Quem foi Abigail na Bíblia?

Abigail foi uma personagem bíblica citada no Antigo Testamento. Ela era esposa de Nabal, um homem rico de Maom, no território da tribo de Judá, nas proximidades do Carmelo. Antes de falarmos sobre quem foi Abigail e conhecermos a sua história, precisamos considerar outra mulher que aparece com esse mesmo nome na narrativa bíblica.

Trata-se da filha de Naás ou de Jesé e mãe de Amasa (2 Samuel 17:25; 1 Crônicas 2:13-16). A sugestão de que ela era filha de Jesé é a mais aceita entre os estudiosos. Portanto, ela seria irmã de Davi. O nome Abigail significa provavelmente “meu pai é alegria”, do original ‘avigayil.

A história de Abigail

A Bíblia descreve a história de Abigail destacando-a como uma mulher formosa, digna e de bom senso. Seu marido, Nabal, era um homem duro e ignorante. Ele acabou tratando Davi de forma grosseira. Ele se recusou a dar presentes aos homens de Davi no tempo da tosquia das ovelhas.

Abigail percebeu que a atitude do marido era um insulto velado a Davi. Ela sabia que tal atitude colocava em risco toda sua casa, pois Davi ficou irritado e planejava se vingar. Então Abigail preparou uma generosa dádiva de suprimentos com pães, vinho, ovelhas, trigo, passas e figos, e entregou a Davi e seus homens.

De forma muito prudente, e com palavras de reconciliação, Abigail reverteu aquela situação. Ela controlou a ira de Davi e salvou a vida de Nabal. Na ocasião, Davi agradeceu a Deus por ter enviado Abigail ao seu encontro, pois com toda sua sabedoria ele acabou evitando que ele derramasse sangue desnecessariamente cometendo injustiça (1 Samuel 25:32-35).

Mais tarde, Abigail contou a Nabal o que havia ocorrido. Então aterrorizado, ele sofreu um ataque quando compreendeu que escapou da morte por pouco. Esse ataque o deixou paralisado como “uma pedra” (1 Samuel 25:37). Entretanto, passando-se quase dez dias, “o Senhor feriu a Nabal“, e ele veio a morrer.

Quando soube da morte de Nabal, Davi agradeceu a Deus por tê-lo impedido de praticar o mal, e também por ter feito com que a maldade de Nabal caísse sobre sua própria cabeça (1 Samuel 25:39).

Receber Estudos da Bíblia

Abigail e Davi

Após saber da viúves de Abigail, Davi rapidamente enviou uma mensagem a Abigail pedindo que ela se tornasse sua mulher (1 Samuel 25:39). Abigail aceitou o pedido de Davi, e, acompanhada por suas cinco servas, ela foi ao encontro dele, tornando-se sua esposa.

Quando Davi foi forçado a fugir para Gate, a Bíblia registra que ele levou Abigail consigo (1 Samuel 27:3). Em Hebrom, Abigail teve um filho de Davi, Quileabe, seu segundo filho. Quileabe também é chamado de Daniel em 1 Crônicas 3:11.

Sem dúvida Abigail foi um exemplo de mulher pacificadora, prudente e sábia. Ela soube reconhecer os propósitos de Deus para a vida de Davi, e com sua atitude acertada foi usada pelo Senhor para evitar que a maldade fosse cometida.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Um Comentário

  1. Aleluia! Acredito que se Nabal procurasse Davi e lhe pedisse perdão. Deus não executaria o juízo. Até porque, o nosso Deus é misericordioso. A insensatez humana é que provoca o juízo de Deus – I Samuel 25: 37-38

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar