Leia diariamente estudos bíblicos, devocionais, esboços de pregações, parábolas de Jesus, artigos teológicos, curiosidades bíblicas, escola dominical (EBD) e muito mais!

Planos de Leitura da Bíblia

Um plano de leitura da Bíblia é bastante útil para nos auxiliar a cumprir o objetivo de ler a Palavra de Deus. Muita gente tem o grande desejo de conseguir ler a Bíblia inteira, mas por diversos motivos acaba não conseguindo, seja por indisciplina, pela correria do dia-a-dia, dificuldade em entender o que se lê ou outras distrações.

Como sabemos que geralmente é no começo de um novo ano que as pessoas mais fazem planos nesse sentido, resolvemos indicar alguns planos de leitura da Bíblia para que você cresça ainda mais no conhecimento da palavra de Deus neste ano.

É bem verdade que não é necessário esperar pelo início do ano para estabelecer um plano de leitura bíblica, isso pode ser feito a qualquer momento. Apesar dos planos de leitura da Bíblia em um ano serem os preferidos, existem outros que contemplam mais ou menos tempo, como por exemplo, planos de leitura da Bíblia em três meses, seis meses, dois anos ou com prazo indeterminado.

O plano de leitura bíblica ideal deve ser definido com base no tempo diário em que o leitor tem disponível para uma leitura adequada. Geralmente os planos de leitura anual exigem aproximadamente entre 20 e 30 minutos por dia.

Modelos de planos de leitura da Bíblia

Abaixo separamos alguns dos modelos de planos de leitura da Bíblia mais utilizados:

1. Plano de leitura da Bíblia em um ano (modelo convencional): esse plano propõe uma leitura da Bíblia inteira no período de um ano, combinando simultaneamente livros do Antigo e do Novo Testamento. Clique para baixar em formato PDF.

2. Plano de leitura da Bíblia em ordem cronológica: esse é um plano de leitura que tenta estabelecer uma ordem aproximadamente cronológica dos textos bíblicos, com base nas datas geralmente aceitas pelos estudiosos para a escrita dos livros da Bíblia. No entanto, existe muita discussão a respeito, isto pelo fato de não se saber com exatidão a data, nem mesmo aproximada, em que alguns textos foram escritos. Clique para baixar em formato PDF.

3. Planos de leitura da Bíblia em período livre: são os mesmos planos de leitura apresentados acima, porém sem estipular um período exato, ou seja, você apenas irá assinalando os textos bíblicos que for lendo. A vantagem desse plano é poder organizar melhor sua leitura conforme o seu tempo disponível.

Baixe aqui o modelo convencional em PDF.

Baixe aqui o modelo em ordem cronológica em PDF.

4. Quadro de leitura da Bíblia: esse quadro foi elaborado pela Sociedade Bíblica do Brasil com o objetivo de auxiliar o leitor a marcar os textos bíblicos conforme for lendo. Baixe aqui o quadro em formado PDF.

5. Plano de leitura da Bíblia em Excel: para quem prefere acompanhar a leitura bíblica através das facilidades do Excel, essa planilha também produzida pela Sociedade Bíblica do Brasil é uma ótima opção. Clique para baixar a planilha.

6. Plano de leitura bíblica infantil: esse é um plano de leitura infantil da Sociedade Bíblica do Brasil com base no Evangelho de Marcos. Clique para baixar em PDF.

Qual o melhor plano de leitura da Bíblia?

Somente você poderá responder qual o melhor plano de leitura da Bíblia, pois cada caso é um caso. Particularmente prefiro os planos de leitura que estabelecem um prazo apropriado para que o leitor entenda o que está lendo. Neste caso, os planos de leitura em tempo livre podem ser uma boa opção.

Existem alguns planos de leitura bastante agressivos, onde é proposto que se leia a Bíblia em menos de três meses. Sei que é possível lê-la num prazo assim, mas certamente penso que não será uma leitura profunda e aproveitável, principalmente para quem está seguindo um plano de leitura da Bíblia pela primeira vez.

Muito mais importante do que o prazo estabelecido é entender o que se está lendo. Existem vários textos bíblicos em que são necessárias algumas releituras para compreendê-los, e não há como fazer isto seguindo um prazo apertado.

Independente do plano de leitura da Bíblia escolhido, meu desejo sincero é que você aproveite a oportunidade que hoje você tem de poder estudar a Bíblia e crescer cada vez mais no conhecimento da Palavra de Deus. Faça isso com oração, muito estudo e perseverança. Com certeza o único perigo será o de você ser abençoado.

Aplicativo de Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.