Quem Foi o Profeta Joel na Bíblia

Joel foi um profeta que escreveu um dos livros do Antigo Testamento, sendo também citado no Novo Testamento pelo apóstolo Pedro. Para sabermos quem foi Joel na Bíblia, precisamos considerar que, apesar do Profeta Joel ser o personagem mais conhecido que leva esse nome, outros homens com o nome Joel também são citados.

Joel era um nome muito popular entre os hebreus, daí se explica a quantidade de personagens bíblicos que tinham esse nome. O nome Joel significa “Jeová é Deus”. Neste estudo bíblico, conheceremos todos os personagens da Bíblia com o nome Joel, além é claro, do Profeta Joel.

Joel na Bíblia

Como já dissemos, existem outros personagens chamados de Joel na Bíblia. Na verdade, pelo menos quatorze homens são chamados com esse nome nos textos bíblicos. Vários deles são citados muito brevemente, mas já é o suficiente para que seus nomes ficassem registrados. Abaixo, conheceremos quem foram esses homens.

  1. Joel, o filho mais velho de Samuel (1Sm 8:2) e pai de Hemã, o cantor descrito em 1 Crônicas (6:33; 15:17). Em algumas versões o nome dele pode aparecer como “Vasni”. Joel e seu irmão mais novo, Abias, foram designados por Samuel para serem juízes em Berseba. Entretanto, o fracasso deles na função contribuiu para a exigência de um rei para Israel por parte dos anciãos.
  2. Um ancestral de Samuel citado no mesmo capítulo 6 do livro de 1 Crônicas (6:36). Ele era filho de Azarias e pai de Elcana.
  3. Joel, príncipe dos simeonitas citado em 1 Crônicas 4:35 e que viveu por volta de 715 a.C.
  4. Um membro da tribo de Rúben citado em 1 Crônicas 5:4-8.
  5. Um chefe em Basã citado em 1 Crônicas 5:12. Esse personagem às vezes é considerado por alguns estudiosos como sendo o mesmo Joel citado acima.
  6. Joel, filho de Izraías e chefe em Issacar na época de Davi (1Cr 7:3).
  7. Joel, irmão de Natã, também chamado de Igal (2Sm 23:36), um dos poderosos de Davi (1Cr 11:38).
  8. Um gersonita filho de Ladã e chefe dos levitas (1Cr 23:8). Ele foi designado por Davi para ajudar no retorno da Arca da Aliança da casa de Odede-Edom (1Cr 17:7,11). Também nomeado guarda do tesouro do Templo (1Cr 26:22). Alguns intérpretes consideram que aqui se trata de dois homens diferentes, porém com o mesmo nome.
  9. Um homem nomeado por Davi como o principal chefe para governar a meia tribo de Manassés (1Cr 27:20). Ele foi filho de Pedaías.
  10.  Um levita que ajudou Ezequias na restauração dos serviços do Templo (2Cr 29:12).
  11. O filho de Nebo contado entre os homens que prometeram expulsar as esposas pagãs (Ed 10:43).
  12. Joel, supervisor dos benjamitas no período pós-exílico em Jerusalém  (Ne 11:9).
  13. O filho de Bani, também chamado de Uel em Esdras 10:34. Mais um homem relacionado entre aqueles que expulsariam as esposas pagãs.
Receber Estudos da Bíblia

O profeta Joel

Agora que já conhecemos todos os personagens da Bíblia que tiveram o nome “Joel”, resta-nos o profeta Joel. Na verdade, pouco se sabe sobre ele, pois não existe nenhuma referência feita a ele em outros livros do Antigo Testamento a não ser no livro que leva seu nome.

O pouco que sabemos da biografia do profeta Joel é exclusivamente indicado pelos seus escritos. Com base neles, sabemos que o profeta Joel era filho de Petuel e vivia em Judá, muito provavelmente em Jerusalém.

Não se sabe exatamente a época em que o profeta Joel viveu, simplesmente porque a data de seu livro também permanece incerta. Alguns estudiosos sugerem algo em torno de 830 a.C.

É verdade também que alguns intérpretes não o consideram como sendo uma figura histórica, ou seja, segundo eles, o nome Joel não se trata de uma pessoa real e apenas indica o tema da profecia do livro especialmente destacado em Joel 2:26,27.

Obviamente essa posição não faz nenhum sentido, pois o livro de Joel deixa bem claro o perfil histórico do personagem, citando o nome de seu pai e dando pistas sobre a região a que pertencia. Além disso, no Novo Testamento o apóstolo Pedro faz uma referência à profecia de Joel, colocando claramente o profeta Joel como sendo uma figura histórica (At 2:16,17).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar