Quem foi Isaque?

A Bíblia nos trás várias referências sobre quem foi Isaque, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento. Isaque foi o filho prometido pessoalmente pelo próprio Deus a Abraão e Sara (Gn 17:19; 18:9-15), e, embora Abraão também tenha tido outros filhos que originaram nações (Gn 17:20), é em Isaque que consistia o plano de Deus em relação à descendência de Abraão, e pela qual tal descendência seria chamada (Hb 11:18).

Isaque foi o único filho do casal Abraão e Sara. Não se sabe ao certo em qual região Isaque nasceu, mas uma das possibilidades mais aceitas é que tenha sido em Gerar.

A promessa de Deus a Abraão e o que significa “Isaque”

O nome Isaque significa “riso”, “aquele que ri” ou “ele ri”, do hebraico Yitshaq. Foi o próprio Deus que ordenou a Abraão que este deveria ser o nome do menino.

E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele.
(Gênesis 17:19)

Um fato interessante em relação ao significado de “Isaque”, é que quando Deus prometeu no capítulo 17 que Abraão e Sara teria um filho, Abraão riu da promessa (Gn 17:17). Quando Deus repetiu a promessa no capítulo 18, Sara também riu devido a certa incredulidade. Mais tarde, após o nascimento de Isaque, Sara reconheceu que Deus lhe havia dado uma causa de riso, e que todos que soubessem iriam rir com ela (Gn 21:6).

Abraão já tinha 100 anos de idade e sua esposa, Sara, 90 anos, quando Isaque nasceu. Em reconhecimento à promessa da aliança (Gn 17), Isaque foi circuncidado quando tinha 8 dias de nascido (Gn 21:4).

Além desse fato, a Bíblia não fornece mais nenhuma referência sobre a infância e juventude de Isaque. A próxima referência a ele, já o mostra subindo o monte Moriá com seu pai.

História de Isaque – Isaque e Ismael

No dia do desmame de Isaque, seu irmão, Ismael, filho de Abraão com Agar, zombou dele. Sara ficou bastante irritada e pediu para que Abraão se livra-se tanto de Ismael quanto de Agar (Gn 21:10). Esse pedido preocupou bastante Abraão, pois se tratava de um filho seu (Gn 21:11), porém Deus tranquilizou Abraão dizendo que sua descendência seria considerada por meio de Isaque, e que ele não deveria se preocupar com Ismael, pois dele também sairia um povo (Gn 21:12,13). Sendo assim, Abraão fez conforme Sara lhe havia pedido.

Muito provavelmente Ismael tinha por volta de 16 anos quando ocorreram esses acontecimentos. No capítulo 25 de Gênesis, encontramos Isaque e Ismael juntos novamente para sepultar Abraão (Gn 25:9).

Quem foi Isaque – Abraão, Isaque e o Sacrifício

No capítulo 22 de Gênesis, para manifestar a fé de Abraão, Deus o prova, ordenando-lhe que oferecesse seu filho Isaque em holocausto. É difícil determinar a idade de Isaque no momento do sacrifício, mas segundo o historiador Flávio Josefo, acredita-se que Isaque tinha cerca de 25 anos naquela ocasião, o que condiz com o relato bíblico de que ele já era forte o suficiente para carregar a madeira para o holocausto.

Durante o caminho, a Bíblia relata que Isaque não sabia que ele seria sacrificado (Gn 22:7). Quando chagaram ao local ordenado por Deus, Abraão amarrou Isaque no altar para imola-lo, porém foi impedido:

Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: “Abraão! Abraão! ” “Eis-me aqui”, respondeu ele.
“Não toque no rapaz”, disse o Anjo. “Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho. ”
(Gênesis 22:11,12)

O episódio do sacrifício é muito significativo. Além de vários paralelos com a expiação de Cristo, tal ato demonstrou tamanha fé que Abraão tinha, como também a obediência e fé do próprio Isaque.

A fé de Abraão não se resumiu apenas em obedecer a ordem divina e entregar seu filho em holocausto, mas Abraão creu que Deus poderia ressuscitar Isaque dos mortos, para que as promessas fossem cumpridas (Hb 11:19). O escritor de Hebreus afirma que figuradamente, Abraão recebeu Isaque de volta dentre os mortos.

Quem foi Isaque – O casamento de Isaque e Rebeca

Isaque tinha 40 anos quando se casou com Rebeca. Em Gênesis 24, Abraão pediu para que seu servo trouxesse de sua terra, dentre seus parentes, uma esposa para Isaque. Abraão creu que o Senhor garantiria o êxito da missão, e assim foi.

Algumas pessoas procuram usar erroneamente o capítulo 24 de Gênesis, especialmente o versículo 67, para tentar defender a possibilidade de um casal morar junto sem se casar. Uma exposição simples do capítulo 24 revelará que tal interpretação é totalmente equivocada. Basicamente, o servo que Abraão enviou era seu procurador na missão e, naquela época, casamentos arranjados eram comuns. Rebeca não tinha mais pai, portanto seu irmão Labão era o patriarca da família, o qual tinha autoridade religiosa e civil sobre sua casa.

Diante da família de Rebeca, o servo de Abraão formalizou a proposta de casamento, e entregou presentes valiosos à Rebeca, à sua mãe e ao seu irmão (Gn 24: 21:53). No versículo 58, vemos Rebeca aceitando a união e, por fim, no versículo 60 vemos Rebeca sendo abençoada por sua família (provavelmente por seu irmão), significando a oficialização legal do casamento dentro dos moldes da época. Portanto, quando Isaque levou Rebeca para a tenda, ela já era sua esposa oficialmente.

Quem foi Isaque – Os filhos de Isaque

Isaque e Rebeca esperaram 20 anos por filhos, pois Rebeca era estéril. Isaque intercedeu ao Senhor em favor de Rebeca e ela engravidou dando à luz aos gêmeos Esaú e Jacó, quando Isaque tinha 60 anos. Mais tarde, quando Esaú e Jacó já eram homens formados, instigado por sua mãe, Jacó se aproveitou do fato de Isaque ter visão fraca devido à idade, e se passou por Esaú, recebendo a benção que cabia ao primogênito dos filhos.

Embora aquele ato tenha tomado Isaque de surpresa, em nenhum momento Deus foi surpreendido, pelo contrário, no capítulo 25, com Rebeca ainda grávida, ela sentiu os meninos se empurrando dentro dela, e quando consultou o Senhor sobre aquilo, Ele esclareceu que dentro do ventre dela havia duas nações, e que o mais velho serviria o mais novo (Gn 25:23). Na Epístola aos Romanos, Paulo faz uma exposição profunda desses relatos de Gênesis, afirmando que antes do nascimento dos gêmeos, antes que ambos tivessem feito alguma obra, Deus já havia escolhido Jacó (Rm 9:11-13).

Curiosidades sobre quem foi Isaque

  1. Caráter: Isaque era correto e tinha um temperamento manso. Tais aspectos podem ser identificados quando não questionou a atitude do pai em oferecer-lhe em sacrifício. Também não discutiu com os pastores sobre os poços em Gerar. Possivelmente ele era afetuoso, e bastante ligado à sua mãe, Sara, de quem sentiu profundamente a morte. Ele não guardava rancores, pois relevou a atitude de Abimeleque.
  2. Fé: Isaque também demonstrou fé no episódio do holocausto, além disso, ele é citado na galeria dos Heróis da Fé em Hebreus 11, devido a suas bênçãos sobre Esaú e Jacó;
  3. Mentira: Isaque repetiu a mesma atitude de Abraão ao dizer que Rebeca era sua irmã ao invés de esposa (Gn 26:7). No caso de Abraão isso era uma meia verdade, porém no caso de Isaque era uma informação inteiramente falsa;
  4. Preferência: Isaque nitidamente tinha certa preferência por seu filho Esaú. Alguns argumentam que tal preferência poderia ter sido causada em resposta ao favoritismo de Rebeca por Jacó;
  5. Nome: Isaque, diferente de seu pai Abraão e de seu filho Jacó, foi o único que não teve seu nome mudado por Deus, já que o próprio Deus anunciou seu nome à Abraão antes de seu nascimento;
  6. Morte: Isaque morreu com a idade de 180 anos (Gn 35:28);
  7. Vida espiritual: Paulo fez uma comparação entre Isaque e Sara por um lado, e Agar e Ismael por outro em Gálatas 4:21-31. Tal comparação por Paulo reflete o contraste entre a escravidão da lei e a liberdade da graça, a qual nos faz filhos da promessa como Isaque.
Aplicativo de Estudo Bíblico

Você pode gostar também Mais do autor

1 comentário

  1. celso miguel de brito O usuário diz

    Gostaria muito de fazer teologia,mais não tenho condições de pagar uma boa faculdade.se alguém ai puder mi ajudar eu agradeço e Deus tbm.
    Meu nome é Celso tenho 42 anos,casado ? pai de 2 meninos Richard 19 anos e Lucas 16 e a espera do terceiro que si chamara Israel.
    Que a graça e a paz de Jesus Esteja com todos.
    Amem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.