O Que Significa “O Reino de Deus Está Dentro de Vós”?

A frase “o Reino de Deus está dentro de vós” significa que o governo de Deus na presente Era é essencialmente espiritual. Essa declaração de Jesus ensina que em seu estágio presente, o Reino de Deus se encontra naquele coração que reconhece verdadeiramente Deus como Rei e Senhor.

Jesus disse que “o Reino de Deus está dentro de vós” quando foi questionado pelos fariseus sobre quando o Reino de Deus haveria de vir (Lucas 17:20,21). Aqui vale lembrar que os fariseus, em sua maioria, eram opositores declarados do Senhor Jesus. Por isso muitos estudiosos acreditam que a pergunta feita por eles tinha um tom de zombaria. Jesus era muito diferente do tipo de messias que eles esperavam. Por isso eles se empenhavam em tentar expô-lo com a intenção de desmascará-lo como um falsário.

O Reino de Deus não vem com visível aparência

Diante da pergunta dos fariseus sobre a vinda do Reino do Deus, Jesus respondeu que o Reino não vem com uma exibição externa. Os judeus esperavam a chegada de um reino terreno e visível, liderado por um messias conquistador. Eles esperavam que na implantação desse reino exterior, o tipo de messias que eles aguardavam haveria de libertar a nação da opressão estrangeira e constituí-la numa posição muito proeminente no mundo.

Nos tempos de Jesus, a vinda desse reino já era um desejo antigo por parte dos judeus. Eles realmente esperavam por isso ansiosamente. Então a pergunta acerca de quando o Reino de Deus era legítima. De fato eles tinham grande interesse em saber sobre isso.

No entanto, a mensagem principal da pregação de Jesus dizia justamente que o Reino de Deus havia chegado. Ele próprio anunciou: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus (Mateus 4:17). O problema, na ótica dos judeus, é que tudo continuava exatamente igual exteriormente. Então como o Reino de Deus poderia ter chegado? Nenhum Messias havia sentado literalmente no trono de Davi em Jerusalém; e os judeus ainda continuavam sob o domínio de Roma.

Então a resposta do Senhor Jesus aos fariseus diz muito claramente qual era o erro que eles cometeram. Eles tinham entendido errado as profecias das Escrituras acerca da vinda do Reino de Deus e de seu Messias. Daí Jesus diz que o Reino de Deus não vem com visível aparência. Esse reino não é exterior aponto de alguém poder apontar: “Ele está aqui”, “Ele está ali”. Então Jesus conclui: “Porque o Reino de Deus está dentro de vós” (Lucas 17:21).

O Reino de Deus está dentro de vós

Como foi dito, os judeus esperavam um reino que chegaria de forma estrondosa. Eles aguardavam um grande cerimonial que iria apresentar ao mundo o reino no qual eles teria participação proeminente. Mas Jesus aponta para o outro lado dizendo que o verdadeiro Reino de Deus estava se manifestando de forma silenciosa, misteriosa e até invisível aos olhos humanos.

Então o verdadeiro Reino em sua essência é de caráter espiritual. O Messias genuíno, o Rei prometido nas Escrituras, não veio cumprir a agenda dos homens; Ele veio cumprir o propósito soberano de Deus. J. MacArthur diz que Jesus veio inaugurar uma era na qual o Reino seria manifesto no reinado de Deus no coração dos homens por meio da fé no Salvador.

O Reino de Deus não estaria restrito a limites geográficos, ou preso à certa etnia; ele cresceria por toda terra, e reuniria entre os seus cidadãos pessoas de todos os povos, línguas e nações. Esse reino estaria em pleno desenvolvimento nos corações que reconhecem o senhorio de Cristo e se submetem à vontade de Deus. Por isso Jesus diz: “[…] o Reino está dentro de vocês”.

Receber Estudos da Bíblia

O Reino de Deus está “dentro de vós” ou “entre vós”?

Algumas pessoas têm tido alguma dificuldade em compreender essa frase de Jesus. Isso porque Jesus disse essas palavras em resposta à questão levantada pelos fariseus. Como Jesus poderia dizer “o Reino de Deus está dentro de vós” àquele grupo que não o recebia como Senhor e Salvador? Daí há quem preferia a tradução que diz: “[…] o Reino de Deus está entre vós”. A ideia é entender que o que Jesus estava dizendo era que o Reino de Deus estava entre eles porque ele próprio estava ali, vivendo, pregando e realizando sinais literalmente no meio deles.

Apesar de isso ser verdade e também ser uma tradução possível, o contexto favorece a primeira interpretação: “o Reino de Deus está dentro de vós”. Primeiro, Jesus estava justamente confrontando a ideia errônea de um reino físico, terreno e exterior. Ao dizer: “o reino de Deus está dentro de vós”, Jesus claramente aponta para um reino de caráter espiritual.

Segundo, o pronome “você” num discurso oral, frequentemente é usado no sentido de indicar um sujeito genérico, ou seja, sem endereçamento. Por exemplo: “Você estuda e estuda, mas não entende”. Essa frase simplesmente diz que uma pessoa estuda, mas não consegue entender a matéria que é objeto de estudo. Isso acontece também no grego.

Então ao dizer: “o Reino de Deus está dentro de vós”, Jesus não estava se referindo necessariamente aos fariseus; Ele simplesmente estava dizendo que o Reino de Deus está dentro de certos corações, isto é, no íntimo das pessoas que reconhecem Deus como Rei.

Também é importante entender que o fato de Jesus dizer: “o Reino de Deus está dentro de vós”, não significa que esse é o propósito final do reinado de Deus. O Reino de Deus possui dois aspectos: presente e futuro. Em seu aspecto presente, o Reino essencialmente é de caráter espiritual. Mas em seu aspecto futuro, na consumação dos séculos, o Reino de Deus alcançará sua plenitude e se manifestará de forma visível e gloriosa.

1 comentário em “O Que Significa “O Reino de Deus Está Dentro de Vós”?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close