A resposta tradicional e majoritária a respeito de quem escreveu o livro de Zacarias na Bíblia aponta para o próprio profeta Zacarias. Essa é a posição adotada tanto pela tradição judaica quanto pela tradição cristã. Além disso, o texto bíblico confirma essa posição, de modo que o nome de Zacarias é mencionado no livro como seu autor.
No entanto, alguns críticos contestam a autoria de Zacarias, ou, pelo menos, contestam a exclusividade de sua autoria. Na verdade, a crítica contra a ideia de que quem escreveu o livro de Zacarias foi o profeta bíblico de mesmo nome, geralmente se apoia na teoria de que o livro de Zacarias tal como o conhecemos, é resultado da união de dois livros distintos.
Segundo essa teoria, a porção de texto entre os capítulos 1 e 8 supostamente corresponde ao primeiro livro; enquanto o segundo livro é formado pelo texto restante entre os capítulos 9 e 14. De acordo com essa teoria, o profeta Zacarias seria o responsável apenas pelo primeiro livro, ou seja, Zacarias 1—8, e o segundo livro teria sido escrito por um ou mais autores posteriores, talvez na época dos Macabeus no século 2 a.C.
O livro de Zacarias tem mais de um autor?
Quem adota a teoria de que quem escreveu o livro de Zacarias foi mais de um autor, geralmente se apoia em argumentos históricos e literários, como diferenças no estilo de escrita e referências a eventos históricos posteriores ao tempo em que viveu o profeta bíblico. No entanto, todos os argumentos apresentados se mostram um tanto quanto frágeis, e não passam de hipóteses. Inclusive, boa parte das críticas sobre a autoria unificada de Zacarias refletem, simplesmente, a incredulidade a respeito do caráter sobrenatural da profecia.
Por exemplo: Zacarias faz referência a Grécia, e alguns críticos alegam que essa referência não poderia ter sido escrita antes de Alexandre o Grande (Zacarias 9:13). Embora essa referência possa ser razoavelmente explicada de forma lógica com base no contexto histórico da época, ainda que não pudesse, isso não seria um problema para a autoria do profeta Zacarias, uma vez que cremos na inspiração divina da Escritura. Portanto, não há evidências suficientes para afirmar que houve dois autores distintos no livro de Zacarias. Além disso, a tradição e a estrutura do livro apontam para uma única autoria.
Quando o livro de Zacarias foi escrito?
Zacarias era filho de Baraquias e neto de Ido (Zacarias 1:1). Ido era o nome de um homem que liderou uma das famílias sacerdotais que retornaram a Judá com Zorobabel. Portanto, provavelmente Zacarias tinha uma formação sacerdotal e estava familiarizado com o culto e as práticas religiosas de seu tempo. Além disso, ele era contemporâneo do profeta Ageu e atuou durante o período da reconstrução do Segundo Templo e da restauração das práticas religiosas após o retorno dos judeus do exílio babilônico.
Especificamente, o ministério de Zacarias começou no segundo ano do reinado de Dario, o rei persa, ou seja, entre outubro e novembro de 520 a.C. (Zacarias 1:1). Sendo ainda mais específico, Zacarias iniciou o seu ministério dois meses depois do começo da reconstrução do Templo.
Não é possível saber depois de quanto tempo a profecia oral de Zacarias se tornou escrita. Mas o fato de do livro de Zacarias ser parte da segunda seção do Cânon Hebraico entre os Profetas Menores, parece indicar que rapidamente as profecias de Zacarias já estavam registradas de forma escrita, e no tempo do profeta Malaquias em cerca de 450 a.C., a obra de Zacarias já era recebida como Escritura canônica.
Pode ter sido possível que Zacarias tenha contado com a ajuda de um amanuense ou editor para organizar e preservar suas profecias, mas isso não diminui a importância de sua contribuição como autor do livro.