Quem Foi Sangar na Bíblia? Por Que Ele Usou Uma Aguilhada de Bois?

Sangar foi o terceiro juiz de Israel que ficou conhecido na Bíblia por ter libertado o povo israelita das mãos dos filisteus usando uma aguilhada de bois. A breve história de Sangar está registrada na Bíblia no livro de Juízes, no Antigo Testamento (Juízes 3:31; 5:6).

De acordo com o texto bíblico, Sangar era filho de Anate. O significado dessa referência é discutido entre os estudiosos. Muitos intérpretes bíblicos consideram que Anate não era especificamente o nome do pai biológico de Sangar.

Alguns comentaristas acreditam que Anate poderia ser a designação de um lugar. Nesse sentido, muitos sugerem que esse lugar talvez fosse Bete-Anate, que ficava no território da tribo de Naftali. Se esse for o caso, então essa referência pode significar que Sangar era um habitante daquela terra, e provavelmente pertencia à tribo de Benjamim — ainda que talvez tivesse origem estrangeira, visto que Bete-Anate era uma cidade habitada por cananeus que não foram expulsos pelos homens de Naftali.

Outros estudiosos sugerem a possibilidade de a expressão “filho de Anate” ser um tipo de apelido de guerra. Isso porque Anate era o nome de uma deusa da guerra em Canaã. A fraqueza dessa hipótese está no fato de que seria estranho que um juiz de Israel fosse aclamado como alguém ligado a uma deusa pagã da guerra.

No entanto, quem defende essa possibilidade argumenta que a associação entre Sangar e a deusa Anate, que supostamente deu origem ao seu apelido de guerra, talvez tenha sido estabelecida pelos próprios cananeus. Como havia povos cananeus habitando entre algumas tribos israelitas, é possível que a fama de Sangar como um herói de batalha tenha levado esses povos estrangeiros — e até mesmo alguns israelitas idólatras — a enxergá-lo como um guerreiro protegido pela falsa deusa Anate.

Sangar e a aguilhada de bois para derrotar os filisteus

A Bíblia não traz muitos detalhes sobre a liderança de Sangar. O texto bíblico simplesmente diz que Sangar lutou contra os filisteus, e com uma aguilhada de bois ele conseguiu matar seiscentos soldados inimigos (Juízes 3:31). Inclusive, o embate entre Sangar e os filisteus é o primeiro texto bíblico que mostra esse povo como um inimigo implacável dos israelitas.

O fato de Sangar ter usado uma aguilhada de bois, tem feito algumas pessoas a imaginarem que ele era um camponês. A aguilhada de bois é um tipo de vara com um ferrão em uma das pontas, usada para conduzir bois. Outras pessoas enxergam nessa descrição uma evidência de que naquele tempo os israelitas estavam tão despreparados, que não havia entre eles nem mesmo armas apropriadas para defesa.

Receber Estudos da Bíblia

Como foi liderança de Sangar?

O capítulo 3 do livro de Juízes, relata que Sangar apareceu depois de Eúde (Juízes 3:31). No entanto, no capítulo seguinte o texto bíblico estabelece uma conexão direta entre a morte de Eúde e a decadência dos israelitas que culminou na opressão do rei Jabim e na libertação liderada por Débora, sem fazer menção ao período de liderança de Sangar (Juízes 4).

Na sequência, no cântico de Débora em Juízes 5, há uma breve referência à vida dos israelitas no tempo de Sangar. O texto diz que nos dias de Sangar, as estradas ficaram desertas, e os viajantes andavam por caminhos tortuosos. Além disso, o texto ainda diz que as aldeias em Israel ficaram abandonadas até que Débora se levantou por mãe em Israel (Juízes 5:6,7).

Essa descrição, obviamente, aponta para um cenário de devastação. As estradas não eram seguras, pois havia muitos opressores e saqueadores estrangeiros. As aldeias também ficaram desertas talvez porque as pessoas ficaram com medo, e procuraram cidades fortificadas para morar.

Alguns intérpretes têm entendido essa descrição como um retrato de uma liderança fracassada por parte de Sangar, que resultou numa forte dominação estrangeira. Mas a maioria dos estudiosos do Antigo Testamento geralmente tem abordado esse quadro apenas como um indicativo de que Sangar julgou a Israel por um período de tempo muito curto, em algum momento entre o fim da vida de Eúde e o aparecimento de Débora; e dessa forma, a breve liderança de Sangar não conseguiu mudar de forma significativa a vida dos filhos de Israel.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar