Quem Eram os Valentes de Davi?

Os valentes de Davi eram homens que apoiaram fortemente Davi em seu reino para que ele fosse feito rei sobre todo o Israel conforme a palavra do Senhor (1 Crônicas 11:10). Os valentes de Davi também ficaram conhecidos como os “poderosos de Davi” ou simplesmente “os trinta”.

A palavra valente que forma a expressão “valentes de Davi” traduz um termo hebraico que significa literalmente “homem poderoso”. Esse termo hebraico, por sua vez, deriva de uma raiz que significa “ser forte”, “ser superior” ou “prevalecer sobre”.

Havia quantos valentes de Davi?

É difícil dizer com exatidão qual era o número dos valentes de Davi. Inicialmente parece que os valentes de Davi formavam um grupo de trinta homens (2 Samuel 23:13). Mas listas que nomeiam os valentes de Davi fornecem números superiores a trinta nomes (2 Samuel 23:8-39; 1 Crônicas 11:10-47). A lista de 2 Samuel, por exemplo, fala de um total de 37 homens. Inclusive, a lista do livro de Crônicas acrescenta ainda mais nomes em relação à lista do livro de 2 Samuel, e não fornece nenhum número total no final.

Mas aqui é importante saber que essa questão não constitui qualquer contradição bíblica. Os valentes de Davi estavam constantemente envolvidos em batalhas e situações perigosas. Além disso, as condições de vida naquela época eram mais precárias do que na atualidade.

Então é perfeitamente possível que alguns dos valentes de Davi originais tenham morrido em peleja ou por qualquer outra causa, e outros homens tenham sido integrado ao grupo para substituir as baixas. Então mesmo em alguns momentos havendo mais do que trinta valentes de Davi, esse grupo continuou a ser designado de forma arredondada ao número de trinta.

Receber Estudos da Bíblia

O que os valentes de Davi fizeram?

Os valentes de Davi eram homens corajosos e guerreiros. Eles se ocupavam de tarefas que defendiam o propósito do reinado de Davi. Então naturalmente os valentes de Davi eram homens acostumados à guerra e lutaram ao lado de Davi por Israel em diversas ocasiões.

Os escritores bíblicos até destacam algumas empreitadas em que os valentes de Davi estiveram envolvidos. Em algumas ocasiões, por exemplo, alguns dos valentes de Davi lutaram contra guerreiros filisteus de grande estatura que descendiam dos gigantes (2 Samuel 21:15-22).

Outros feitos dos valentes de Davi também são citados no texto de 2 Samuel 23:8-39. De acordo com esse texto, os poderosos de Davi realmente faziam grandes proezas militares. Num número reduzido eles enfrentavam e derrotavam grandes tropas inimigas. Claro que eles faziam tais coisas por causa do livramento da parte de Deus (cf. 2 Samuel 23:10,12).

A coragem dos valentes de Davi pode ser exemplificada no episódio em que três deles romperam pelo acampamento dos filisteus para tirarem água de um poço que ficava à porta de Belém (2 Samuel 23:13-17).

Os principais nomes dos valentes de Davi

Nas listas que trazem os nomes dos valentes de Davi, esses homens foram divididos em dois grupos. Primeiro são citados os três valentes mais renomados: Josebe-Basete, Eleazar e Sama (2 Samuel 23:8-12; 1 Crônicas 11:10-14); depois os trinta valentes liderados por Abisai e Benaia (2 Samuel 23:18-39; 1 Crônicas 11:20-47).

Josebe-Basete, o primeiro dentre os principais valentes, parece ter sido um grande guerreiro com lança, a ponto de matar centenas de homens com a mesma arma. Eleazar aparentemente dominava a luta com espada. Em certa ocasião ele lutou tanto contra os filisteus que no final sua mão cansada não soltava mais a espada, talvez num tipo de câimbra. Já Sama também esteve envolvido numa importante batalha em que derrotou os filisteus.

Abisai e Benaia também eram notáveis entre os trinta. Abisai feriu trezentos homens, enquanto Benaia feriu dois heróis dos moabitas e matou um egípcio de grande estatura. Além disso, ele também desceu numa cova e matou um leão no inverno.

Entre os demais valentes de Davi também são citados nomes conhecidos como o de Asael, irmão de Joabe e Abisai. Talvez o próprio Joabe tenha integrado o grupo dos trinta valentes de Davi, antes de se tornar comandante do exército do rei. À luz de 1 Crônicas 2:16 Joabe, Abisai e Asael eram sobrinhos de Davi, pois eram filhos de Zeruia, uma das irmãs do rei de Israel.

Entre os valentes de Davi havia também oficiais estrangeiros. Um exemplo disso é o nome de Urias, o heteu. Esse Urias foi o mesmo que era casado com Bete-Seba e que foi vítima do grande pecado de Davi (2 Samuel 11).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close