Quem Foi Asafe?

Asafe foi um levita, filho de Baraquias, descendente de Gerson, filho de Levi (1Cr 6:1; 6:39-43). Asafe foi um músico importante da época de Davi, e foi nomeado pelos principais levitas como responsável pela música, juntamente com Etã e Hemã, quando a arca foi transportada da casa de Obede-Edom para a cidade de Jerusalém (1Cr 15:16-19).

O músico Asafe

Asafe foi constituído pelo rei Davi como líder dos levitas que foram postos como ministros perante a Arca do Senhor (1Cr 16:4,5). O instrumento principal de Asafe era os címbalos, um instrumento que pertence à categoria de percussão, formado por dois discos metálicos, utilizado geralmente para acompanhar a harpa, trombeta, saltério e os tímbales.

Quando o serviço do culto foi definitivamente organizado, das três famílias encarregadas da música e do canto, a família de Asafe foi uma delas (1Cr 25:1-9). Os “filhos de Asafe” permaneceram como a principal família responsável pela música até à restauração (1Cr 25; 2Cr 20:14; 35:15; Ed 3:10; Ne 11:17-22; 12:35).

Asafe além da música

Além de um exímio instrumentista e líder da música, Asafe também tinha reputação de vidente, que na época era alguém que recebia mensagens de Deus para a nação de Israel por meio de visões ou sonhos (2Cr 29:30). Na mesma referência podemos perceber que Asafe era reconhecido como autor de alguns salmos utilizados por Ezequias no reavivamento da adoração no templo.

Não se sabe exatamente se Asafe viveu o bastante para ver o Templo erguido pelo rei Salomão já consagrado, ou se as referências feitas a ele significam simplesmente “a família de Asafe” ou “os filhos de Asafe”.

Receber Estudos da Bíblia

Os salmos de Asafe

Asafe foi reconhecido como tendo sido um dos autores do livro de Salmos, escrevendo assim alguns dos salmos mais conhecidos. Tradicionalmente, são atribuídos como salmos de autoria de Asafe, ou de seus descendentes, o salmo 50, e os salmos 73 a 83.

Uma característica marcante nos salmos de Asafe é o seu questionamento acerca da prosperidade dos ímpios em contra partida ao sofrimento dos justos. Nitidamente percebemos que ele teve dificuldades em entender tal condição, a ponto de entristecer-se profundamente. Porém no próprio salmo 73, temos a certeza de que ele foi confortado em relação aos seus questionamentos, pois entendeu que haverá um dia em que Deus se levantará, e o ímpio será destruído.

Outros homens chamados de Asafe na Bíblia

A Bíblia também fala de um Asafe que foi cronista ou escrivão no tempo do rei Ezequias (2Rs 18:18,37), e de outro Asafe que era um oficial do rei da Pérsia e guarda do bosque real, sendo, muito provavelmente, um judeu.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

3 Comentários

  1. Muito maravilhosos esse trabalho de vcs, que o senhor contínuo vós abençoando. Sou da Batista regular de manaus. Mais amo os estudos de vcs.

  2. A paz para todos! Bom pelo que está escrito em II Crônica 5.12-14 O Sonho dele de mesmo já com a idade avançada foi concluído pois seu nome consta na lista de levitas que Davi fez e entregou para Salomão, e é chamado para participar do grande dia que a Glória de Deus encheu o templo de Salomão. Se eu estevier errado favor me avisa via e-mail, pois não quero continuar falando coisas errada e pedir desculpas para os que já afirmei isso. Muito grato e que Jesus nos abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar