Quem Foi a Esposa de Josué na Bíblia?

A Bíblia não diz quem foi a esposa de Josué. Apesar de antigas lendas e tradições sem qualquer comprovação tentarem especular a respeito da identidade da misteriosa mulher do líder hebreu que sucedeu a Moisés, a verdade é que não há nenhum indício realmente confiável sobre com quem Josué se casou.

De fato, a Bíblia não traz quase nenhum detalhe sobre a vida familiar de Josué. O texto bíblico mais específico nesse sentido, fala apenas do pai de Josué e da tribo a qual ele pertencia. De acordo com o relato da Escritura, Josué era filho de Num e pertencia à tribo de Efraim (Números 13:8). Então não há base suficiente que permita afirmar quem foi a esposa de Josué na Bíblia.

Raabe foi a esposa de Josué?

Ao longo da história, muitas pessoas procuraram estabelecer o nome da mulher de Josué. Uma das tentativas mais conhecida nesse sentido, é aquela que é muito popular dentro do Judaísmo e afirma que a esposa de Josué foi Raabe de Jericó.

A Bíblia diz que Raabe foi uma meretriz cananeia que morava sobre os muros de Jericó. Mas ela escondeu os espias israelitas que foram sondar a cidade antes da invasão liderada por Josué, e confessou sua fé no Deus de Israel. Depois, quando a cidade de Jericó foi destruída, Raabe e seus familiares foram poupados, e habitaram entre os israelitas.

Então, para alguns intérpretes, com base em antigas tradições, após a destruição de Jericó supostamente Raabe se tornou a esposa de Josué. Inclusive, geralmente quem pensa assim acredita que mesmo durante sua vida em Jericó, Raabe jamais foi uma meretriz. Esse tipo de interpretação se apoia num uso possível da palavra original que foi traduzida por “meretriz” no Antigo Testamento, e que também podia designar uma mulher que recebia homens em sua casa apenas com o propósito de hospedá-los.

No entanto, o Novo Testamento afirma com muita clareza não apenas que Raabe realmente foi uma meretriz em Jericó antes de ter um encontro com o Senhor, mas também que ela se casou com um homem chamado Salmom e se tornou ancestral do rei Davi (Mateus 1:5; cf. Hebreus 11:31). Portanto, dentro da tradição cristã, a interpretação mais aceita é a de que Raabe não foi a esposa de Josué.

Receber Estudos da Bíblia

Josué se casou?

Diante do fato de a Bíblia se calar a respeito do nome da esposa de Josué, muita gente acaba questionando se pelo menos é possível saber se Josué se casou ou não. Sobre isso, há um versículo bíblico no final do livro de Josué que parece indicar que o líder de Israel naquele tempo era um homem casado que tinha constituído família.

Durante um discurso ao povo de Israel, Josué convidou os israelitas a renovarem o seu compromisso com Deus. E naquela ocasião ele fez uma das mais conhecidas declarações bíblicas: “[…] Mas, eu e a minha casa serviremos ao Senhor (Josué 24:15). Esse versículo obviamente mostra Josué não apenas como líder da nação, mas principalmente como líder de sua família.

Então à luz dessa declaração, e considerando o fato de que era muito incomum que um homem israelita não se casasse naquele tempo, é muito provável que Josué tenha se casado, embora não se saiba quem foi sua esposa.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar