O Que Significa Primogênito?

A palavra primogênito significa “o mais velho”, “o primeiro filho” ou “aquele que nasceu primeiro”. Essa palavra deriva do latim primogenitus. Quando utilizada na Bíblia, a palavra primogênito também pode transmitir outro significado, a depender do contexto, expressando a ideia de “posição privilegiada”.

O significado da palavra primogênito na Bíblia

Na Bíblia, a palavra primogênito é usada várias vezes e em diversas situações e épocas diferentes. Ela é utilizada para descrever: o primeiro filho de uma família, o primogênito de uma nação, alguém que recebeu honra de “primogênito”, e até mesmo a primeira cria de animais.

As palavras presentes nos textos bíblicos originais e que foram traduzidas no latim como primogênito, têm suas origens no hebraico e no grego. Na Bíblia, o uso mais comum dos termos traduzidos como “primogênito” está relacionado ao primeiro filho homem de uma família.

Isso acontece porque na cultura judaica o primeiro filho herdava o direito de primogenitura. Este direito lhe concedia privilégios especiais. O filho primogênito recebia a benção familiar que resultava em uma liderança espiritual e social. Além disso, ele possuía o benefício especial em relação à herança dos pais, no caso uma dupla parte da herança.

A palavra primogênito no Antigo Testamento

No Antigo Testamento, a palavra primogênito é utilizada diversas vezes. Na maioria delas ela traduz o termo hebraico behor.

Devemos ressaltar também que na Bíblia existe uma diferença entre primogênito por herança e primogênito por remissão. O primogênito por herança é o primogênito do pai por parte de qualquer uma de suas mulheres, se este tivesse praticado a poligamia.

Já o primogênito por remissão, diz respeito ao primogênito da mãe, e aplica-se tanto ao homem quanto ao animal. No caso do filho primogênito ser o primogênito da mãe, mas não do pai, este precisava ser remido com um mês de idade pelo pai. O pai remia esse filho com um valor equivalente a cinco ciclos. Esse valor devia ser entregue ao sacerdote em dinheiro ou em objetos. Se o pai não realizasse esse procedimento, quando o filho crescesse, ele deveria remir a si mesmo. Saiba mais sobre os pesos e medidas bíblicas.

Em Israel, os primogênitos deveriam jejuar no dia anterior a celebração da Páscoa. Essa ordenança estava relacionada ao livramento da última praga enviada ao Egito. Saiba mais sobre as dez pragas enviadas ao Egito.

Como já foi dito, a palavra primogênito não está apenas isolada ao significado de primeiro filho. Na Bíblia ela também é aplicada como uma espécie de título de honra. Existem vários exemplos claros que definem essa condição. Esses exemplos mostram pessoas que não foram primogênitas (primeiro filho), mas que foram “feitas primogênitas”. Esse foi o caso de Efraim, filho de José, por exemplo.

Receber Estudos da Bíblia

A palavra Primogênito no Novo Testamento

No Novo Testamento, a palavra primogênito é usada várias vezes para traduzir geralmente o termo grego prōtotokos. Em alguns textos, esse termo grego é aplicado a Jesus, como por exemplo, nas expressões “primogênito dos mortos”, “primogênito de toda criação”, e “primogênito entre muitos irmãos” (Colossenses 1:15,18; Romanos 8:29).

Nesses casos, o termo empregado não está relacionado a ideia de nascimento ou a uma ordem cronológica temporal. Ele é aplicado no sentido de “posição”, semelhantemente a quando o termo é utilizado para se referir a um filho favorecido como sendo o principal herdeiro de um patrimônio familiar.

A expressão “primogênito dos mortos”, por exemplo, não quer dizer que Jesus foi o primeiro a ser ressuscitado literalmente. Outras pessoas ressuscitaram antes de Jesus no Antigo Testamento. Mas essa expressão significa que Jesus foi o primeiro a ressuscitar dos mortos em uma forma imortal e gloriosa. Ele foi o primeiro a voltar dos mortos sem estar mais sujeito a morte. Sua ressurreição marcou o início de uma nova criação, inaugurando um novo tempo (2 Coríntios 5:17; cf. Atos 2:29-36; 13:32-35). Sem a ressurreição de Cristo, nenhuma outra ressurreição seria possível. A ressurreição de Jesus é a garantia de que nós também ressuscitaremos (Romanos 8:29; 1 Coríntios 15:20-28; Hebreus 1:6; 12:23).

Da mesma forma, as outras referências também estão relacionadas a ideia de autoridade e posição. Quando é dito que Jesus é o “primogênito de toda criação”, por exemplo, não significa que Ele foi o primeiro a ser criado ou a nascer. Essa expressão aponta para a eternidade do Filho de Deus. Ela destaca a verdade de que Ele sempre existiu juntamente com o Pai, e pelo Pai Ele é especialmente amado. Nele, por Ele e para Ele, foram criadas todas as coisas, e sem Ele nada do que foi feito se fez (Colossenses 1:16,17; cf. João 1:1-3).

Assim, o termo primogênito é aplicado a Jesus para enfatizar que Ele exerce autoridade sobre toda a criação. Ele possui todos os direitos sobre ela, e isso evidencia sua honra, excelência e supremacia.

O Novo Testamento também destaca a primogenitura da Igreja. Nós, como Igreja do Senhor, feitos filhos de Deus, inscritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo, somos herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo. Isso significa que somos primogênitos na família de Deus, pois compartilhamos a herança de Jesus, o Primogênito (Romanos 8:17 e Hebreus 12:23).

Curiosidade sobre os primogênitos na Bíblia

A Bíblia menciona alguns casos de sacrifícios de primogênitos por parte de alguns reis de Israel. Eles sacrificaram seus próprios filhos e filhas (2 Reis 16:3, 17:17 e 21:6). Essa prática herdada do paganismo, foi extremamente reprovada por Deus (Jeremias 19:5).

Mais tarde, no Novo Testamento, Jesus utilizou o lugar onde os sacrifícios de primogênitos foram realizados como figura para ensinar a severidade e a realidade do tormento no inferno. Esse lugar era conhecido como o Vale de Hinom.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Etiquetas

3 Comentários

  1. Jesus Cristo foi o primeiro a ressucitar foi as primárias dos que dormem….ninguém ressuscitou antes dele. No caso de Lázaro o mesmo estava somente em coma e erroneamente foi dito que ele ressuscitou, quando na verdade ele reviveu pois após isso ele morreu e se tivesse ressuscitado estaria vivo até os dias de hoje.
    A ressurreição só se tornou possível com o grande e último sacrifício de Cristo antes dele ninguém poderia ressuscitar antes que o último e grande sacrifício fosse realizado e só poderia ser feito por Jesus Cristo que tinha poder sobre sua vida para ter o poder de dar sua vida em resgate ao pecado original de Adão ou seja a morte.

    1. Olá Leonardo. Você não entendeu corretamente a aplicação da palavra primogênito na expressão “primogênito dos mortos”. Antes da ressurreição de Jesus, outras pessoas já tinham ressuscitado literalmente (1Reis 17.17-24; 2Reis 4.32-37; 13.20-21). Sobre Lázaro, a Bíblia é suficientemente clara ao afirmar que ele estava morto. Dizer que Lázaro estava apenas em coma é contradizer a Bíblia. Jesus é o primogênito dentre os mortos no sentido de que Ele foi o primeiro a ressuscitar gloriosamente. Além disto, sua ressurreição é a base para todas as outras ressurreições. Leia novamente o texto, pois nele está bem explicado o significado da palavra primogênito em casos assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar