Quem foi Lameque?

Lameque foi o nome de dois personagens bíblicos citados no livro de Gênesis. Um era descendente de Caim, e o outro de Sete, filhos de Adão. Portanto, ao falar sobre quem foi Lameque na Bíblia, é necessário considerar estes dois homens que tiveram histórias completamente distintas. Enquanto um era perverso o outro era temente a Deus.

O nome Lameque vem do hebraico lemekh. Seu significado é amplamente aceito como sendo “um jovem forte” ou “moço forte”.

Lameque descendente de Caim

Lameque foi filho de Metusael, descendente de Caim. Ele foi o primeiro homem polígamo descrito na Bíblia, tendo se casado com Ada e Zilá (Gênesis 4:18-24).

Lameque teve três filhos com histórias importantes em sua época. Jabal foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado. Jubal foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão. Tubalcaim foi mestre de toda obra de cobre e ferro. Mas Lameque não teve apenas esses três filhos. Acredita-se que ao todo ele teria tido setenta filhos.

No livro de Gênesis podemos encontrar o cântico de Lameque (Gênesis 4:23). Esse cântico tem sido interpretado basicamente de duas maneiras diferentes pelos estudiosos.

  1. A primeira interpretação defende que Lameque cantou seu cântico para suas esposas com o objetivo de vangloriar-se de ter matado os homens que atentaram contra sua vida. Essa poesia também é identificada como um tipo de ameaça a quem ousasse fazer algo contra ele. Suas palavras provavelmente estavam relacionadas ao fato de que seu filho era inventor de armas de guerra. Logo, Lameque declara em seu cântico uma força superior devido as armas que dispunha. Tem sido aceito também que de certa forma ele acreditava que não precisava da proteção de Deus, pois poderia se defender sozinho. Esta interpretação é a mais amplamente aceita.
  2. Outra linha de interpretação acredita que a poesia de Lameque contada às suas esposas na verdade seria uma espécie de remorso de sua consciência por ter matado os dois homens. As frases “porque me feriu” e “porque me pisou”, são utilizadas para alegar que ele teria matado os dois homens em defesa própria.

João Calvino descreveu Lameque como sendo um homem cruel e destituído de todo sentimento humanitário.

Receber Estudos da Bíblia

Lameque descendente de Sete

O Lameque descendente de Sete, foi filho de Matusalém e pai de Noé (Gênesis 5:25-31; 1 Crônicas 1:3). Ele teve um caráter totalmente diferente do outro homem com esse mesmo nome. Em Lucas 3:36, ele é citado na genealogia de Jesus Cristo. Lameque viveu 777 anos (Gênesis 5:25-31).

Lameque foi um homem temente a Deus. Ele expressava confiança nas promessas de salvação e tinha esperança que, na pessoa de seu filho Noé, a maldição de Adão seria encerrada (Gênesis 5:29).

Tag

6 comentários em “Quem foi Lameque?”

  1. Gostei dos comentários, sou professora da EBD, preciso de material principalmente dos personagens bíblico, também tenho dificuldades em contextualizar o conteúdo. Fico grato.

    1. Olá Hozana,

      Muito obrigado pelo comentário.

      Sobre os personagens bíblicos, nosso objetivo é mapear todos os personagens citados na Bíblia e fornecer uma biografia para cada um dele, é um projeto a longo prazo, porém toda semana temos novidades e personagens novos.

      Realmente existe passagens na Bíblia de difícil interpretação, e em muitos casos a contextualização assume um papel importante, por isso temos nos empenhado em oferecer auxilio teológico de qualidade principalmente para temas difíceis.

      Criamos uma categoria em nosso site que em breve irá fornecer também estudos sobre os locais (cidades, povoados, regiões) presentes nos relatos bíblicos, e isso ajudará bastante.

      Sobre os subsídios para EBD, nós temos o objetivo de fornecer não apenas o comentário da lição, mas também estudos sobre qualquer desdobramento que a lição exija. Por exemplo: A lição 7 falará sobre o Dilúvio, então além do comentário da lição também produzimos estudos relacionados a tudo que envolve o tema Dilúvio na Bíblia. Acreditamos que isso auxiliará muitos professores da EBD, e os ajudará a fornecer conteúdo de qualidade para suas classes. Outro compromisso que temos também é de que se porventura houver algum erro teológico na própria revista da EBD, nosso obrigação é expor qual é o ensino realmente coerente com as Escrituras, sem influencia de uma escola teológica específica.

      Deus abençoe sua vida!

    1. desejo receber informações sobre as lições bíblicas utilizadas pela CPAD, nas igrejas.
      que me auxiliará muito no estudo bíblibo da EBD no congregaçao que pertenço e ministro ensino bíblico.

  2. Caros,

    Muito bons o texto e a pesquisa.
    Caso interesse, porque achei este post ao procurar algo sobre Lameque (pai de Noé), porque descobri que Lameque foi alguém especial, já que além de pai de Noé, um tipo do Salvador, foi durante a vida de Lameque que Adão morreu, Enoque foi arrebatado e Sete morreu, nesta ordem e antes de Noé nascer! Ou seja, muito provavelmente Lameque conheceu os 3 homens que andaram com Deus, e deve ter sido discipulado por eles! Outra benção, que Lameque morreu 5 anos antes do dilúvio, mas deve ter visto seu filho construir a arca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close