Quem Foi Joana na Bíblia?

Joana foi uma das mulheres que seguiam Jesus durante seu ministério terreno. Joana era esposa de Cuza, um oficial de Herodes Antipas. É verdade que a Bíblia não nos fornece muitas informações sobre quem foi Joana, porém os breves relatos onde ela é citada nos auxiliam na compreensão de um pouco de sua história.

O significado exato do nome Joana é desconhecido, pois não é possível afirmar com certeza sua origem. No Novo Testamento Joana aparece na forma grega Ioanna, talvez sendo uma variação feminina de João, que vem do hebraico Yohanan, que significa “Javé é gracioso”, transliterado no Antigo Testamento como “Joanã”. Se for este o caso, então o feminino Joana também possui o mesmo significado.

História de Joana na Bíblia

Joana é citada na Bíblia apenas duas vezes no Evangelho de Lucas (caps. 8:1-3; 24:1-10). Na primeira referência, encontramos a única informação sobre sua vida pessoal, no caso, o nome de seu esposo.

O texto do Evangelho nos diz que seu marido, Cuza, era “procurador de Herodes” (Lc 8:3). Com base nessas palavras, não se sabe exatamente se Cuza era oficial da casa de Herodes, ou seja, um mordomo, ou se ele era um oficial de seu governo, isto é, um tipo de chanceler.

Na mesma passagem, Joana é citada, juntamente com Maria Madalena e Suzana, como pertencendo a um grupo de mulheres que serviam ao Senhor Jesus e seus discípulos com seus próprios bens, ou seja, a contribuição dessas mulheres ajudava a sustentar o ministério itinerante do Senhor, que percorria de “cidade em cidade e de aldeia em aldeia” (Lc 8:1).

O fato de mulheres serem citadas acompanhando Jesus e os doze apóstolos é bastante significativo e incomum, pois os rabinos da época se recusavam a ensinar mulheres. Portanto, era raro encontrar qualquer mulher envolvida dessa forma em algum grupo religioso.

Em Lucas 8:2 somos informados que as mulheres mencionadas pelo Evangelista, o que possivelmente inclui Joana, tinham sido curadas de “espíritos malignos e de enfermidades”. No caso específico de Maria Madalena, por exemplo, sete demônios saíram de si.

Receber Estudos da Bíblia

Joana e a ressurreição de Jesus

Nada mais é dito sobre Joana na Bíblia até os episódios que envolvem a morte e ressurreição de Jesus. Lucas menciona Joana como estando entre as mulheres da Galiléia que foram até o túmulo de Jesus (Lc 23:55-24:10).

Essas mulheres foram ao sepulcro no domingo pela manhã, levando algumas especiarias que tinham preparado. Quando chegaram ao lugar cedido por José de Arimatéia onde Jesus foi sepultado, elas acharam a pedra do sepulcro revolvida.

Quando perceberam que o corpo de Jesus não estava mais no sepulcro, elas ficaram perplexas. Então dois anjos pararam junto delas e anunciaram que Jesus havia ressuscitado. Assim, Joana foi uma das mulheres que escutaram pessoalmente as maravilhosas palavras: “Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou” (Lc 24:5,6).

Logo, Joana e as demais mulheres tiveram o enorme prazer de poder anunciar a ressurreição do Senhor aos onze apóstolos e a todos demais. A Bíblia nos diz que inicialmente as pessoas que escutaram o anúncio dessas mulheres reagiram com incredulidade, até que o apóstolo Pedro viu o tumulo vazio por si mesmo (Lc 24:12).

Joana no Antigo Testamento

No Antigo Testamento nenhuma mulher com o nome de Joana é mencionada. No entanto, existem várias referências ao nome Joanã, mas trata-se de um nome masculino.

De todos os homens chamados Joanã, o mais notável deles foi o líder judeu que permaneceu em Judá após a queda de Jerusalém, e que apoiou o governador Gedalias, colocado por Nabucodonosor como governante daquela terra, após os demais judeus terem sido levados cativos para a Babilônia (2Rs 25:23; Jr 40:8).

Após a morte de Gedalias, Joanã perseguiu o assassino Ismael e recuperou o povo que havia sido levado por ele. Temendo retaliações dos babilônicos pela morte de Gedalias, Joanã procurou o conselho do profeta Jeremias.

Entre as outras pessoas que são citadas com o nome de Joanã na Bíblia estão: o filho mais velho do rei Josias (1Cr 3:15), dois guerreiros que se juntaram a Davi (1Cr 12:4,11,14), um capitão do exército de Judá na época do rei Josafá (2Cr 17:15) e um dos principais sacerdotes nos dias de Esdras e Neemias (Ed 10:6; Ne 12:22,23).

Existiu alguma Joana durante o exílio na Babilônia?

Essa é uma pergunta que temos recebido nos últimos dias. Sei que a curiosidade sobre isso tem origem em uma novela exibida por um canal de televisão. Também acho interessante que algumas pessoas pelo menos estejam procurando saber quais personagens de fato existiram na Bíblia.

Na verdade a Bíblia não menciona nenhuma mulher com esse nome durante o período em que os judeus ficaram no exílio na Babilônia. Como foi dito no tópico anterior, o Antigo Testamento cita apenas o nome Joanã, masculino, e não Joana.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

3 Comentários

  1. O pouco que aprendi da Bíblia e que ela mensiona aí daquele que acrescentar ou tirar dos relatos da Bíblia…. Fazer uma novela e ficar inventando o que não existe na Bíblia estraga o que deveria ser uma novela que fala o que está na Bíblia

  2. Com certeza fica sem graça enventarem nome feminino que só foi mencionado no testamento anterior, cuja os objectivo é baralharem a mente das pessoas que asistem esta novela.