Parábola do Ladrão de Noite

A Parábola do Ladrão de Noite é uma das parábolas de Jesus registradas no Evangelho de Mateus (Mateus 24:42-44). Nessa breve parábola Jesus faz um alerta acerca da vigilância.

Jesus começa a parábola dizendo: “Vigiai, pois, porque não sabeis a que horas há de vir o vosso Senhor” (Mateus 24:42). Na sequência Ele exemplifica sua exortação dizendo que se o pai de família soubesse a que horas da noite viria o ladrão, ele vigiaria e não deixaria que o ladrão entrasse em sua casa. Então Jesus conclui a parábola com o seguinte alerta: “Por isso, estais vós apercebidos também; porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis” (Mateus 24:44).

O contexto da Parábola do Ladrão de Noite

Jesus contou a Parábola do Ladrão de Noite na semana em que Ele foi traído; muito provavelmente na terça-feira antes da crucificação. Naquela ocasião Jesus estava em Jerusalém, e a parábola faz parte da conclusão de seu sermão profético.

Nesse sermão escatológico o Senhor Jesus falou acerca dos últimos dias que culminará no fim dos tempos. O sermão trata desde a destruição de Jerusalém que ocorreu em 70 d.C., até o dia do juízo com a segunda vinda de Cristo. No final do sermão, Jesus deixou uma série de exortações sobre a vigilância (Mateus 24-25). É nesse contexto que aparece a Parábola do Ladrão de Noite.

Receber Estudos da Bíblia

Significado da Parábola do Ladrão de Noite

Como fica claro, o significado da Parábola do Ladrão de Noite é uma exortação à vigilância. Essa parábola ensina que assim como ninguém sabe a hora em que o ladrão chegará, assim também ninguém conhece a hora do retorno de Jesus e a consequente chegada do Dia do Senhor.

Portanto, a grande lição da Parábola do Ladrão de Noite pode ser resumida numa única ordem: vigiai! A vigilância é um estado de espera ativo, e não uma espera passiva. Não basta apenas esperar, mas é preciso esperar vigilantemente. A Parábola do Servo Bom e do Servo Mau destaca a diferença entre esses dois tipos de espera (Mateus 24:45-51).

Mas o que seria esperar em vigilância? Jesus responde esta pergunta na sequência de seu sermão ao ensinar a Parábola das Dez Virgens (Mateus 25:1-13). Ele destaca que a vigilância correta é aquela que se traduz num zelo perseverante, e que distingue o prudente do tolo.

Também é preciso destacar a forma com que Jesus enfatiza a verdade de que ninguém sabe a hora em que Ele voltará. Isso significa que qualquer um que se levantar alegando saber a data do fim dos tempos, é um mentiroso e falso profeta.

Por isto os verdadeiros seguidores do Senhor Jesus devem estar preparados o tempo todo. Dessa forma eles jamais serão surpreendidos com o retorno de Cristo. Felizmente a Palavra de Deus esclarece que os remidos não estão em trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão (1 Tessalonicenses 5:1-4).

Você gostou da explicação da Parábola do Ladrão de Noite? Temos também um material especial com a explicação de todas as parábolas de Jesus. Clique aqui para conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close