Quantos anos viveu Noé? Com Quantos Anos Noé Morreu na Bíblia?

A Bíblia diz que Noé viveu 950 anos e depois morreu (Gênesis 9:29). Apesar de essa idade parecer extraordinária para nós hoje, o texto bíblico que informa quantos anos viveu Noé registra idades ainda maiores que essa. Na verdade, dois personagens bíblicos viveram mais que Noé: Matusalém (969 anos) e Jarede (962 anos).

Mas quando surge a pergunta sobre quantos anos viveu Noé, é preciso considerar alguns pontos importantes da narrativa bíblica. Em primeiro lugar, Noé viveu num tempo em que a expectativa de vida era muito diferente da atual. Entre os homens que mais viveram na Bíblia, sete deles passaram dos novecentos anos, e todos eles viveram antes do grande dilúvio.

Então, em segundo lugar, o dilúvio parece ter sido um evento que, de alguma forma, marcou a mudança na longevidade das pessoas. A Bíblia não traz qualquer explicação a respeito disso. Por esse motivo há diversas interpretações que tentam explicar as idades elevadas das pessoas que viveram tantos anos como Noé.

Alguns dizem, mesmo sem qualquer evidência, que os povos antigos contavam os anos de forma diferente. Outros afirmam que essas idades eram simbólicas; ainda que isso seja muito improvável dentro do contexto do registro bíblico sobre esse assunto.

Já outros defendem que o natural era que os homens vivessem muitos anos, assim como Noé viveu, mas que Deus limitou a idade do homem em 120 anos como um castigo pela grande impiedade da raça humana.

Seja como for, ao falarmos sobre quantos anos Noé viveu, temos de ter mente que ele nasceu antes do dilúvio, num tempo em que os seus 950 anos não representavam algo absurdo. Inclusive, Noé foi o último homem a viver mais de nove séculos na Bíblia.

Receber Estudos da Bíblia

Quantos anos viveu Noé antes e depois do dilúvio?

O dilúvio que tomou a terra, dividiu a vida de Noé em duas partes. De acordo com o texto bíblico, Noé viveu 500 anos e gerou seus filhos Sem, Cam e Jafé (Gênesis 5:32). Mas em certo tempo, a Bíblia diz que Noé achou graça aos olhos do Senhor e recebeu d’Ele instruções para construir uma arca que pudesse abrigar um remanescente da raça humana e das espécies dos animais (Gênesis 6).

Algumas pessoas consideram que Noé demorou cerca de um século para concluir a construção da arca. Mas a Bíblia não explica exatamente a idade que Noé tinha quando Deus o convocou.

É possível que quando Deus anunciou que os dias dos homens seriam cento e vinte anos, Ele estivesse estabelecendo um limite para o arrependimento da raça humana (Gênesis 6:3). Então, obviamente Noé foi chamado durante esse período. Isso significa que ele começou a construir a arca em algum momento entre os seus 480 e 600 anos de idade.

De qualquer forma, a Bíblia é clara ao afirmar que Noé tinha 600 anos de idade quando Deus enviou o dilúvio sobre a terra. Depois do dilúvio, o escritor bíblico do livro de Gênesis informa que Noé viveu mais 350 anos de idade. Portanto, considerando quantos anos viveu Noé antes e depois do dilúvio, o total é de 950 anos de idade (Gênesis 9:29).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar