Porque Aos Seus Anjos Dará Ordem a Teu Respeito

A frase: “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito” fala do cuidado providencial do Senhor para com aqueles que confiam nele. Por isso a continuação do texto bíblico diz: “para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra” (Salmo 91:11,12).

Essa passagem não apenas mostra o cuidado do Senhor com seus filhos, mas também fala do ministério dos anjos como auxiliares espirituais a serviço de Deus. Isso quer dizer que muitas vezes Deus cumpre a sua vontade e expressa o seu cuidado com o seu povo através da atuação desses agentes angelicais.

Aos seus anjos dará ordem a teu respeito

Os anjos são seres espirituais criados por Deus e cuja principal ocupação é honrar o Senhor e glorificar o Seu nome. Dessa forma, eles estão constantemente a serviço de Deus e prontos para obedecer a sua vontade. Então quando o escritor bíblico escreve que Deus dará ordem aos seus anjos a respeito dos crentes, isso significa que uma das formas pelas quais os anjos glorificam a Deus é servindo ao Seu povo escolhido.

Então de acordo com a vontade do Senhor, os anjos muitas vezes atuam como agentes que protegem os fieis. O salmista Davi testificou dessa verdade quando escreveu: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” (Salmos 34:7). Isso também está de acordo com o que escreve o escritor de Hebreus: “Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?” (Hebreus 1:14).

Mas é importante perceber que a promessa divina de proteção angélica ordenada de acordo com a vontade do Senhor, é outorgada àqueles que creem em Deus; àqueles que depositam toda sua confiança no Senhor.

Antes de o salmista escrever: “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito para que te guardem”, ele escreveu: Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará (Salmos 91:1). A pessoa que faz do Senhor a sua morada não tem o que temer, porque o próprio Deus se encarrega de cuidar dela; e frequentemente Ele assim o faz por meio do ministério dos anjos.

Receber Estudos da Bíblia

Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra

Curiosamente no Novo Testamento esse texto aparece sendo aplicado de forma completamente errada. No episódio da tentação de Jesus no deserto, Satanás citou essas palavras de forma distorcida na tentativa de convencer Jesus a pular do pináculo do templo.

De fato Satanás citou o texto sem alterá-lo: “Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra”. Porém, sua aplicação foi estranha ao verdadeiro sentido bíblico dessa declaração. Perceba que ele começou dizendo: “Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos teus anjos dará ordens a teu respeito […]” (Mateus 4:6).

Então enquanto o texto bíblico do Salmo 91 enfatiza a confiança em Deus, o objetivo de Satanás era transformar a fé num tipo de desconfiança da fidelidade do Senhor. Então em outras palavras, Satanás usou uma passagem que estimula a confiança em Deus como um pretexto para tentar a Deus. Por isso a resposta do Senhor Jesus foi muito apropriada: “Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus (Mateus 4:7).

Isso então deve servir como lição para todos nós. Sim, a Escritura promete que Deus dará ordem aos seus anjos a nosso respeito; mas isso não significa que devemos agir de modo inconsequente submetendo Deus à prova. Deus é fiel à Sua Palavra, e nós não temos qualquer motivo para trocar a fé em suas promessas pela desconfiança.

E ainda precisamos entender que embora Deus dê ordem aos seus anjos a nosso respeito para nos guardar, isso não quer dizer que estamos livres de tribulações nesta vida. Na verdade o ensino é o de que Deus cuida de nós – também através de seus anjos – em todos os momentos de nossas vidas; inclusive durante o sofrimento.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar