Quem Foi Betuel, Pai de Rebeca?

Betuel foi o pai de Rebeca na Bíblia. Ele era filho de Naor e Milca (Gênesis 22:20-22). Se a sequência de nomes no texto bíblico estiver baseada na ordem de nascimento, então Betuel era o caçula dos oito filhos de Naor e Milca. O significado exato do nome Betuel é incerto, mas alguns intérpretes sugerem que esse nome transmite o sentido de “homem de Deus” — trazendo a ideia de alguém que habita em Deus, ou “casa de Deus” — semelhante ao significado de Betel.

Como Naor era irmão de Abraão, obviamente Betuel era também sobrinho do grande patriarca de Israel. Além de ter sido o pai de Rebeca, Betuel também foi o pai de Labão, o sogro de Jacó. Então quando mais tarde Isaque se casou com sua prima Rebeca, Betuel se tornou sogro de Isaque (Gênesis 23:23).

Os integrantes do núcleo familiar a qual Betuel pertencia acabaram se separando do núcleo familiar de Abraão. Quando a família de Abraão saiu da cidade de Ur do Caldeus, ainda como uma unidade essa família fixou residência na cidade de Harã, também na Mesopotâmia.

Depois da morte de Terá, o pai de Abraão, o futuro patriarca de Israel prosseguiu para Canaã conforme o chamado do Senhor, e Ló e Sarai o acompanharam. Mas o ramo familiar de Naor permaneceu em Harã como arameus. De acordo com os estudiosos, provavelmente a família de Betuel usava o aramaico para se comunicar.

Betuel na Bíblia

A história de Betuel ganha o seu maior destaque na Bíblia no episódio envolvendo o casamento de Isaque e Rebeca. O texto bíblico diz que Abraão desejou que seu filho não se cassasse com uma mulher cananeia. Então ele responsabilizou o seu principal servo de ir à terra de sua parentela com o objetivo de encontrar uma esposa para Isaque (Gênesis 24:1-10).

Apesar de o escritor bíblico do livro de Gênesis não mencionar nominalmente a cidade para qual o servo de Abraão foi, a maioria dos estudiosos concorda que provavelmente a cidade em questão era Harã. Seja como for, o texto bíblico é claro ao dizer que o servo de Abraão foi para a Mesopotâmia, mais especificamente para a cidade de Naor (Gênesis 24:10). Em seguida, o texto bíblico também diz que Betuel era um “arameu de Padã-Arã” (Gênesis 25:20).

Quando o servo de Abraão chegou àquele lugar, Deus providenciou que ele encontrasse Rebeca, a filha de Betuel. Em seguida, o servo de Abraão cuidou de oficializar o casamento arranjado entre Isaque e a filha de Betuel, de acordo com os costumes da época.

Mas algo que chama a atenção dos estudiosos nessa narrativa, é o protagonismo do astuto e interesseiro Labão, o irmão de Rebeca, nessa formalidade; enquanto que Betuel parece ter assumido um papel muito mais passivo nas tratativas. Labão, o filho de Betuel, é citado no texto bíblico numa posição mais destacada em relação ao próprio Betuel (Gênesis 24:50).

Os estudiosos têm adotado diferentes posicionamentos para explicar essa questão. Alguns argumentam que Labão tinha assumido a liderança civil e religiosa da família, porque provavelmente Betuel estava incapacitado. Outros defendem que talvez Betuel já estivesse morto, e seu nome foi mencionado pelo escritor bíblico apenas como uma referência.

Por fim, com base nos documentos de Nuzi, há ainda outros que sugerem que Labão exerceu um papel proeminente naquela ocasião de acordo com os costumes de irmandade que eram observados em pelo menos algumas partes da Mesopotâmia. Mas além desse episódio, nada mais se sabe sobre Betuel.

Receber Estudos da Bíblia

Outro significado de Betuel na Bíblia

Além de ser o nome do pai de Rebeca, o nome Betuel também é usado na Bíblia para se referir a uma cidade no território de Simeão, no sul de Judá. Essa cidade é mencionada por esse nome em 1 Crônicas 4:30.

Mas em outras passagens bíblicas, essa mesma cidade é chamada de outras formas. No livro de Josué a cidade é denominada como Quesil e Betul (Josué 15:30; 19:4). Já no primeiro livro de Samuel a cidade é chamada de Betel (1 Samuel 30:27) — mas que não deve ser confundida com o lugar em que Jacó sonhou com uma escada, e depois construiu um altar (Gênesis 28:19; 35:6-8). A localização exata dessa cidade é incerta.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar