Quem foi Abel na Bíblia?

Abel foi o segundo filho do casal Adão e Eva que acabou sendo morto por seu irmão mais velho, Caim. Na verdade não existem muitas informações na Bíblia sobre quem foi Abel. Além de sua história que é contada no livro de Gênesis, ele também é mencionado brevemente no Novo Testamento.

Há algo interessante sobre o pioneirismo de Abel. Ele foi o primeiro pastor de ovelhas; o primeiro a oferecer sacrifícios de animais nos registros bíblicos (talvez Adão tivesse feito antes dele); o primeiro homem declarado justo na Bíblia; e o primeiro mártir.

Sobre o significado do nome Abel, alguns defendem que significa “sopro” ou “vapor”, aplicado talvez por causa de sua curta existência. Outros intérpretes defendem que o nome esteja ligado ao acadiano aplu que significa “filho”. No entanto, devido a dificuldade em saber que tipo de idioma era falado naquele tempo, tudo não passa de conjecturas.

O sacrifício de Abel

Abel oferecia a Deus “os primogênitos do rebanho”, e este sacrifício foi mais agradável ao Senhor do que o sacrifício oferecido por seu irmão. O sacrifício de Caim consistia em um composto de grãos e vegetais.

Não está exatamente explicito no texto se sua oferta foi preferida por Deus pelo fato de incluir vida (sacrifício animal), ou porque ele realizou a sua oferta com um espírito mais sincero. Essa última posição parece ser a mais coerente considerando o alerta de Deus a Caim em Gênesis 4:7 e a referência feita pelo autor de Hebreus sobre esse episódio (Hebreus 11:4). Portanto, parece certo que a forma com que Deus aceitou a oferta de Abel provavelmente esteja diretamente ligada ao seu caráter diferenciado.

Caim mata Abel

Abel apresentou sua oferta a Deus e esta foi mais aceitável ao Senhor em relação a oferta de seu irmão. Então Caim, muito enfurecido, levou Abel para o campo e o matou. Depois de ter matado Abel, Caim tentou se eximir da responsabilidade de seu ato. Ele até negou saber do paradeiro de seu irmão, mas foi duramente castigado por Deus. Para saber mais sobre isto leia a história de Caim.

Receber Estudos da Bíblia

Abel no Novo Testamento

O Novo Testamento traz algumas importantes referências sobre Abel. Em tais referências Abel é apresentado como um modelo de mártir que sofre por sua fé. O próprio Jesus deu testemunho dele (Mateus 23:35 e Lucas 11:51). O apóstolo João também escreve o quão Em I João 3:12 também é testificado sobre quão justas as obras de Abel foram.

Conforme já foi citado, no capítulo 11 da Carta aos Hebreus ele aparece na galeria dos Heróis da Fé (Hebreus 11:4). Ainda em Hebreus, o escritor neotestamentário deixou claro que a oferta de Abel era superior à oferta de Caim, porém foi inferior à oferta de Jesus Cristo.

1 comentário em “Quem foi Abel na Bíblia?”

  1. ~~ Então Abel foi o primeiro mártir! E quantos mártires ainda surgirão? O fato é que a Igreja de Cristo deve estar preparada para a perseguição 2 Tim 3.12
    ~~ Vencendo vem Jesus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close