Qual o Significado de Arauto na Bíblia?

O significado da palavra “arauto” na Bíblia possui o sentido de “proclamar” ou “trazer notícias”. No texto bíblico, a palavra “arauto” pode ser usada para traduzir termos originais do hebraico e do aramaico, no Antigo Testamento, e do grego, no Novo Testamento. Esses termos basicamente são utilizados para descrever alguém responsável por proclamar uma mensagem em nome de uma autoridade superior.

Na antiguidade, o papel do arauto sempre foi de extrema importância. Numa época em que a comunicação era muito complicada e ao mesmo decisiva em questões cruciais que, inclusive, podiam envolver a paz e o bem-estar de um povo, os arautos percorriam grandes distâncias para comunicar a mensagem pela qual estavam responsáveis.

Ao longo da história, os arautos foram usados para fazer anúncios públicos em nome da realeza ou do governo, e até mesmo foram usados em batalhas para transmitir mensagens entre os exércitos. Então, basicamente um arauto era um mensageiro que proclamava uma mensagem ou uma declaração em nome de outra pessoa ou instituição. Portanto, a pessoa do arauto tinha uma importância secundária, pois a importância principal sempre estava na mensagem e na pessoa a quem ele representava.

O que é arauto na Bíblia?

Na Bíblia, a figura do arauto mantém essa ideia de proclamador de notícias ou de boas novas. No Antigo Testamento, a palavra hebraica basar é usada em passagens como Isaías 40:9 para se referir ao profeta como “anunciador de boas notícias”. Já a palavra aramaica keraz é aplicada no livro do profeta Daniel para falar do arauto como o responsável por comunicar a vontade do rei (Daniel 40:9).

Já nos livros de Gênesis e Ester, o arauto é citado como alguém que corre à frente da carruagem real para chamar a atenção das pessoas (Gênesis 41:43; Ester 6:9). É interessante notar que nos textos bíblicos, o arauto nunca aparece envolvido diretamente em conflitos, mas sim como, simplesmente, um mensageiro que traz notícias.

Receber Estudos da Bíblia

Muitas vezes quando as pessoas pensam no significado de arauto na Bíblia, elas têm em mente os profetas de Deus. Mas, curiosamente, essa palavra dificilmente é usada para se referir aos profetas, embora cada um deles fosse um tipo de arauto que servia como porta-voz do Senhor diante do povo e representante de Deus na terra.

Por fim, no Novo Testamento, o termo grego kerux é usado para falar da proclamação das boas novas de Jesus Cristo. Dessa forma, no contexto neotestamentário a ideia do arauto é frequentemente vista no evangelista ou no pregador que atua como um embaixador de Cristo e do seu Evangelho.

Em resumo, o arauto nos tempos bíblicos era um mensageiro investido com autoridade pública para proclamar uma mensagem oficial em nome de reis, príncipes, magistrados e outras pessoas importantes. Algumas vezes os profetas do Antigo Testamento foram vistos na figura de arautos que representavam a identidade e a mensagem de Deus para o povo.

Depois, no Novo Testamento, a ideia do arauto foi usada para destacar a proclamação do Evangelho. Inclusive, é possível dizer que todo cristão genuíno deve estar comprometido com a tarefa de anunciar as obras maravilhosas d’Aquele que o chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (cf. 1 Pedro 2:9).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico