Quando Foi Escrita a Bíblia?

A Bíblia foi escrita entre aproximadamente 1.500 ou 1.400 a.C. e 100 d.C. Isso significa que o primeiro livro da Bíblia foi escrito há quase 3.500 anos, e o último livro há quase 2.000 anos. Isso representa um espaço de tempo de cerca de 1.500 anos entre o primeiro e o último livro a ser escrito.

Obviamente a Bíblia não foi escrita por um único autor. Pelo menos quarenta pessoas foram escolhidas por Deus para participarem desse processo de escrita da Bíblia. Saiba mais quem foram os escritores bíblicos.

O primeiro livro a ser escrito provavelmente foi o livro de Gênesis. O livro de Gênesis foi escrito por Moisés entre 1.500 e 1.400 a.C. no início da formação do povo de Israel como nação. Já o último livro a ser escrito foi o livro do Apocalipse. A maioria dos estudiosos concorda que o apóstolo João escreveu o Apocalipse no final do primeiro século, provavelmente entre 90 e 96 d.C.

Quando o Antigo Testamento da Bíblia foi escrito?

Como foi dito, o Antigo Testamento começou a ser escrito no tempo de Moisés. O próprio Moisés é o escritor dos cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros são chamados de Pentateuco ou Torá. Esses livros foram escritos no período de peregrinação dos israelitas pelo deserto após saírem do Egito.

Editores posteriores também fizeram alguns ajustes de gramática e incluíram algumas informações úteis nesses livros após o tempo de Moisés. Por isso que lemos sobre a morte de Moisés em Deuteronômio, um livro que foi majoritariamente escrito por ele.

Tempos depois outros livros foram escritos por diversos autores. Esses livros registram desde a história de Israel ao entrar na Terra Prometida sob a liderança de Josué, até o período após o exílio judeu na Babilônia. Parte desses livros teve cada qual um escritor, e a outra parte teve vários escritores para cada um dos livros.

Há livros que levaram décadas ou até centenas de anos para serem escritos da forma como os temos hoje. O livro de Salmos é o melhor exemplo disso. Há salmos que foram escritos no tempo de Moisés, enquanto há outros salmos que foram escritos depois do cativeiro babilônico.

Alguns livros não se tem certeza sobre a data exata em que foram escritos. O mais desafiador de todos eles nesse sentido é o livro de Jó. Alguns eruditos sugerem que o livro de Jó pode ter sido um dos primeiros livros a serem escritos. Há até quem pense que Jó pode ter sido escrito antes de Gênesis, embora essa possibilidade seja muito remota. O assunto é tão complexo que outros estudiosos dizem que o livro de Jó pode ter sido um dos últimos livros da Bíblia a ser escrito.

Quando o Novo Testamento da Bíblia foi escrito?

O Novo Testamento foi escrito após o tempo de Jesus. A história registrada no Novo Testamento está separada em aproximadamente 400 anos da história registrada no Antigo Testamento. Esse espaço de tempo é chamado de período interbíblico ou período intertestamentário.

Nesse período de 400 anos alguns livros foram escritos, especialmente com intenção de registrar os acontecimentos históricos da época. Mas nenhum desses livros é considerado inspirado pela tradição judaica e pelos cristãos protestantes.

Esses livros são chamados de apócrifos ou deuterocanônicos. Alguns deles até estiveram presentes na Septuaginta (versão grega do Antigo Testamento) e mais tarde foram adicionados à versão da Bíblia Católica.

Voltando a história de quando a Bíblia foi escrita, mais precisamente o Novo Testamento, é difícil saber com exatidão quando foi escrito o primeiro desses livros neotestamentários. Muitos estudiosos consideram que a Carta aos Gálatas e a Primeira Carta aos Tessalonicenses foram os primeiros livros do Novo Testamento a serem escritos. Paulo de Tarso teria escrito essas cartas em aproximadamente 50 e 51 d.C.

No entanto, há ainda a possibilidade de o Evangelho de Marcos ter sido o primeiro livro a ser escrito no Novo Testamento. Alguns intérpretes consideram que não é impossível que Marcos tenha escrito sua obra num período próximo ao 40 d.C.

E resumo, há muito debate sobre quando foram escritos os livros da Bíblia que compõem o Novo Testamento. Alguns sugerem que é possível que quase todos eles foram escritos antes de 70 d.C., quando ocorreu a queda de Jerusalém. Outros pensam que muitos livros foram escritos após essa data. Quanto ao último livro do Novo Testamento a ser escrito, não restam dúvidas de que esse livro foi o Apocalipse, já no final do século 1 d.C.

É importante saber quando foi escrita a Bíblia?

Sim! Realmente é interessante saber quando foi escrita a Bíblia Sagrada. Essa é uma informação muito útil aos estudantes da Bíblia. Através desse conhecimento o cristão pode situar melhor o contexto e as características de determinado texto e assim aprofundar ainda mais seu estudo bíblico.

No entanto, mais importante do que saber quando a Bíblia foi escrita, é saber que todos esses livros, independentemente da data em que foram escritos, formam a Escritura Sagrada que é a Palavra de Deus. Isso significa que todos eles, em sua total integridade, foram divinamente inspirados e através deles o próprio Deus se revela de forma especial ao homem.

2 comentários em “Quando Foi Escrita a Bíblia?”

  1. Todos os estudos que efetuei durante um ano o que mais me tocou profundamente foi este de hoje, parabéns Professor Daniel, eu quero maiiis…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close