Quem foi Sete? Conheça a Biografia de Sete na Bíblia

Sete foi filho de Adão e Eva e pai de Enos (Gênesis 4:25,26; 5:3-8; 1 Crônicas 1:1). A Bíblia diz que após o assassinato de Abel por Caim, Adão e Eva tiveram outro filho e o chamaram de Sete. Mas da mesma forma como ocorre com os outros filhos de Adão, a Bíblia não traz muitas informações sobre quem foi Sete.

O que significa o nome Sete?

Qualquer nome dos primórdios da humanidade é de difícil compreensão em relação ao seu significado original. Porém, o nome Sete, escrito no hebraico, shet, significa “designado”. Esse significado faz referência ao que Eva diz quando deu à luz.

E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.
(Gênesis 4:25)

Em outras palavras, Adão e Eva enxergaram em Sete o designo de Deus. Seria através de sua descendência que a promessa de redenção feita em Gênesis 3:15 seria cumprida. No Novo Testamento encontramos a confirmação deste fato. O capítulo 3 do Evangelho de Lucas afirma claramente que foi da descendência de Sete que Jesus Cristo veio ao mundo.

A Bíblia registra o nascimento de Sete após a morte de Abel. No entanto, não é possível dizer que Sete foi o terceiro filho de Adão especificamente. É mais provável que tenha sido o terceiro filho homem, pois a possibilidade é muito grande de que Adão e Eva tiveram filhas entre os nascimentos de Abel e Sete.

O escritor e historiador Flávio Josefo afirma que antes de Sete Adão e Eva tiveram cinco filhos, dois homens e três mulheres. Os nomes dos dois filhos homens nós sabemos: Caim e Abel. Já os nomes das filhas a Bíblia não menciona. Esse fato responde definitivamente qualquer dúvida sobre quem foi a esposa de Caim.

A Bíblia diz Adão teve muitos filhos, porém suas histórias não foram contadas. Na verdade é nítido que os escritores bíblicos priorizaram no registro das genealogias dos personagens bíblicos apenas os nomes que tiveram alguma importância para a história que estava sendo registrada. A Bíblia também informa que Sete viveu por 912 anos (Gênesis 5:8).

Receber Estudos da Bíblia

Outro Sete na Bíblia?

Na Bíblia encontramos uma citação do nome “Sete” em uma profecia de Balaão (Números 24:17). O significado de “Sete” nesse texto é traduzido como “confusão”. Alguns estudiosos acreditam que esse nome se refira a um homem misterioso que foi antepassado de um povo que era inimigo de Israel.

Outros estudiosos acreditam que apenas foi um termo aplicado aos moabitas que eram promotores de guerras e tumultos. Por último, há também aqueles que acreditam que tal nome se refira a uma antiga tribo nômade conhecida como Sutu. O que podemos afirmar com certeza é que essa referência do livro de Números em nada tem haver com o Sete filho de Adão e Eva.

1 comentário em “Quem foi Sete? Conheça a Biografia de Sete na Bíblia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close