Quem Foi Obede-Edom? Por Que a Arca Ficou em Sua Casa?

Obede-Edom foi muito provavelmente um levita que viveu nos dias de Davi. A história de Obede-Edom é conhecida na Bíblia por ele ter recebido em sua casa a Arca da Aliança por três meses. Durante esse período, sua casa foi grandemente abençoada por Deus (2 Samuel 6:1-11).

A história de Obede-Edom

Obede-Edom aparece na narrativa sendo designado como “o geteu”. Esta designação significa que ele era um homem de Gate. Porém, isto causa uma dificuldade de interpretação, pois o texto bíblico não esclarece se a referência é à cidade de Gate dos filisteus ou a Gate-Rimom, uma cidade levítica no território de Dã ou Manassés (Josué 21:23-25).

Por este motivo alguns estudiosos acreditam que Obede-Edom eram um filisteu que habitava nas circunvizinhanças da cidade de Jerusalém. No entanto, é muito mais provável que Obede-Edom fosse um levita natural de Gate-Rimom.

Também quando falamos sobre quem foi Obede-Edom, é importante saber que existem algumas passagens bíblicas em Crônicas que mencionam este mesmo nome. Não há qualquer dúvida de que pelo menos duas delas mencionam Obede-Edom, o geteu (1 Crônicas 13:13; 15:25). Porém é bem difícil determinar se nas demais passagens a referência é ao mesmo Obede-Edom ou a outras pessoas de igual nome, mesmo naquelas passagens que se referem a um período além do tempo em que Obede-Edom viveu.

Seja como for, em todas essas passagens este nome aparece conectado ao serviço religioso em Israel (cf. 1 Crônicas 16:38; 2 Crônicas 25:24). Isto também pode indicar que realmente Obede-Edom foi um levita.

O transporte da Arca

A Arca da Aliança era o símbolo máximo da presença de Deus no meio de seu povo naquele período do Antigo Testamento. Por esse motivo Deus havia instituído uma série de regras sobre como a Arca deveria ser manuseada e transportada (cf. Êxodo 25:12-14; 37:5; Números 4:15,19; 7:9; Deuteronômio 10:8; Josué 3:8).

Quando o rei Davi resolveu fazer de Jerusalém a capital política e religiosa de seu reino, a Arca da Aliança, que estava na casa de Abinadade, precisou ser levava à cidade (2 Samuel 6:1-3). Então eles colocaram a Arca sobre um carro novo de bois guiado por Uzá e Aiô, filhos (ou descendentes) de Abinadabe.

A comitiva israelita seguia pelo caminho com grande alegria, quando os bois que tracionavam o carro tropeçaram. Então Uzá estendeu sua mão precipitadamente para segurar a Arca. Deus, em sua santidade, considerou a atitude de Uzá uma irreverência e o feriu. Uzá acabou morrendo ali mesmo junto à Arca do Senhor (cf. 2 Samuel 6:6,7).

A Bíblia diz que Davi ficou tremendamente chateado. Não é possível saber se o motivo do desgosto de Davi foi exatamente pela atitude precipitada de Uzá, por sua morte ou pela maneira inadequada que ele mesmo havia procurado transportar a Arca.

É possível que o castigo por parte do Senhor não ocorreu somente porque Uzá tocou na Arca, mas porque os israelitas estavam transportando a Arca de forma irregular. Com isto, eles negligenciaram a orientação divina de que a Arca só deveria ser carregada nos ombros dos sacerdotes. A forma com que eles estavam transportando-a, lembrava o mesmo modo adotado pelos filisteus (1 Samuel 6:7).

Receber Estudos da Bíblia

A Arca na casa de Obede-Edom

Diante do ocorrido, Davi temeu ao Senhor e ficou com medo de levar a Arca para Jerusalém. Então ele deu ordens para que a Arca fosse levada para a casa de Obede-Edom. A Arca da Aliança ficou na casa de Obede-Edom por três meses, e o Senhor o abençoou muito.

Quando Davi foi avisado da bênção de Deus sobre a casa de Obede-Edom, novamente ele tomou coragem e alegremente buscou a Arca na casa de Obede-Edom para levá-la a Jerusalém. Desta vez, porém, a Arca foi transportada da maneira correta, e sacrifícios de agradecimento e intercessão a Deus foram realizados durante o trajeto (2 Samuel 6:12-19).

É bem provável que Obede-Edom tenha sido o homem cujo seus descendentes foram designados ao serviço no Templo. O escritor de Crônicas faz questão de informar que Deus o havia abençoado (1 Crônicas 13:13,14; cf. 15:24; 26:4-15). Presumivelmente essa bênção estava relacionada ao seu zelo pelas coisas do Senhor, especialmente na forma com que cuidou da Arca da Aliança enquanto esteve em sua casa.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

6 Comentários

  1. Boa esta palavra que semente a ser plantada a germinar em corações que a recebam com alegria dando frutos para vida eterna. Está palavra vem nos lembrar da importância de obedecemos as regras de Deus…. e pra isto devemos conhecer e praticar.

  2. Obed Edom é o verdadeiro adorador q adora em espírito e em verdade. Difere de abinadabe, a arca ficou na casa de abinadabe por 70 anos, e nada aconteceu de bom mas de morte. Na casa de Edom ficou 3meses, e tdo ficou próspero . isso é uma lição p/ nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar