressão avulsa. Entretanto, ao lermos atentamente o texto percebemos que a palavra se encaixa perfeitamente na oração do apóstolo. Além disso, o contexto é o que nos ajuda a distinguir sobre qual o significado mais provável pretendido por Paulo.

A palavra maranata aparece nas saudações finais de Paulo aos irmãos de Corinto. Então, no versículo 22, precedendo a benção final, o apóstolo introduziu uma grave advertência, declarando que quem não ama ao Senhor que seja amaldiçoado.

Essa parte da epístola foi escrita por Paulo de próprio punho (1Co 16:21), e o versículo 22 é uma declaração de sua autoridade apostólica e um alerta para quem desobedecesse às instruções contidas na epístola.

Comparando então esse alerta final do apóstolo com o restante do conteúdo da carta, percebemos claramente que nem todos os destinatários da epístola amavam o Senhor, e alguns deliberadamente tentavam minar a igreja em Corinto (cf. 1Co 4:18,19; 5:13; 6:9,10; 12:3; 14:36-38; 15:12).

A frase proferida por Paulo aqui se assemelha bastante ao que o próprio apóstolo escreveu na Epístola aos Gálatas, onde invocou uma maldição sobre os pregadores que não proclamam o verdadeiro Evangelho de Cristo (Gl 1:9).

Considerando essa expressão de forte repreensão que antecede a palavra maranata, é mais provável que o significado pretendido pelo apóstolo seja o “vem, Senhor”, ou seja, ele associou a palavra maranata à maldição pronunciada imediatamente antes (“anátema”), no sentido de que ele estava fazendo uma oração para que Cristo viesse como Juiz para julgar e punir os perversos citados na sentença.

Também é interessante saber que no mesmo versículo Paulo não utilizou o grego agapao para se referir ao amor para com o Senhor, pois essa palavra é empregada pelo apóstolo em suas epístolas para denotar um amor espiritual e genuíno. O que Paulo utilizou aqui foi o grego phileo que significa “afeição”, ou seja, as pessoas a quem Paulo se referiu na sentença desse versículo eram tão perversas que não possuíam nem mesmo afeição pelo Senhor Jesus.

É verdade que alguns estudiosos chamam a atenção para uso da palavra maranata como parte da liturgia característica na celebração da Ceia do Senhor, ou seja, quando os cristãos da Igreja Primitiva se reuniam em memória da obra realizada por Cristo eles oravam sinceramente pela volta física do Senhor, dizendo: “Maranata!“, isto é, vem, Senhor Jesus!

Caso a outra possibilidade de tradução fosse a correta, ou seja, “nosso Senhor já veio”, então o apóstolo estava se referindo a encarnação de Cristo, e possivelmente refutando os falsos ensinos de que o Messias ainda não tinha vindo.

Todavia, considerando o contexto da passagem conforme analisamos aqui, o melhor significado de maranata na frase do apóstolo Paulo é referente ao retorno de Cristo, onde ele basicamente estava pedindo que o Senhor voltasse depressa para eliminar aqueles amaldiçoados que não possuíam nem mesmo afeto por Ele.

Aplicativo de Estudo Bíblico

Você pode gostar também Mais do autor

2 Comentários

  1. voz O usuário diz

    não tem 2 corintios 16 ver.22 ai esta errado .

    1. Equipe Estilo Adoração O usuário diz

      Obrigado pelo comentário, foi um erro de digitação, é 1 Coríntios e não 2 Coríntios. Deus abençoe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.