Últimos Posts
Casa / Personagens Bíblicos / Quem foi Dalila na Bíblia?

Quem foi Dalila na Bíblia?

Dalila foi uma mulher que vivia no vale de Soreque e que ficou conhecida na narrativa bíblica por ter sido a responsável por conseguir descobrir o segredo da força de Sansão. Neste estudo bíblico conheceremos quem foi Dalila na Bíblia.

A história de Dalila

A história de Dalila está registrada no capítulo 16 do livro de Juízes no Antigo Testamento. Apesar de ser um relato curto e com praticamente nenhuma informação pessoal sobre ela, o episódio que a envolve é bastante significativo, pois faz parte diretamente da queda e morte de um dos juízes de Israel mais conhecido entre os cristãos: Sansão.

Sansão se envolveu com pelo menos três mulheres, no entanto Dalila é a que aparece, mesmo de forma negativa, com maior destaque. Dalila viveu em aproximadamente 1.100 a.C., no período dos juízes.

Apesar de ser frequentemente identificada como uma filistéia, não há plena certeza de que realmente ela tenha sido uma, na verdade a ocasião que envolve a traição à Sansão parece indicar que ela não pertencia ao povo filisteu.

É possível que o nome Dalila seja de origem semita e signifique “dedicada”. Se for este o caso, pode ser que o nome tenha sido em homenagem a alguma divindade. Outra sugestão apontada para o significado desse nome é “oscilante”.

Dalila traiu Sansão

A Bíblia diz que Sansão se apaixonou por Dalila (Jz 16:4) e a via com frequência. Ao perceberem que Sansão estava apaixonado por aquela mulher, os príncipes dos filisteus a procuraram e lhe ofereceram suborno em troca do segredo da força de Sansão.

O valor do suborno oferecido a Dalila era realmente muito alto, consistindo em 1.100 siclos de prata de cada líder filisteu. Embora o texto do livro de Juízes não esclareça esse detalhe, os filisteus se organizavam em cinco cidades que eram centros de comércio e intercâmbio. Logo, Dalila recebeu essa soma de cada um dos cinco governantes dessas cidades, totalizando 5.500 siclos de prata. Saiba mais sobre pesos e medidas bíblicas.

Para se ter uma ideia do enorme valor do suborno, essa soma era mais do que treze vezes o valor pago por Abraão pela terra onde sepultou Sara (Gn 23:15). Como dissemos, uma soma tão alta pode significar que Dalila não pertencia aos filisteus, e que provavelmente sua fidelidade esta dedicada ao povo de Israel por causa de seu amado. Caso ela tenha sido uma filistéia, então é possível que seu romance com Sansão fosse tão forte que foi necessário essa enorme quantia para corrompê-la.

Receber Estudos da Bíblia

Após aceitar a oferta dos líderes filisteus, Dalila começou a tentar arrancar de Sansão o segredo de sua força. Suspeitando das intenções de Dalila, Sansão a enganou por três vezes sobre o seu segredo.

Porém Dalila começou o acusar Sansão todos os dias de não ter por ela amor verdadeiro. Isto fez com que Sansão ficasse bastante triste e angustiado, decidindo então contar-lhe que o segredo de sua força estava em seu voto de nazireu, ou seja, ele era dedicado à Deus para um serviço especial, e o seu cabelo crescido, o qual nunca tinha sido tocado por navalha, era o símbolo deste voto.

Diante da confissão de Sansão, Dalila percebeu que ele havia dito a verdade desta vez, e logo procurou os chefes dos filisteus que lhe trouxeram o valor combinado. Então, mais uma vez Dalila fez com que Sansão adormecesse sobre seus joelhos e chamou um homem para cortar o seu cabelo.

Sansão então foi capturado pelos filisteus e a sequencia dos acontecimentos resultou em sua morte. Assim, Dalila ficou conhecida como uma mulher astuta e corrupta, que utilizou a sedução para trair o seu amante em troca de suborno.  

Sobre Daniel Conegero

Daniel Conegero
Daniel Conegero é o líder do Projeto Estilo Adoração. Começou a pregar a Palavra de Deus com apenas 3 anos de idade. Aos nove anos começou a compor e liderar o louvor na igreja. É professor de Teologia e também da Escola Bíblica Dominical na igreja em que congrega. É formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Além disso, verifique

Quem foi Joana na Bíblia

Quem Foi Joana na Bíblia?

Joana foi uma das mulheres que seguiam Jesus durante seu ministério terreno. Joana era esposa ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *