Quem Escreveu o Livro de Atos dos Apóstolos?

Quem escreveu o livro de Atos dos Apóstolos foi o evangelista Lucas, o médico companheiro de viagens missionárias do apóstolo Paulo. Lucas não apenas escreveu o livro de Atos, mas também o terceiro Evangelho que traz seu nome.

Evidências de que Lucas foi quem escreveu o livro de Atos

Alguns poucos críticos já tentaram contestar a autoria do livro de Atos por parte de Lucas, mas sem nenhum sucesso. Em geral, tais críticos defendem uma fraca teoria de que o livro de Atos foi escrito entre os anos de 105 e 130 d.C., por alguém que utilizou, inclusive, os escritos do historiador judeu Flávio Josefo como fonte para sua obra.

Porém, a tradição cristã é unânime em afirmar que Lucas foi quem escreveu Atos dos Apóstolos. Desde muito cedo, entre os séculos 2 e 4 d.C. a Igreja já dizia que o médico missionário era o autor do livro do livro de Atos.

Além disso, lideres da Igreja em seus primeiros anos disseram que realmente quem escreveu o livro de Atos foi Lucas, entre eles: Irineu (c. 130-202 d.C.), Clemente de Alexandria (153-217 d.C.) e Eusébio (c. 325 d.C.). O Cânon Muratoriano também indica Lucas como autor de Atos.

O testemunho da Igreja a favor da autoria de Lucas está em harmonia com as evidências internas do próprio livro de Atos e do Novo Testamento, que parecem dar créditos a ele. Em primeiro lugar, o livro de Atos dos Apóstolos nitidamente é uma continuação da narrativa do Evangelho de Lucas, e ambos os livros são endereçados a mesma pessoa: Teófilo (Lucas 1:3; Atos 1:1).

Em segundo lugar, em algumas narrativas o autor do livro de Atos se coloca como testemunha ocular dos fatos, utilizando a primeira pessoa do plural (Atos 16:10-17; 20:5-15; 21:1-18; 27:1-28:16).

Isso significa que o autor estava junto do apóstolo Paulo durante partes de sua segunda e terceira viagens missionárias, e também em sua viagem como prisioneiro a Roma. Em Colossenses 4:14, Paulo revela que estava em companhia de Lucas. Conheça a história completa de Paulo de Tarso.

Em terceiro lugar, o estilo literário de Atos e os termos específicos utilizados em sua narrativa são condizentes com o que se sabe sobre a pessoa de Lucas. O autor do livro de Atos dos Apóstolos se mostra uma pessoa muito culta, e emprega um grego muito refinado em sua narrativa, o mesmo presente no terceiro Evangelho.

O escritor de Atos também estabelece uma organização impecável dos fatos registrados em sua obra, o que mostra grande capacidade analítica e sistemática, um verdadeiro trabalho de historiador.

Tanto no Evangelho de Lucas quanto no livro de Atos dos Apóstolos, o autor se mostra bastante meticuloso na descrição de doenças, utilizando termos médicos específicos. Apesar de isoladamente isto não ser uma prova da autoria de Lucas, certamente é considerável o fato de que ele era um médico. Saiba quem foi o evangelista Lucas.

Receber Estudos da Bíblia

Quando e para quem o autor escreveu o livro de Atos?

O autor do livro de Atos indica de forma muito clara, já na introdução do livro, que o destinatário primário de sua obra era um homem chamado Teófilo, possivelmente um gentio convertido ao cristianismo e que talvez tenha sido um benfeitor de Lucas. Saiba quem foi Teófilo na Bíblia.

Todas as evidências indicam que o livro de Atos foi escrito antes da queda de Jerusalém em 70 d.C. A data mais provável indica algum momento entre os anos de 60 e 64 d.C.

Apesar do autor do livro de Atos ter destinado primariamente sua obra a uma pessoa específica, isso não apaga a verdade de que o conteúdo de sua obra é de interesse de todos os cristãos, pois indica qual é a missão e o propósito da Igreja ao mesmo tempo em que revela a forma com que o Espírito Santo capacitou os primeiros cristãos para que estes propagassem o Evangelho pelo mundo.

Além disto, pode-se dizer que mais importante do saber quem escreveu o livro de Atos dos Apóstolos, é entender que esse livro é uma orientação do próprio Deus a sua Igreja.

Tag
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close