Quem Foi o Profeta Natã na Bíblia?

O Profeta Natã, ou Natan, foi um personagem bíblico contemporâneo do rei Davi. Entretanto, para sabermos mais sobre quem foi Natã na Bíblia, precisamos considerar o fato de que existem pelo menos onze registros desse nome nos livros do Antigo Testamento.

Dentre os onze homens nomeados como Natã, não se sabe exatamente quantos deles são de fato indivíduos separados. Alguns estudiosos consideram que seis deles são pessoas diferentes, enquanto outros afirmam que sete ou oito deles o sejam. As demais passagens tratam-se de referências aos mesmos personagens identificados, embora realmente seja muito difícil afirmar qualquer coisa nesse sentido.

Seja como for, neste estudo bíblico conheceremos os seis personagens bíblicos chamados de Natã e que foram identificados, além do Profeta Natã, é claro. Antes, vale saber que o nome Natã significa “Ele (Deus) deu”.

Quem foi Natã na Bíblia?

Abaixo, temos a lista dos homens identificados como Natã, com exceção do Profeta Natã que falaremos mais à frente.

  1. Um homem de Judá, filho de Atai e pai de Zabade, citado em 1 Crônicas 2:36. Alguns consideram esse Natan como sendo o Profeta Natã, entretanto não há evidências concretas acerca dessa possibilidade.
  2. Um dos filhos de Davi com Bate-Seba nascido em Jerusalém (2Sm 5:14; 1Cr 3:5; 14:5). Essa linhagem de descendência é citada no livro do Profeta Zacarias (cap. 12:12) e também na genealogia de Jesus no Evangelho de Lucas (cap. 3:31).
  3. Um habitante de Zobá, parente de dois dos guerreiros de Davi (2Sm 23:36; 1Cr 11:38).
  4. Um dos companheiros de Esdras enviado por ele a colônia de judeus em Casifia, com a missão de obter ministros para a casa de Deus (Ed 8:16).
  5. Um homem, filho de Bani, que expulsou sua esposa pagã após ser instruído por Esdras (Ed 10:39). É muito provável que esse seja o mesmo personagem citado acima, embora não há como afirmar com exatidão.
  6. Pai de Azarias, um alto oficial da corte de Salomão (1 Reis 4:5). Na verdade a identidade desse Natã é a mais discutida, pois ele pode ser o mesmo Natã pai de Zabude citado na mesma passagem, além de ser possível que ele seja o Natã habitante de Zobá mencionado no item 3 dessa lista, ou o filho de Davi (item 2), ou mesmo o Profeta Natã.

O Profeta Natã

De todos os homens com esse nome, o Profeta Natã é certamente o mais conhecido deles. Como já dissemos, ele foi um profeta contemporâneo do rei Davi e citado no Antigo Testamento.

Se considerarmos que o Natã citado em 1 Reis 4:5 seja o Profeta Natã, então ele foi pai de Azarias e Zabude, dois homens muito importantes na corte de Salomão.

O Profeta Natã aparece na narrativa bíblica sem qualquer introdução, e desempenhou um papel importante em pelo menos três ocasiões descritas na Bíblia, conforme veremos a seguir.

O Profeta Natã e a construção do Templo

Davi confessou a Natã seu desejo de construir a casa do Senhor, isto é, o Templo, como um lugar permanente para abrigar a Arca da Aliança (2Sm 7:1-17; 1Cr 17:1-15). Num primeiro momento Natã aprovou a ideia, porém na mesma noite o Senhor falou com Natã para que ele avisasse Davi que não seria ele que construiria o Templo, mas tal tarefa seria desempenhada por um de seus filhos. A Bíblia nos mostra que tal filho foi Salomão.

Na mensagem de Deus para Natã, uma frase precisa ser destacada: “Você não irá construir a minha casa, mas eu construirei sua casa“. Obviamente tal frase possui um elemento messiânico muito significativo, ou seja, a “casa de Davi” que Deus comunicou que construiria na mensagem era a dinastia que vai além do reinado de Salomão, ou seja, a linhagem pela qual o Messias viria ao mundo.

O Profeta Natã e o pecado de Davi

O Profeta Natã foi o homem que, usado por Deus, confrontou o rei Davi em relação ao seu duplo pecado: o adultério com Bate-Seba e o assassinato de Urias, seu marido (2Sm 12:1-15).

Na ocasião da repreensão, Natã contou uma parábola que despertou o senso de justiça em Davi sem ao menos ele saber que tal parábola referia-se a sua própria situação (2Sm 12:1-15). Quando entendeu que estava sendo severamente repreendido pelo Senhor, Davi se arrependeu profundamente e alcançou o perdão divino, embora ele não conseguiu evitar as terríveis consequências desses atos.

Receber Estudos da Bíblia

O Profeta Natã e a coroação de Salomão

O Profeta Natã também teve uma participação importante na sucessão do trono de Davi (1Rs 1:5-48). Quando Davi já estava no fim de sua vida, e ainda não havia anunciado o seu substituto, Adonias, seu filho, arquitetou um plano para apoderar-se do trono de Israel.

Ao ser informado sobre o que estava havendo, Natã aconselhou Bate-Seba para que ela fizesse com que Davi lembra-se da promessa de que Salomão seria o seu sucessor. O Profeta Natã também aproveitou a oportunidade para revelar a Davi o plano de Adonias. Então, o Profeta Natã finalmente foi instruído a proclamar Salomão como rei de Israel.

O livro de 2 Crônicas nos mostra que aparentemente Natã teve alguma participação no desenvolvimento da música no Templo (2Cr 29:25). O Profeta Natã também escreveu a história do reinado de Davi (1Cr 29:29) e, também, alguma parte da história do reinado de Salomão (2Cr 9:29). É provável que os escritos de Natã, ou parte deles, tenham sido incluídos nos livros de Reis e Crônicas.

1 comentário em “Quem Foi o Profeta Natã na Bíblia?”

  1. Parabéns pelo trabalho desenvolvido nesta pagina, no momento que á um povo sedento de conhecer a verdade sobre as escrituras sagradas, Deus abençoe esse ministério!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close