Quem Viveu Mais na Bíblia? Os Homens Que Mais Viveram na Bíblia

Quem viveu mais tempo na Bíblia foi Matusalém. De acordo com o texto bíblico, Matusalém viveu 969 anos, tornando-o a pessoa mais longeva na história bíblica (Gênesis 5:27). Apesar dessa informação impressionante, a verdade é que pouco se sabe sobre a vida pessoal do homem que viveu mais na Bíblia.

Matusalém é citado na Bíblia apenas em capítulos que registram genealogias. No livro de Gênesis, o homem que viveu mais na Bíblia é citado parte da linhagem de Sete, filho de Adão. O escritor bíblico informa que ele era filho de Enoque, aquele que ficou conhecido por causa do seu relacionamento com Deus.

Matusalém nasceu quando Enoque tinha 65 anos e conviveu com ele por trezentos anos, até que Deus o tomou. Curiosamente numa lista genealógica que registra as idades de homens que viveram centenas de anos, a idade de Matusalém é e a maior, enquanto que a idade do seu pai é a menor (Gênesis 5:23).

A Bíblia também diz que quando Matusalém tinha 187 anos, ele gerou a Lameque, e depois disso ele viveu ainda 782 anos. Apesar de Matusalém ter sido pai de muitos filhos e filhas, o texto bíblico destaca apenas a descendência de Lameque, que foi o pai de Noé. Isso significa que o homem que mais viveu na Bíblia foi o avô do homem que sobreviveu ao dilúvio.

Depois, em outros capítulos bíblicos, o nome de Matusalém é novamente citado por causa de sua linhagem (1 Crônicas 1:3). Inclusive, no Novo Testamento, Matusalém é mencionado pelo evangelista Lucas como parte da linhagem de Cristo (Lucas 3:37).

Os homens que mais viveram na Bíblia

Além de Matusalém, outros homens tiveram idades muito elevadas. Isso quer dizer que outras pessoas viveram mais de 900 anos na Bíblia, enquanto outras chegaram perto disso. Nas listas genealógicas do livro de Gênesis, os homens que mais viveram na Bíblia foram:

  1. Matusalém (969 anos).
  2. Jarede (962 anos).
  3. Noé (950 anos)
  4. Adão (930 anos).
  5. Sete (912 anos).
  6. Cainã (910 anos).
  7. Enos (905 anos).
  8. Maalalel (895 anos).
  9. Lameque (777 anos).
  10. Sem (600 anos).
  11. Enoque (365 anos).

É interessante notar que todos os homens que mais viveram na Bíblia nasceram antes do grande dilúvio. A pesar disso, a Bíblia não traz uma explicação especifica sobre por que as pessoas viviam muitos anos naquele período do Antigo Testamento.

Parece que as condições de vida antes do dilúvio eram diferentes, e de alguma forma favoreciam a longevidade das pessoas. Mas é bem provável que Deus tenha concedido a esses homens vidas tão longas para que o conhecimento divino fosse comunicado e preservado na humanidade.

Depois do dilúvio, rapidamente a expectativa de vida das pessoas declinou. No restante da história bíblica, os limites de idade das pessoas ficaram próximos aos setenta e oitenta anos, assim como ocorre atualmente (cf. Salmo 90:10).

Receber Estudos da Bíblia

Quem viveu mais na Bíblia, morreu

É importante notar que, com exceção de Enoque, todos os homens que mais viveram na Bíblia também morreram. Matusalém viveu 969 anos, mas um dia sua vida terrena também chegou ao fim.

Então se por um lado o texto bíblico destaca as idades de centenas de anos que os homens daquele tempo viveram, por outro lado o texto também enfatiza a morte de cada um deles. Aqueles homens viveram muitos anos, alguns até mais de 900 anos, mas a conclusão sobre suas vidas é resumida numa única expressão: “e morreu”.

Isso aponta para a realidade da pecaminosidade humana. A maldição por causa do pecado atingiu a todos os homens que mais viveram na Bíblia, mostrando que independentemente da longevidade de uma pessoa, todos necessitam de um Redentor.

Além disso, o grande propósito dessa lista que traz os homens que mais viveram na Bíblia, não é enaltecer as idades deles, mas mostrar que eles foram pessoas reais que fizeram parte do grande enredo da história da redenção; uma vez que foi através dessa linhagem que Cristo veio ao mundo.

Por fim, na lista dos homens que mais viveram na Bíblia, o nome de Enoque se destaca. Ele esteve longe de ser quem mais viveu na Bíblia. Mas diferentemente dos outros, o texto bíblico informa que Enoque foi tomado por Deus para não ver a morte (Hebreus 11:5).

Isso não aconteceu por causa de qualquer mérito de Enoque, mas unicamente pela fé que conduziu Enoque a um relacionamento genuíno com Deus. Então por sua soberana vontade, Deus resolveu fazer de Enoque uma exceção à regra; concedendo a ele a graça de não passar pela morte. Dessa forma, a vida de Enoque prefigura a vida de todos os redimidos que não morrerão, mas que serão arrebatados quando Jesus Cristo voltar.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar