O Que Significa Senhor dos Exércitos?

“Senhor dos Exércitos” é um dos títulos divinos atribuídos a Deus na Bíblia. Este título vem do original hebraico Yahweh Sabaoth, que literalmente significa “Deus dos Exércitos” ou “Senhor dos Exércitos”.

A primeira vez que o título “Senhor dos Exércitos” aparece na Bíblia é no texto que fala sobre o nascimento do profeta Samuel (1 Samuel 1:3). Porém, uma de suas ocorrências mais marcantes, se deu no episódio do confronto entre Davi e o gigante Golias. Saiba quem foi Golias.

Quando o jovem hebreu ficou diante do gigante filisteu, ele fez a seguinte declaração: “Você vem a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você tem afrontado” (1 Samuel 17:45). Conheça a história de Davi.

Os escritores e personagens do Antigo Testamento aplicavam esse título com frequência para se referir ao Senhor. O objetivo deles era sempre o de enfatizar o significado de seu grande poder. Os profetas foram os que mais se referiram a Deus como “o Senhor dos Exércitos”.

No livro do profeta Jeremias, por exemplo, o Deus de Israel é identificado como sendo o Senhor dos Exércitos em cerca de 80 vezes. Em algumas dessas referências esse título aparece na expressão “Senhor, Deus dos Exércitos”. No livro de Salmos também lemos que o Senhor dos Exércitos é o poderoso na guerra (Salmos 24:8,10).

No Novo Testamento, esse título aparece em duas referências. Em Romanos 9:29, o apóstolo Paulo faz uma citação do profeta Isaías referindo-se a Deus como o Senhor dos Exércitos (Isaías 1:9). Tiago foi o outro escritor neotestamentário que utilizou esse título para se referir a Deus (Tiago 5:4).

Receber Estudos da Bíblia

O importante significado de Senhor dos Exércitos

O significado de “Senhor dos Exércitos” aponta para a onipotência de Deus. Ele indica que Deus é o Senhor Todo-Poderoso no céu e na terra, o grande Guerreiro invencível.

A palavra “Senhor” traduz o hebraico Yahweh, o nome pessoal do Deus de Israel. Normalmente a palavra “Senhor” aplicado a Deus aparece em nossas traduções com todas letras maiúsculas. Quando isso acontece o que temos é uma referência ao nome pessoal de Deus. Saiba mais sobre o nome de Deus.

Já a palavra “exércitos” traduz naturalmente o hebraico sabaoth. O significa exato da palavra “exércitos” dependerá de seu contexto. Ela poderá incluir as forças angelicais do céu, o domínio de Deus sob todo o cosmo (sol, lua, estrelas, natureza etc.), ou mesmo as hostes de Israel.

O importante é entender que o exército celestial está constantemente pronto para obedecer às ordens de Deus (Salmos 89:5-8; 148:2; Mateus 26:53). Ele é o único que governa sobre tudo e sobre todos. Portanto, nosso Deus é soberano sobre todos os poderes terrestres e celestiais.

Além disso, o título “o Senhor dos Exércitos” transmite a verdade bíblica de que Deus coloca seu poder em favor de seu povo. Isso significa que Ele é Aquele que cuida dos que são seus, e com sua justiça não deixa impune os ímpios. A vontade do Senhor é soberana e perfeita, de modo que ninguém pode se opor a Ele. Como bem disse Jó, o Deus verdadeiro pode todas as coisas, e nenhum de seus planos pode ser frustrado (Jó 42:2).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar