O Que Significa Rabi e Raboni?

Rabi é uma expressão que aparece em alguns textos bíblicos. Logo, muita gente possui certa curiosidade sobre o que significa Rabi. Outra expressão relacionada a esse assunto é o termo Raboni, e neste texto nós veremos a aplicação e o significado de tais expressões.

Qual o significado de Rabi?

Rabi vem do grego rhabbi (ou rhabbei) e é uma transliteração de uma palavra hebraica usada como uma expressão de respeito e honra. No hebraico, o termo rav significa “grande”, “mestre”, e acabou tomando o sentido de “professor”.

Originalmente, a expressão “Rabi” era usada como um tipo de marca de respeito, no sentido de reverência. Logo, Rabi significa literalmente “meu mestre”, “meu grande mestre” ou “meu ilustre senhor”.

Depois do século 1 d.C., a expressão “Rabi” passou a ser usada como uma espécie de título atribuído a mestres e líderes religiosos, se afastando um pouco de seu significado e aplicação original.

Geralmente, recebia o título de Rabi um judeu considerado culto e doutor da Lei, alguém que havia estudado as Escrituras por muitos anos. Os Rabis, além de ensinarem as Escrituras, também escolhiam homens que seriam treinados como seus discípulos, para que, um dia, talvez também pudessem ser Rabis.

Uma variante do termo Rabi foi aplicada a Gamaliel, quando este foi chamado de “Raban“, um título mais elevado que Rabi, e que significa “nosso mestre“. Tal fato foi registrado na Mishnah, uma das principais obras rabínicas.

No Novo Testamento, o termo “Rabi” é aplicado uma vez a João Batista e pelo menos doze vezes ao Senhor Jesus. Em relação a João Batista, o mesmo é chamado de Rabi no episódio em que houve uma contenta entre seus discípulos e um judeu acerca da purificação. Quando foram ter com ele para questioná-lo acerca de Jesus, usaram o termo Rabi (Jo 3:26).

Quando o termo é aplicado a Jesus, muito provavelmente se refere ao sentido de honra, ao invés de seu significado técnico. Uma passagem interessante está no Evangelho de Mateus (23:7), onde Jesus ensina a seus discípulos para que não desejassem o título de Rabi, pois para eles, apenas um é o Mestre.

Dessa maneira, eles agiriam de forma oposta aos escribas e fariseus que se deleitavam com as saudações nas praças e com o título de Rabi dado a eles pelos homens, ou seja, entre os religiosos da época, tal título era usado muitas vezes como sinal de orgulho e exaltação.

Outra passagem importante sobre esse tema está no Evangelho de João, onde temos a narrativa do encontro entre Jesus e o fariseu Nicodemos que era um dos principais dos judeus. Na ocasião, Nicodemos se dirigiu a Jesus com a seguinte frase: “Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus” (Jo 3:2).

Receber Estudos da Bíblia

Qual o significado de Raboni?

Raboni vem do grego rhabboni ou rhabbouni e possui origem aramaica, tendo o mesmo significado do termo “Rabi”. Alguns identificam o termo “Raboni” como sendo uma forma mais intensificada do termo “Rabi”, ou seja, seria um tratamento mais solene geralmente aplicado quando nos referimos a Deus.

Maria usa o termo Raboni ao se dirigir a Jesus após a ressurreição (Jo 20:16). O mesmo versículo já esclarece o significado do termo Raboni como sendo “Mestre”. No Evangelho de Marcos, também encontramos outra ocorrência do termo Raboni sendo aplicado a Jesus, quando o cego, filho de Timeu, responde a pergunta de Jesus acerca do que ele queria que lhe fosse feito. Ao responder, ele disse: “Mestre (ou Raboni), que eu veja”.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Um Comentário

  1. a paz do Senhor, muito bom as explicações neste estudo da pra entendermos bem, que a cada dia Deus venha aumentar o nosso conhecimento pra glória do nome dele, que Deus continue abençoando vc, fica na paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar